terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Primeira deputada à Assembleia Popular Suprema


Se trata de Kim Tuk Ran (julho de 1913-abril de 2010), primeira deputada à Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia.

Antes da libertação do país (agosto de 1945), quando ela nasceu como oitava filha, sua mãe se sentiu angustiada, porque a situação miserável da família e o machismo arraigado não prometiam um futuro para sua filha.

Porém, a restauração do país inspirou em seu lar o júbilo de uma vida ditosa.

A promulgação da reforma agrária (março de 1946), a lei do trabalho (junho de 1946) e a lei de igualdade dos direitos do homem e da mulher abriu a todas as mulheres coreanas um caminho ao futuro luminosos e lhes estimulou a consagrar-se à construção da nova pátria.

Naquele tempo, Tuk Ran atuou como presidenta do comitê da União das Mulheres na comuna Raeha do condado de Thaechon da província de Phyongan Norte, exortando as mulheres a materializar a linha de construção do país apresentada pelo Presidente Kim Il Sung.

Durante a Guerra de Libertação da Pátria (julho de 1950-junho de 1953), se consagrou à produção de cereais e lutou valentemente em defesa de sua terra-natal. Nesse período, perdeu seu primeiro filho de dois anos de idade pelo ataque aéreo do inimigo.

Mais tarde, trabalhou como vice-presidenta do comitê popular provincial e outros cargos importantes, enquanto realizava as atividades exteriores na palestra internacional.

Foi a princípios da década de 1970 quando foi realizada no Japão uma conferência da União Interparlamentar. Na reunião participou a delegação coreana e, entre seus membros estava Tuk Ran, vice-presidenta da Assembleia Popular Suprema da RPDC, que chamou a atenção dos estrangeiros. Eles lhe perguntaram em qual universidade se graduou e como se tornou vice-presidenta.

Ela lhes respondeu: “Sou trabalhadora procedente de uma família ordinária. Se eu, outrora criada de cozinha, posso desfrutar de uma vida digna como vice-presidenta da APS, é porque vivo no seio da República que considera altamente os direitos das mulheres.”

Kim Tuk Ran trabalhou como deputada à APS, órgão supremo do poder, durante 30 anos, dos quais 13 anos como vice-presidenta.

Formou seus seis filhos como excelentes criadores do setor literário e artístico.

Sua trajetória de vida demonstra evidentemente como as mulheres coreanas, humilhadas e desprezadas tanto nas famílias como na sociedade, se converteram em protagonistas do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário