O 8º Congresso do Partido Comunista de Cuba foi realizado em Havana de 16 a 19 de abril.
Participaram no Congresso 300 delegados.
O camarada Raúl Castro Ruz proferiu o informe dos trabalhos do Comitê Central do Partido.
No informe, se referiu a que o 8º Congresso do Partido Comunista de Cuba foi convocado no momento em que marca o 60º aniversário da vitória na Batalha da Praia Girón e da proclamação do caráter socialista da revolução cubana e indicou as lições, experiências e êxitos logrados durante o período em revisão.
Disse que o desenvolvimento econômico é a principal missão junto com a luta para defender a ideologia e a paz, e que os funcionários diretivos devem se livrar dos velhos métodos e hábitos de administração, elevar a produção ao mais alto nível e assegurar seu caráter progressivo e criativo.
Declarou que em nenhum caso as decisões do setor econômico podem obstruir a unidade do povo em torno ao partido e deslegitimar a revolução.
Se referindo ao estado de cumprimento das linhas políticas socioeconômicas do partido e da revolução, expressou que foi alcançado um progresso geral.
Disse que a unidade da maioria absoluta do povo cubano em torno ao partido pela ideologia e causa revolucionárias se tornaram uma arma estratégica fundamental para lidar exitosamente com todas agressões e intimidações.
Expressou que o Partido Comunista de Cuba, máximo poder diretivo do Estado, que guia e organiza o trabalho de construção socialista, continuará a causa do camarada Fidel Castro Ruz.
O camarada Raúl Castro Ruz declarou que o partido deve realizar o trabalho político-ideológico destinado a infundir em todo o povo cubano o otimismo e a confiança de que podem superar todas as dificuldades.
Apontando o fato de que o imperialismo fortalece os esquemas de infiltração ideo-cultural, expressou que Cuba pôde lograr o desenvolvimento do sistema socialista que se apoia na unidade de todo o povo em torno ao partido e na justiça social.
Mencionou sobre a consolidação e desenvolvimento das excelentes relações com os governos e partidos de RPDC, China, Vietnã e Laos nos últimos anos, que são relacionadas com a unidade e amizade históricas.
O Congresso adotou as resoluções apresentadas por três comissões e elegeu o novo órgão diretivo do Comitê Central do Partido.
O Presidente da República de Cuba, Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez foi eleito Primeiro-Secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário