segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Sobre o informe do Máximo Dirigente Kim Jong Un apresentado ante ao VIII Congresso do Partido


Foi apresentado o Informe sobre os Trabalhos do VII Período do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia de 5 a 7 de janeiro de Juche 110 (2021) no VIII Congresso do PTC, importante acontecimento político para o desenvolvimento do PTC e da revolução coreana.

Foi apresentado pelo Máximo Dirigente Kim Jong Un, Presidente do Partido do Trabalho da Coreia e da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia e Comandante Supremo das Forças Armadas da RPDC.

No informe de 9 horas, ele analisou e balanceou geral e profundamente os trabalhos do VII Período do CC do Partido e apresentou novas linhas de luta e orientações estratégicas e táticas para o avanço transcendental da construção socialista e os importantes problemas surgidos em levar adiante a causa de reunificação da pátria e as relações exteriores e intensificar os trabalhos partidistas.

O documento é o grande programa prático que reconhece os fatores subjetivos e objetivos, que impedem o avanço na situação externa e interna criada, e os sérios defeitos e apresentou as acertadas tarefas e meios de luta para inovar todos os trabalhos do Partido e do Estado e possibilitar a transição da causa socialista à próxima etapa de vitória.

A ideia essencial do informe, que apresentou o caminho a seguir pela revolução coreana na etapa atual, reside em superar com ousadia as ameaças e desafios existentes ao consolidar por todos os meios as forças próprias e internas e produzir novo auge na construção do socialismo ao estilo coreano e lograr um avanço certo.

O informe, que sintetiza a ideologia e teorias extraordinárias do PTC, é a bandeira combativa a manter no trajeto de luta de nova etapa pela prosperidade e desenvolvimento do Estado e a felicidade do povo e uma obra revolucionária que enlaça firmemente a raiz histórica da causa do Juche com a atualidade e o futuro.

Resulta maior honra e estímulo para o partido e povo contar com essa guia programática que serve para lograr o desenvolvimento geral do socialismo ao estilo coreano no caminho de dar continuidade às décadas de lutas severas, convencido da justeza e vitória de sua causa.

O Informe sobre os Trabalhos do VII Período do Comitê Central do PTC é sistematizado com os seguintes capítulos:

Êxitos alcançados no período de balanço geral.

Pelo avanço transcendental da construção socialista

Pela reunificação da pátria e o desenvolvimento das relações exteriores

Pelo fortalecimento e desenvolvimento dos trabalhos partidistas.

Na introdução do informe, o Máximo Dirigente Kim Jong Un fez um resumo das  atividades diretivas realizadas pelo CC do Partido no período de balanço geral a fim de cumprir sua missão importante e honrosa que o VII Congresso do PTC lhe atribuiu.

O CC do Partido organizou periodicamente as importantes reuniões partidistas como as reuniões plenárias para tomar as medidas oportunas orientadas a cumprir a resolução do VII Congresso do Partido e logrou grandes êxitos mobilizando todo o partido, país e povo à luta a respeito.

O documento assinalou que foram observados sérios defeitos nos trabalhos de vários setores, inclusive a economia, nas severas circunstâncias internas e externas, porém, eles são os desvios surgidos na nova etapa de desenvolvimento e no curso de avanço da causa socialista e os problemas que podem ser reparados e resolvidos com nossa inteligência e força.

Êxitos alcançados no período de balanço geral

No primeiro capítulo do informe, o Máximo Dirigente Kim Jong Un balanceou com elevado orgulho os êxitos alcançados pelo partido e povo no período de revisão geral.

Durante o último lustro desde o VII Congresso do Partido, o PTC organizou a inflexível luta de ataque para converter todos os obstáculos em grande vitória e o triunfo logrado neste processo pode ser caracterizado pela abertura da nova época de desenvolvimento e de dar primazia ao Estado.

Como se referiu o informe, a época de dar primazia ao Estado é a nova dignidade e prosperidade nascida como resultado do fato de que o PTC incrementou tenazmente as forças internas servindo ao povo com total entrega e fazendo frente com ousadia a todos os desafios da história e empreendeu a luta de vida ou morte para levar a dignidade e posição do Estado.

Antes de tudo, o documento prestou contas dos êxitos obtidos no processo de materializar a política de dar primazia às massas populares no período de balanço geral.

O êxito mais brilhante alcançado na luta dos 5 anos passados para cumprir a resolução do VII Congresso do Partido reside em que se ampliou e se incrementou extraordinariamente a força ideo-política, primeiro motor da revolução coreana.

No período de exame, o PTC alcanço êxito notável em consolidar mais a unidade monolítica do partido e povo, fortalecer as forças internas da causa socialista e elevar seu papel, ao praticar tenaz e invariavelmente a política de dar primazia às massas populares tomando-a como assunto fundamental, que decide a existência ou o arruinamento do partido e o triunfo ou o fracasso do socialismo, e como seu principal modo político.

"Tudo para o povo e tudo apoiando-se nas massas populares!", este foi o núcleo da ideia diretiva que o CC do PTC manteve sem nenhum desvio ou concessão no período em consideração.

Ao impulsionar fortemente os trabalhos para introduzir cabalmente o espírito de dar primazia às massas populares nas atividades do partido e do Estado, o CC do PTC lute sem tréguas para eliminar todos os elementos antipopulares que obstruíam sua implementação.

O informe avaliou que o CC do PTC empreendeu uma escrupulosa ofensiva política para fixar o mencionado espírito como sólido terreno político do Estado e o estilo partidista e estatal.

O que possui importância especial nos afazeres do CC do PTC para fortalecer a base ideo-política foi haver intensificado ainda mais a educação nas tradições revolucionárias conforme às demandas do tempo de sucessão e desenvolvimento da causa revolucionária do Juche.

Um dos importantes êxitos alcançados no período de balanço geral foi ter estabelecido o estilo partidista e social de assimilar as tradições revolucionárias de Paektu e pavimentar o caminho de avanço superando as dificuldades com o inflexível espírito de ataque, o dos guerrilheiros, baseado naqueles, de maneira que foi dada firme continuidade ao nobre espírito e temperamento de luta dos revolucionários coreanos.

O CC do Partido levou a cabo de maneira oportuna e dinâmica as atividades políticas para dar a conhecer detalhadamente as exigências da situação, o propósito do partido e as tarefas revolucionárias aos militantes do partido e aos habitantes e chamá-los à luta impetuosa.

O poderio da política de dar primazia às massas populares, consistente em buscar na alma delas a fonte da dinâmica do desenvolvimento da revolução, foi manifestado coerentemente em por em pleno jogo a força espiritual e a faculdade criativa da população frente às dificuldades e mudança da situação.

O informe mencionou que todos os trabalhos do Partido e do Estado foram realizados de ponta a ponta segundo o espírito de serviço abnegado ao povo.

O partido manteve invariavelmente o princípio de traçar e executar suas linhas e políticas respeitando as prioridades de vida da população e seus critérios e levar adiante a produção e a construção em todos os domínios antepondo as comodidades dos habitantes e tomando como norma suas opiniões e apreciações. E prestou atenção especial a exigir a todas as organizações partidistas e órgãos estatais estabelecer o estilo de zelar pelo povo.

O CC do Partido converteu o Exército Popular como autor da defesa nacional e verdadeiro corpo armado do povo que cumpre sua missão de defender com firmeza a pátria e o povo não só das ameaças militares mas também das eventuais não militares, fato que forma parte importante da política de dar primazia às massas populares.

Ao mesmo tempo, fez com que as filiais de todo o partido ajudassem e guiassem com sinceridade as pessoas que sofrem as vicissitudes e escassez na vida. Desta maneira, logrou êxitos valiosos em converter a sociedade em uma grande família harmoniosa.

Graças à sua política em favor das massas populares, caracterizada pela confiança, abnegação, recompensa e obrigação moral, se consolidou firmemente a base política e ideológica de nossa revolução, se acumulou a força incontível capaz de superar quaisquer dificuldades e desafios e se puseram em evidência a superioridade e a vitalidade do socialismo coreano centrado no povo.

Embora se torne muito severa a situação, se multipliquem as dificuldades e existam os defeitos latentes, a implementação consequente da política aludida permitirá acabar com todos os desfavoráveis fatores subjetivos e objetivos e resolver sem dificuldade as imensas tarefas para a construção socialista. Eis aqui a verdade confirmada novamente no período de revisão geral.

Em seu informe, o Máximo Dirigente fez balanço dos êxitos alcançados pelo Partido e povo em sua luta para ampliar as próprias forças durante o período de revisão geral.

A luta do Partido e povo para cumprir a resolução do VII Congresso do PTC foi uma ofensiva dinâmica para abrir novo caminho da construção socialista superando as múltiplas dificuldades tomando o espírito de autoconfiança como o vital para a autossuficiência e autofortalecimento e como poderosa dinâmica de desenvolvimento.

Foram postos em prática o espírito de autoconfiança ressaltado pelo VII Congresso do PTC e as orientações de luta a respeito que foram concretizadas mais profundamente nas reuniões plenárias do partido.

Neste processo, a estratégia de autoconfiança de nosso partido foi aprofundada e desenvolvida como a de ofensiva que converte as sujas manobras de sanção dos inimigos em uma oportunidade magnífica para aumentar a capacidade de autofortalecimento e consolidar as forças impulsionadoras internas, e como uma linha política a tomar-se constantemente na construção socialista.

Em meio à campanha de todo o povo para acelerar a construção socialista aumentando a capacidade de autofortalecimento, a autoconfiança se consolidou como estilo nacional da Coreia Juche e único espírito de luta da revolução coreana.

Embora no domínio de construção econômica não tenham sido cumpridas as metas estratégicas previstas, foram preparados preciosos recursos que permitem desenvolver a economia de maneira sustentável e por conta própria no futuro. O mais valioso deste êxito foi haver mantido o cimento da economia nacional independente, a socialista, que é a base material de existência e a linha vital do socialismo coreano, e defendido suas artérias.

O Comitê Central do Partido adotou as medidas revolucionárias para intensificar a direção unificada e o controle estratégico do Estado sobre os trabalhos econômicos e fez defender com firmeza os princípios socialistas no domínio da economia, de maneira que se preparou a nova potencialidade para reajustar e desenvolver a economia em seu conjunto.

Durante o período de exame, o Partido renovou notavelmente a fisionomia do país ao impulsionar a construção considerando-a como importante trabalho político que eleva o poderio geral do país e conduz o povo à civilização socialista.

No setor agrícola, foi aumentada mais do que nunca a produção de cereais mediante a forte onda de cultivo científico e alto rendimento, apesar da seca contínua, das inundações e escassez de tudo.

Nos setores da indústria metalúrgica e da química, dois pilares da economia autárquica, foi aberto o trampolim para assegurar a autoctonia e a independência enquanto se alcançou uma série de êxitos na preparação técnica e na construção do cimento para revitalizar a indústria elétrica, a carbonífera, a mecânica e o transporte ferroviário e desenvolver o setor de comunicações de informática.

O setor da indústria leve assegurou as potencialidades para aumentar consideravelmente a produção dos artigos de consumo massivo e melhorar sua qualidade mediante a remodelação das principais fábricas e empresas enquanto foi preparado no ramo pesqueiro o cimento para o incremento sistemático da produção.

Graças aos esforços de todo o país e todo o povo para ampliar os recursos florestais do país, foram formados novamente os bosques de mais de um milhão de hectares e preparados a mãe de obra e meios necessários ao reflorestamento e conservação das águas, a proteção territorial e ambiental e o urbanismo.

No campo de ciências e tecnologias, foram logrados os êxitos e invenções de valor, incluídos os projetos-chave do Estado, e foram impulsionados no ramo de educação os trabalhos para renovar os conteúdos e métodos didáticos e melhorar as condições e ambiente de ensino.

Foi ainda mais consolidada a base material e técnica do ramo sanitário e foram estabelecidos o ordenado sistema de trabalho e a base do domínio de higiene e profilaxia através da campanha antiepidêmica de emergência com caráter preventivo, orientada a bloquear a entrada da pandemia mundial.

Foram dinamizados os trabalhos para elevar o nível científico dos esportes e levantar a onda esportiva e foi impulsionado o estabelecimento do sistema estatal de prevenção de desastres e de controle de crise que facilitará fazer frente rápida às calamidades naturais e de outros tipos.

Por haver obtido com as próprias forças, embora em meio às duras calamidades e às brutais e longas sanções e bloqueio, os êxitos alcançados na luta do último lustro para aumentar constantemente as forças internas significam o fruto do empenho e capacidade de desenvolvimento dezenas de vezes mais valiosos que as cifras da construção econômica no período sem contratempos. E graças à força de autossuficiência adquirida vencendo as dificuldades, se acelerará com maior dimensão e profundidade o avanço impetuoso de nosso partido e povo aspirantes à potência socialista.

Em seu informe, o Máximo Dirigente se referiu aos êxitos logrados na obra para fortalecer o dissuasivo de guerra nuclear e a capacidade de autodefesa nacional.

Para o partido e povo, o cumprimento da grande obra de construção das forças armadas nucleares do Estado foi a meta estratégica e predominante que devia ser alcançada sem falta e com prioridade na trajetória de construção de um poderoso Estado socialista, que é o ideal do Partido.

O caráter especial da revolução coreana e as peculiaridades geopolíticas do Estado, que sofre com a divisão territorial e nacional devido aos Estados Unidos, primeiro usuário de arma nuclear do mundo e senhor de guerra, e se enfrenta século após século com esta força agressora, exigiram impulsionar sem nenhuma interrupção a construção das forças armadas nucleares, já iniciada para assegurar a tranquilidade do povo, o destino da revolução e a existência e desenvolvimento independente do Estado.

Ao projetar a arremetida intensiva para o cumprimento da grande obra de construção das forças armadas nucleares, o CC do PTC liderado pelo Máximo Dirigente chamou todo o partido e povo à materialização da linha de desenvolvimento paralelo da construção econômica e das forças desse tipo e, ao mesmo tempo, desenvolveu a campanha ideológica para preparar os cientistas nucleares e de defesa nacional como verdadeiros revolucionários, patriotas e brigada de choque.

As enérgicas e extraordinárias atividades de direção realizadas pelo CC do Partido pelo destino da pátria e da nação produziram o milagre da história, o nascimento de armamentos estratégicos ao estilo do PTC.

Em seguida, o informe mencionou detalhadamente o histórico processo de haver conduzido uma grande mudança revolucionária para dispor da nova capacidade nuclear com vista a alcançar as metas de modernização das forças armadas nucleares.

Os mísseis balísticos intercontinentais e de mediano alcance da série "Hwasongpho" e os outros balísticos de lançamento subaquático e terrestre da série "Pukguksong", desenvolvidos ao estilo coreano sob o comando direto do CC do PTC e conforme às missões operacionais especiais, possibilitaram ter a noção mais clara da posição do Estado como possuidor de armas nucleares, estabelecer o perfeito escudo nuclear e consolidar o forte e fidedigno dissuasivo estratégico capaz de fazer frente a qualquer ameaça.

No período de revisão geral, foi elevado o nível das tecnologias nucleares já acumuladas e, como resultado, se fez possível minimizar, aligeirar e padronizar as armas nucleares e fazê-las táticas e foi completado o desenvolvimento da bomba H de tamanho supergrande. Em 29 de novembro de 2017, o CC do PTC proclamou com orgulho a todo o mundo o cumprimento da histórica causa de completar as forças armadas nucleares do Estado, a de construir uma potência de mísseis, mediante o exitoso lançamento de prova do míssil balístico intercontinental "Hwasongpho-15".

O cumprimento dessa grande obra, que demoraria 20-30 anos segundo a concepção comum, apenas 4 anos anos desde a apresentação da linha de desenvolvimento paralelo da construção econômica e a das forças armadas nucleares e um ano após o VII Congresso do Partido constitui o milagre que não se repetirá na história e o mérito nacional mais significativo, realizado pelo VII período do CC do PTC ante ao partido, a revolução, a pátria, o povo e as gerações vindouras.

Depois do histórico acontecimento de novembro de 2017, o CC do PTC seguiu dirigindo constantemente a luta para situar no mais alto nível as forças armadas nucleares e alcançou nova vitória de enorme relevância.

O CC do Partido decidiu desenvolver o míssil de ataque de alcance global com ogiva  nuclear mais poderosa e a melhorada capacidade de seu controle e cumpriu perfeitamente esta tarefa histórica pondo em pleno manifesto a fidelidade patriótica dos cientistas de defesa nacional, referiu-se o documento.

Afirmou que o míssil gigantesco de novo tipo carregado no caminhão autopropulsado de 11 eixos com plataforma de lançamento, apresentado no desfile militar em homenagem ao 75º aniversário da fundação do PTC, demonstrou claramente o máximo nível de modernidade e a capacidade de ataque das forças armadas nucleares.

A coroação da grande causa de construção das forças armadas nucleares do Estado e seu desenvolvimento contínuo constituíram o grande triunfo da capacidade organizativa e diretiva do CC do Partido liderado pelo estimado camarada Kim Jong Un e, ao mesmo tempo, o dos cientistas de defesa nacional e todo o povo coreano, que vieram lutando com a inflexível convicção independente e espírito tenaz.

O informe balanceou que frente às desesperadas manobras dos inimigos pelo aumento armamentista, se fez irreversível no período de revisão geral a superioridade militar e técnica do Estado ao conduzir o setor das ciências de defesa nacional a desenvolver e completar um atrás do outro os novos sistemas de armas sofisticadas, e chegaram ao máximo plano o dissuasivo de guerra e a capacidade de realizá-la.

No mesmo domínio, foi desenvolvido o lançador múltiplo de foguetes reativo de grande calibre, arma automática de ataque superpotente, que não existia nem sequer por conceito no campo mundial de armamentos, e foram inventadas uma após a outra as sofisticadas armas nucleares táticas, entre outras, o míssil tático de novo tipo cuja ogiva convencional tem o poder imponente de classe mundial e o míssil de cruzeiro de mediano e longo alcance.

Os cientistas de defesa nacional e os trabalhadores da indústria bélica entraram na nova órbita de seu desenvolvimento definindo o correto rumo de desenvolvimento de tanques principais ao estilo coreano, que supera a tendência mundial, e renovando os processo produtivos e triunfaram no desenvolvimento a nível mundial do complexo de mísseis antiaéreos, o canhão de batalha e de tiro parabólico automotriz e as armas contra veículos blindados.

O informe apontou que durante o último lustro, o ramo de ciências de defesa nacional impulsionou em tapa final os afazeres de estudo para melhorar a tecnologia de indução por separadas de multi-ogivas e os preparativos para iniciar a fabricação de ensaio após concluir a investigação de desenvolvimento de ogivas com diversas missões de combate, inclusive a de navegação supersônica a colocar-se nos mísseis balísticos de novo tipo.

Foi publicado com orgulho que foram abertas perspectivas alentadoras para melhorar notavelmente a existente capacidade de operação subaquática das forças navais ao definir correta pauta da meta de modernização de armamentos para o submarino de mediano tamanho e realizar a remodelação exemplar e se encontra na etapa de exame final o concluído desenho do novo submarino nuclear. E foi completado o desenho de diversas armas eletrônicas, os equipamentos de golpe não tripulados e os meios de reconhecimento e detecção e o satélite militar de espionagem. Foram divulgados ademais os êxitos de investigação de defesa nacional, que têm enorme significado para a conversão do Exército Popular em poderosas tropas com a melhor capacidade militar do mundo.

O informe avaliou que os saltos intrépidos dados nos setores de ciências de defesa nacional e da indústria bélica situaram dignamente na primeira fila do mundo o potencial defensivo do país e, ao mesmo tempo, possuem capital importância para pôr em prática o projeto estratégico do CC do PTC de levar ao ascenso a revolução coreana em geral.

Ademais, balanceou que durante o período de revisão geral, foram obtidos grandes avanços na obra ara converter o exército na nata das forças armadas e no corpo armado mais poderoso.

Sob a orientação do partido, o Exército Popular cumpriu fielmente seu dever revolucionário registrando proezas e milagres nas duas frentes, ou seja, na defesa da pátria e na construção socialista. Durante o lustro passado mais delicado e severo, defendeu com firmeza a terra, o ar e o mar jurisdicionais do país com a perfeita guarda avançada e disposição de mobilização para o combate e preservou o ambiente pacífico da construção socialista rechaçando resolutamente a ameaça e provocação dos inimigos.

No período de exame, o CC do PTC completou com êxito a grande causa de construção das forças armadas nucleares do Estado e produziu grandes mudanças no incremento do potencial defensivo do país, de maneira que a RPDC emergiu como potência nuclear e militar de classe mundial e foi posto ponto final à época em que as potências tentavam regatear a seus caprichos os interesses do Estado e nação coreanas.

Os habitantes coreanos e suas gerações vindouras já podem criar à sua vontade a prosperidade e felicidade no país muito digno e poderoso sem conhecer o flagelo de guerra, o que significa a vitória mais significativa e orgulhosa lograda pelo VII período do CC do Partido, liderado pelo Máximo Dirigente Kim Jong Un, na implementação da resolução do Congresso.

O Máximo Dirigente tirou a conclusão de que se elevou vertiginosamente a posição externa da RPDC durante o período de balanço geral.

Após lograr a grande vitória da linha de desenvolvimento paralelo, o CC do PTC levou ao alto plano a dignidade e o prestígio do Estado mediante as dinâmicas atividades exteriores.

Devido à ofensiva desesperada dos Estados Unidos e às frenéticas manobras de pressão e bloqueio de suas forças satélites, o ambiente externo no entorno da RPDC se pôs mais severo que nunca desde de sua fundação.

Nessa circunstância crítica, o CC do PTC rechaçou tangentemente qualquer tentativa de ofender os máximos interesses e dignidade do país e não concedeu nem no mínimo os princípios revolucionários mantendo mais fortemente a posição independente. Este fato mostrou a todo o mundo que é intocável a soberania da RPDC e não haverá jamais o melhoramento das relações com ela sem o respeito a sua soberania.

Com sua audaz mudanças da linha e da estratégia ofensiva, preparou o ambiente de diálogo formando a corrente pacífica simpatizada pela sociedade internacional e organizou e dirigiu acertadamente as atividades exteriores para elevar a posição internacional da RPDC.

O informe referiu-se que ao prestar atenção primordial ao desenvolvimento das especiais relações entre RPDC e China que tem longa raiz histórica, o PTC desenvolveu às alturas do novo século esses laços de amizade e deixou aberta a nova página dos mesmos fundamentados no socialismo.

Partindo da demanda da época de dar continuidade à fraternidade e solidariedade entre os dois partidos e os povos dos dois países que estão unidos com o destino inseparável na luta pela causa comum, o CC do PTC aprofundou o intercâmbio de opiniões estratégicas, o entendimento mútuo e a confiança camaradesca entre ambos partidos através da Cúpula RPDC-China realizada em 5 ocasiões e preparou assim a garantia para fortalecer e desenvolver na nova etapa as relações bilaterais.

Ao apreciar o novo desenvolvimento das tradicionais relações RPDC-Rússia e levar a cabo as atividades exteriores para desenvolver os laços bilaterais de amizade e cooperação, assentou a pedra angular para ampliá-los e fomentá-los.

Através da Cúpula RPDC-Cuba em Pyongyang e da RPDC-Vietnã em Hanói, fortaleceu as relações bilaterais, estabelecidas e verificadas na luta conjunta para cumprir a causa socialista, como as especiais entre camaradas e as estratégicas, de modo que se consolidaram a unidade e solidariedade com os países socialistas.

As enérgicas atividades exteriores desenvolvidas pelo CC do PTC deram bom impulso à causa socialista em escala internacional e demonstraram patentemente a posição e o prestígio do partido e Estado que conduzem a nova corrente política à defesa da independência, da justiça e da paz.

No período de que se prestam contas, o CC do PTC elevou a dignidade e prestígio do Estado mudando dramaticamente as correlações de força com os EUA.

Nas conversações frente a frente entre os Máximos Líderes dos dois países, realizadas pela primeira vez em suas relações hostis, o CC do PTC logrou aprovar com a forte posição independente a Declaração Conjunta que se compromete a estabelecer novas relações RPDC-EUA.

Foram registradas como acontecimento especial na história da política mundial as Cúpulas RPDC-EUA realizadas em várias ocasiões manifestando a todo o mundo a posição estratégica da RPDC que defende seus interesses independentes, a paz e a justiça ante a superpotência.

Atendo-se ao inflexível espírito independente do povo e à grande força da RPDC, o CC do PTC elevou consideravelmente a posição estratégica e o prestígio do país. Tudo isso simboliza a dignidade e a autoridade do PTC e a posição do grande povo coreano.

O ascenso vertiginoso da posição exterior da RPDC, que não é grande em seu território nem em sua população e está assediada pelos reacionários imperialistas, é o nobre resultado da luta renhida de longo tempo do Partido e povo coreanos e é um milagre histórico engendrado pela grande unidade do segundo que apoia as linhas e políticas do primeiro confiando nelas como verdade absoluta e se une mais compactamente em seu entorno quando se torna mais difícil a situação.

2. Pelo avanço transcendental da construção socialista

Definir claramente o correto rumo de luta e os deveres para conquistar consecutivamente novas vitórias na construção socialista e tomar as medidas substanciais a respeito constituem nova tarea que o VIII Congresso do Partido propõe.

No segundo capítulo do informe, o Máximo Dirigente Kim Jong Un analisou e fez balanço principalmente dos defeitos e lições reportados no período de exame na construção econômica e cultural, na de defesa nacional, na administração estatal e social e nos trabalhos das entidades de massas e apresentou importantes tarefas para o avanço e desenvolvimento posteriores.

Ademais, analisou de maneira rigorosa e detalhada o cumprimento da Estratégia Quinquenal para o Desenvolvimento da Economia Nacional e o novo Plano Perspectivo.

Posto que não foi possível melhorar radicalmente os trabalhos econômicos tomando em conta o prolongamento da severa situação externa e interna e os múltiplos desafios inesperados, ficaram longe de alcançar as metas de crescimento da economia nacional e não se logrou um avanço notável no melhoramento da vida da população.

O informe fez balanço sério desse resultado e do estancamento em todos os domínios e suas causas.

Ao examinar os fatores subjetivos e objetivos que afetaram no cumprimento da Estratégia Quinquenal para o Desenvolvimento da Economia Nacional, citou como primeiro fator objetivo as consequências das brutais sanções e bloqueio da pior espécie, impostos pelos EUA e outras forças hostis.

Ademais, considerou como graves obstáculos para o trabalho econômico o flagelo de graves desastres naturais em cada ano e a prolongação da crise sanitária mundial ocorrida no ano passado.

Como resultado, não se pôs em prática os investimentos estatais e os abastecimentos previstos na Estratégia Quinquenal a fim de revitalizar os principais domínios econômicos.

Se busca-se pretexto nas condições objetivas, chega-se à conclusão de que não se pode fazer nada nem se necessitam a função e o papel das próprias forças e será impossível impulsionar a luta revolucionária e a construção enquanto persistam os desfavoráveis fatores externos, assinala o informe e apresentou a análise e a avaliação do CC do Partido sobre as causas do incumprimento da Estratégia Quinquenal.

O CC do Partido analisou que a Estratégia Quinquenal não foi estabelecida corretamente com base nas contas e fundamentos científicos, as ciências e tecnologias não desempenharam o papel de impulsionadoras da economia nacional e tampouco marchou devidamente o trabalho para ajustar e reforçar o inconveniente sistema e ordem dos trabalhos econômicos.

O informe se referiu à lição geral de que não se poderá reabilitar nunca a economia do país enquanto não acabem com a errônea visão ideológica, a irresponsável atitude de trabalho e a incapacidade, predominantes até a data, e se mantém o modo antiquado de trabalho de agora.

Enfatizou a necessidade de converter os trabalhos gerais do partido e do Estado com vista às novas inovações, criação audaz e avanço constante e tomar as medidas para acabar com o velho sistema de trabalho, o inconveniente e ineficiente modo de trabalho e os obstáculos que freiam o avanço.

Continuou que somente dessa maneira, a luta pela construção socialista, inclusive as metas perspectivas da economia nacional a alcançar no futuro, pode ser a grande obra revolucionária para oferecer o bem-estar substancial à população.

Em seguida, o informe expôs a estratégia de luta do setor da economia para o próximo lustro.

A estratégia econômica do Partido na etapa atual, a de ordenamento e reforço, persegue o objetivo de recuperar o sistema de trabalho econômico e os vínculos orgânicos entre os setores e impulsionar a consolidação da base independente para pôr a economia nacional na órbita normal em que ela funcione sem flutuações ante quaisquer influências exteriores.

O rumo geral do Plano Quinquenal para o Desenvolvimento da Economia Nacional é ativar a economia nacional em seu conjunto e estabelecer o sólido fundamento para melhorar a vida da população concentrando as forças nos elos-chaves para o desenvolvimento econômico.

O novo plano fixou como suas tarefas principais normalizar a produção em todos os domínios da economia nacional tomando como chave a indústria metalúrgica e a química e concentrando os investimentos nelas, consolidar a base material e técnica do setor agrícola e aumentar a produção de artigos de consumo massivo fornecendo com suficiência as matérias-primas e os materiais à indústria leve.

O informe submeteu à consideração o novo Plano Quinquenal traçado com o fim de lograr o crescimento econômico sustentável e melhorar notavelmente as condições de vida do povo tendo em conta a situação atual e as potencialidades da economia nacional.

O novo Plano Quinquenal apresenta no principal a premissa de que o Conselho de Ministros, comando econômico do país, implemente bem o sistema de sua responsabilidade e centralização sobre os trabalhos econômicos, promova com energia os afazeres para reforçar as principais artérias da economia nacional e sua integridade, melhore decisivamente a administração econômica, impulsione a bom ritmo a normalização da produção, a remodelação e o abastecimento de matérias-primas e materiais com recursos domésticos apoiando-se no poderio das ciências e tecnologias e oriente as atividades econômicas com o exterior a complementar e consolidar a base e a potencialidade da economia independente.

Ao tomar em conta as possibilidades reais, reflete as exigências tais como aperfeiçoar a estrutura independente da economia nacional, reduzir o nível de dependência da importação e estabilizar a vida da população.

A chave do novo Plano Quinquenal é como sempre a autoconfiança e a autossuficiência.

A partir das demandas indispensáveis da revolução em desenvolvimento e da construção socialista, a autoconfiança no período do novo plano perspectivo deve desenvolver-se como a estatal, planificada e científica.

O estimado camarada Kim Jong Un fez referência detalhada à situação atual de cada setor principal da economia e aos problemas para seu reajuste e desenvolvimento.

O informe abordou o estado atual e o rumo de reajuste e desenvolvimento das indústrias-chaves que formam a artéria principal da economia nacional, e devem ser revitalizadas com prioridade para o desenvolvimento dela e o melhoramento da vida da população.

O setor da indústria metalúrgica deve aperfeiçoar no técnico o sistema de produção de ferro Juche e ampliar sua capacidade produtiva e incrementar decisivamente a produção dos materiais de ferro e aço.

Para alcançar suas metas de produção indicadas no novo Plano Quinquenal, é preciso que as principais fundições de ferro e aciarias modernizem com tecnologias avançadas os existentes processos produtivos, aumentem a capacidade produtiva mediante a construção de novos fornos de fundição de ferro de tipo poupador de energia, ativem a extração de minerais de ferro e resolvam os problemas científico-técnicos para utilizar o lignito da zona setentrional na produção de ferro fundido.

O informe definiu o rumo de desenvolvimento da indústria química, a medular do país considerada como linha de vida para a construção da economia independente e a melhora da vida do povo.

A tarefa principal deste setor durante o novo Plano Quinquenal reside em acelerar o projeto para melhorar sua estrutura antepondo o fortalecimento do pessoal técnico próprio e incrementar consideravelmente a produção dos artigos químicos necessários para a construção econômica e a melhora das condições de vida do povo.

Ao setor da indústria química cabe converter todo o processo da campanha para fundar a autóctone indústria química no que tome as rédeas da indústria de tecnologias de ponta e impulsione o projeto de transformar a própria estrutura na autárquica que se baseia nas matérias-primas domésticas.

O informe apresentou o aumento da produção elétrica, força motriz principal da economia autárquica, como uma condição preliminar para dar acicate à construção econômica e melhorar as condições de vida da população.

A tarefa principal que compete ao setor da indústria elétrica no prazo do novo plano é assegurar o desenvolvimento estável da economia nacional e da vida material e cultural dos habitantes, ao reparar e reforçar todas as bases de produção empreendendo a campanha pelo aumento da produção para cobrir as imediatas demandas de energia elétrica e ao ampliá-las com vistas ao futuro.

Se fez referência aos projetos de concentrar as forças estatais na construção da central maremotriz traçando a estratégia de mediano e longo prazos para cobrir as demandas perspectivas e fazer frente à mudança subjetiva e objetiva do futuro e de empreender em grande escala a fundação da indústria de energia nuclear.

O informe ressaltou os assuntos importantes para desenvolver a indústria carbonífera, base avançada para o desenvolvimento da economia independente.

Entre os problemas submetidos à consideração figuram o de realizar em grande medida o fornecimento concentrado pelo Estado dos equipamentos, materiais, mãos de obra e fundos ao setor da indústria carbonífera e impulsioná-lo com dinamismo, o de assegurar muito mais galerias de exploração de carvão ao antepor a exploração e a perfuração, o de prestar atenção ao desenvolvimento da indústria de carvão betuminoso, o de tomar como primeira tarefa para o aumento de produção do combustível fóssil o melhoramento das condições de trabalho e vida dos mineiros e adotar as medidas para usar com eficiência o carvão.

O informe apresentou o rumo de desenvolvimento imediato após definir a indústria mecânica como setor importante que deve conduzir e levar adiante todos os ramos econômicos e assinalar a situação atual dela esclarecendo sua causa.

A tarefa principal desse setor a ser cumprida no lapso do novo Plano Quinquenal é consolidá-lo como o que tenha sua firme base e transformá-la na de tipo desenvolvedor e criativo.

O setor de maquinaria deve inventar e produzir ativamente as modernas e eficientes máquinas, tais como as ferramentas, as rotativas, as de construção, as elétricas, as extrativas e as hidráulicas.

No documento se deu ênfase em dar importância à indústria extrativa e pôr vigor para o desenvolvimento normal da economia nacional.

Sua tarefa principal radica em reforçar e ampliar a base produtiva e cobrir principalmente as demandas da economia nacional sobre os metais não ferrosos e os minerais não metálicos durante o novo Plano Quinquenal.

Para esse fim, resulta imprescindível reforçar o pessoal técnico do setor de prospecção geológica, impulsar com base nas condições reais o projeto para explorar e utilizar de maneira unificada e eficiente os recursos naturais subterrâneos do país e ampliar a capacidade produtiva das minas, fundições de metais não ferrosos e fábricas da indústria extrativa.

O setor de silvicultura deve assegurar o equilíbrio entre a produção de madeira e a criação de bosques, consolidar a base material e técnica própria e satisfazer as necessidade de madeira na economia nacional.

O rumo de desenvolvimento por cada setor das indústrias-chaves, apresentado no informe, indica a via científica e inovadora para revitalizar a construção econômica em geral mediante o incremento das potencialidades e poderio da economia independente e garantir no político o fomento do desenvolvimento sustentável dela em quaisquer condições e circunstâncias.

O informe mencionou a situação atual do ramo de transporte e apresentou as tarefas para lograr seu melhoramento notável.

A meta principal do transporte ferroviário no período do novo Plano Quinquenal é dar bom impulso à modernização das ferrovias e melhorar radicalmente o transporte com o propósito de satisfazer as necessidades correspondentes.

A esse setor corresponde também preservar a segurança das ferrovias e fazê-las mais pesadas, aumentar os trechos ferroviários padronizados e, posteriormente, impulsionar de maneira planificada e tenaz a modernização de todas as linhas ferroviárias.

Ao mesmo tempo, há que acelerar a reconstrução técnica do Metrô de Pyongyang e a obra de modernização de suas estações e elevar decisivamente o nível de sua administração.

Competem ao domínio de transporte terrestre e marítimo as tarefas construir ininterruptamente os cargueiros de grande tamanho conforme à tendência mundial da construção naval, estabelecer o sistema de administração integral de transporte automobilístico e realizar a informatização do comando de transporte para eliminar a tensão deste ramo.

É preciso fabricar muito mais meios de transporte público como o trem elétrico subterrâneo, o trólebus, o bonde e o ônibus de novos modelos para facilitar o conforto dos habitantes.

Segundo o informe, foram avaliados o desenvolvimento vertiginoso e os êxitos alcançados no domínio de construção, criticados alguns defeitos e apresentadas novas tarefas e metas.

Sua tarefa principal no prazo do novo plano reside em realizar em grande medida a construção principal, incluso a edificação de moradias, para oferecer aos habitantes as condições de vida mais civilizadas e renovar a fisionomia do país.

O mesmo setor tem que impulsionar simultaneamente a construção industrial para consolidar a base econômica do país e a outra para cobrir as necessidades materiais e culturais da população.

Ademais, deve concentrar as forças na construção de moradias para 50 mil núcleos familiares na cidade de Pyongyang e, para esse fim, traçar os planos para completar 10 mil cada a cada ano desde o presente e organizar com escrupulosidade a operação e a direção sobre seu cumprimento, de maneira que se resolva principalmente o problema de moradias dos habitantes da capital.

É preciso edificar uma cidade mineira, a única do mundo, na zona de Komdok ao construir as moradias para 25 mil núcleos familiares nesta grande base de produção de minerais de metais não ferrosos onde vive um grande contingente de mineiros.

Há que organizar poderosas entidades especializadas na construção e desenvolver e produzir nas fábricas de máquinas de construção os equipamentos, aparatos e ferramentas necessários.

O informe indicou a tarefa de lograr maior desenvolvimento na indústria de materiais de construção conforme à demanda da realidade em que se observa uma tremenda velocidade na construção.

A tarefa principal a ser cumprida na indústria de materiais de construção no próximo lustro é conquistar a meta de produção de 8 milhões de toneladas de cimento e autoabastecer-se dos materiais de construção de acabamento.

Para incrementar a capacidade produtiva de cimento do país, é necessário remodelar as fábricas existentes do mesmo material e construir novas de grande capacidade baseadas nas técnicas avançadas nas zonas com favoráveis condições energéticas e de matérias-primas e transporte.

É necessário redobrar os esforços para satisfazer com a produção doméstica as necessidades de materiais de construção de acabamento que determinam a aparência dos edifícios arquitetônicos e, ao mesmo tempo, acondicionar bem as bases de produção de pinturas como as de paredes exteriores e melhorar sua qualidade e desenvolver a tecnologia de produção de materiais de telhado.

Se deve promover com previsão os preparativos de produção de materiais de construção necessários para levantar os edifícios de carbono zero e de energia zero de acordo com a tendência mundial de desenvolvimento da arquitetura, acondicionar de forma rentável nas províncias as bases de produção de materiais de construção com matérias-primas locais e incrementar sua produção.

Em resposta às exigências da época, o ramo de comunicações deve lograr incessantes saltos e inovações.

Deve acelerar a renovação técnica de sua infraestrutura e desenvolver a tecnologia de comunicações móveis para passar rapidamente à sua nova geração.

Compete ao ramo a tarefa de reajustar o sistema de difusão radial e televisiva e levar à etapa mais elevada seu nível técnico e preparar suficientes condições para que os habitantes possam desfrutar da melhor vida cultural por toda parte do país, desde as zonas urbanas até as aldeias montanhosas.

O informe apresentou como assunto peremptório da época atual desenvolver o comércio estatal e manter o caráter socialista dos serviços gastronômicos e públicos e apresentou as tarefas para reabilitar o primeiro como uma atividade de serviço ao povo que assegure as condições de vida deste e fomente seu bem-estar material.

A importante questão a ser resolvida sem falta pelo comércio nacional é recuperar o papel protagonista e a capacidade coordenadora e de controle do Estado no serviço comercial em geral e fomentar seu atributo socialista em benefício do povo.

Ao traçar uma correta estratégia empresarial, as unidades de serviço comercial devem assegurar em sua trabalho o caráter popular, cultural e moderno e a diversidade e criar uma nova cultura de serviço socialista ao estilo coreano.

O informe apresentou a administração territorial e a proteção do ecossistema como um assunto importante para defender a vida e a saúde do povo e fazer mais belos os montes e rios da pátria e como um trabalho estratégico vinculado com o futuro do país.

A tarefa designada ao setor de administração territorial durante o seguinte lustro é registrar um avanço decisivo na construção territorial e na proteção do ecossistema e impulsionar constantemente o trabalho para converter toda a extensão geográfica do país em um paraíso socialista da época do Partido do Trabalho.

Foram destacados os temas de averiguar a situação geral do ecossistema, inclusive os bosques, e fazer frente com exatidão e celeridade à situação de mudanças por estações e anos segundo os resultados de análise, instituir corretamente e cumprir estritamente as normas e regulamentos legais sobre a proteção territorial e ambiental, canalizar maior força ao reflorestamento e conservação de água para prevenir as calamidades naturais, seguir prestando maior atenção à construção e manutenção de estradas, proteger a segurança de vida do povo e do território nacional e transformar as linhas costeiras conforme ao aspecto de país marítimo ao impulsionar com magnanimidade a construção das costas orientais e ocidentais.

Também se deu destaque à importância do urbanismo vinculado direta e totalmente com a vida do povo e foram abordadas as tarefas correspondentes.

A este domínio cabe tomar estritas medidas para a reparação de moradias, ampliar a capacidade de produção de água potável e melhorar sua qualidade e evitar a contaminação ambiental ao acondicionar novas estações de depuração de águas residuais.

Há que elevar decisivamente o nível de desenho de bosques, acondicionar belamente os parques e lugares de recreação e renovar a fisionomia da cidade ao alocar de modo harmonioso as árvores de boas variedades, as plantas decorativas e outras trepadeiras.

O informe tratou os temas de orientação para desenvolver com fins determinados as relações econômicas com o exterior, ao traçar uma estratégia científica com base em análise minuciosa da situação deste ramo, das condições objetivas e subjetivas e do ambiente do país.

O informe apresentou a ativação do turismo como um trabalho importante para oferecer ao povo a vida mais civilizada e manifestar a todo o mundo o aspecto do Estado em mudança sucessiva.

Há que acondicionar melhor os lugares de interesses turístico, melhorar o método de sua divulgação e diversificar o itinerário e a guia de turismo.

É preciso converter a zona do monte Kumgang no moderno polo turístico e cultural ao estilo coreano.

Foi indicada a tarefa de levantar os edifícios de típica forma arquitetônica que convenham à bela paisagem natural do referido monte e à idiossincrasia e estética do povo coreano, ao remover todas as instalações, inclusive o Hotel Haegumgang no cais do Porto de Kosong.

Segundo o plano de desenvolvimento geral da zona turística do monte Kumgang, deve cumprir anualmente e por etapas no período do novo Plano Quinquenal os trabalhos para construir com peculiaridades a zona turística costeira do Porto de Kosong, a de alpinismo do pico Piro, o parque costeiro de Kumgang Marítimo e os estabelecimentos esportivos e culturais.

Foi feita referência especial às tarefas para melhorar a administração econômica.

A economia nacional é a autárquica e planificada que serve ao povo.

A fim de fomentar o caráter independente, planificado e popular da economia nacional, é essencial que se eleve a função do Estado como organizador de questões econômicas e se implante a administração unificada dos produtos no princípio de utilizar os resultados dos trabalhos econômicos para o fomento do bem-estar da população.

A demanda e rumo principais da melhora da administração da economia socialista radicam em dar prioridade às demandas e interesses das massas populares, donas da sociedade.

Enfatizou a necessidade de tomar a redução de custos e a elevação da qualidade como assunto principal para o melhoramento da administração econômica.

Os órgãos estatais de direção econômica devem impulsionar substancial os afazeres para reparar e reforçar a economia atendo-se às demandas e rumo principais do melhoramento da administração da economia socialista.

O informe advogou por estabelecer com firmeza a disciplina para a direção unificada do Estado sobre os trabalhos econômicos, fortalecer o sistema de estatísticas unificadas de nível estatal, levar a cabo corretamente os trabalhos para recuperar as artérias da economia nacional e melhorar as condições das atividades empresariais da fábricas e empresas.

É preciso realocar de modo racional a força produtora no sentido de elevar a eficiência econômica em toda a economia nacional e reconstituir os setores prioritários para o desenvolvimento equilibrado da economia descobrindo os elementos débeis de suas esferas.

Há que melhorar a planificação e gerir racionalmente a economia usando corretamente os espaços econômicos como finanças, circulação monetária e preços.

A análise científica e a acertada orientação sobre as circunstâncias atuais dos principais setores econômicos e seu reajuste e desenvolvimento, aclarados no informe, servem de potentes armas práticas que possibilitam consolidar firmemente a base material e técnica da economia independente e impulsionar de maneira planificada e estável a construção econômica independentemente da mudança do ambiente externo.

O Máximo Dirigente afirmou no informe a decisão do Partido de abrir a todo custo a brecha na solução do problema de alimentos, vestimentas e moradias dos habitantes e lograr mudanças e inovações substanciais e palpáveis na vida deles durante o período do novo Plano Quinquenal.

O informe apresentou as medidas ativas para incrementar a produção agrícola e resolver assim decisivamente o problema de alimentos da população.

O objetivo principal do Plano Quinquenal para o setor agrícola é conquistar incondicionalmente a meta de produção de cereais já apresentada pelo Partido e consolidar a base material e técnica para o desenvolvimento sustentável da agricultura.

Para aumentar a produção agrícola, é preciso empenhar-se no melhoramento das sementes, na agricultura científica, no aumento da produção nas terras de baixo rendimento, na obtenção de novas terras cultiváveis e o arreglo de marismas, desenvolver a agricultura, a criação de animais e a fruticultura e tomar como importantes tarefas estratégicas a irrigação e a mecanização da economia rural.

No informe se pôs ênfase nos problemas políticos para tomar medidas científicas e técnicas e dispor da base material e técnica para incrementar seguramente a produção agrícola em quaisquer condições climáticas desfavoráveis, elevar o afã produtivo dos trabalhadores agrícolas e fortalecer a assistência do Estado às zonas rurais.

Os principais objetivos apresentados no setor agrícola são questões importantíssimas do Estado a ser resolvidas a todo custo para lograr o autoabastecimento de alimentos e acelerar a construção socialista.

O documento aclarou a importância e o rumo de desenvolvimento da indústria leve que ocupa a parte absoluta em oferecer à população uma vida rica e civilizada.

Para o setor da indústria leve, foram apresentadas as tarefas de acelerar a modernização tomando como questão vital e rumo principal a produção com recursos domésticos e a reciclagem, reforçar as partes e processos vulneráveis e instalar e complementar os outros que faltam.

Igualmente, se destacou o problema de elevar a qualidade dos produtos e desenvolver novos artigos no princípio de antepor a qualidade à quantidade.

O informe definiu a pesca como um dos 3 setores vinculados diretamente com a vida alimentar do povo.

Há que modernizar os barcos e instrumentos de pesca, capturar peixes de maneira científica e acondicionar bem as empresas pesqueiras e as bases de reparação de barcos.

É necessário realizar de maneira planificada e substancial a proteção e multiplicação dos recursos marítimos do país e desenvolver em grande escala a criação de peixes e o cultivo marítimo incrementando assim escalonadamente a produção de produtos aquáticos.

O informe apresentou importantes assuntos políticos para o desenvolvimento independente e multilateral das cidades e condados.

Consolidar o terreno da revolução e impulsionar o desenvolvimento da economia rural e da local e o melhoramento da vida do povo tomando como base as cidades e condados é a orientação estratégica que o partido mantém invariavelmente na construção socialista.

As cidades e condados são as unidades terminais de execução da política do partido, os pontos locais que dirigem a economia rural e a local e os baluartes que contribuem ao desenvolvimento geral do país.

A meta geral para o fortalecimento das cidades e condados, aclarada no informe, é converter todos em bases estratégicas do Estado socialista civilizado e próspero e nas localidades desenvolvidas com particularidades próprias.

As cidades e condados devem traçar de maneira realista as estratégias de desenvolvimento e as metas perspectivas convenientes a suas características locais e as cumprir tenazmente com fins determinados e de maneira planificada e anual.

Sob o lema "Em direção à nova vitória!", há que lograr o desenvolvimento cultural típico do campo e o novo avanço ao estilo coreano destinando forças à construção do campo socialista.

A meta perspectiva da construção rural reside em acelerar as Três Revoluções no campo e materializar estritamente a tese rural socialista, a fim de eliminar as diferenças entre a classe trabalhadora e o campesinato, entre a indústria e a agricultura e entre a cidade e o campo.

A tarefa imediata é antepor os trabalhos para formar os agricultores à maneira de revolucionário e da classe operária, reforçar o apoio estatal ao campo e construir equilibradamente os povoados camponeses pondo em destaque as peculiaridades regionais.

O informe destacou a importância de prestar atenção partidista e estatal a fortalecer o pessoal medular do campo.

Propôs como invariável requisito político o desenvolvimento da economia local conforme às características das respectivas regiões e com o uso de matérias-primas e materiais zonais.

Resulta imprescindível levar adiante a transformação das capitais urbanas e de condado e canalizar maior força ao melhoramento da administração urbana, ao reflorestamento e conservação das águas e à proteção do meio ambiente.

O documento enumerou as tarefas correspondentes aos comitês partidistas e aos populares nas cidades e condados tais como desempenhar o papel de poderosa locomotiva para o desenvolvimento das respectivas localidades e de responsáveis de atender a vida da população local.

O estimado camarada Kim Jong Un declarou com solenidade a posição revolucionária de fortalecer sustentavelmente a capacidade de defesa nacional, que constitui o cimento da existência do Estado e a firme garantia de defesa da paz e da dignidade e segurança do país e do povo.

O informe avaliou que o PTC e o governo da RPDC realizaram com máxima paciência os esforços de boa fé para frear o agravamento da tensão regional com o desejo de preservar a paz e segurança da Península Coreana e do resto do mundo, porém, se tornou mais grave a política estadunidense de hostilidade à RPDC, longe de atenuar-se.

Não coisa mais estúpida e perigosa que ficar com braços cruzados sem forjar constantemente a própria força, ciente de que se incrementam os armamentos sofisticados dos inimigos que apontam à RPDC.

A realidade ensina que aumentar, sem nenhum momento de inércia, o potencial defensivo do país é a única via para dissuadir a ameaça militar dos EUA e lograr a paz e prosperidade da Península Coreana.

O grande potencial de defesa nacional não descarta a diplomacia, trata-se de um meio potente para impulsioná-la ao rumo direto e garantir seu êxito. O panorama real das circunstâncias dadas comprova de novo que não há contentamento no incremento do poderio militar.

Enquanto exista o imperialismo em nosso planeta e persista o perigo da guerra de agressão contra a RPDC proveniente das forças hostis, não mudará a missão histórica das forças armadas revolucionárias e deve ser aumentada sem cessar a capacidade de defesa nacional pela órbita de novo desenvolvimento.

O informe designou ao Exército Popular as importantes tarefas de converter-se em um exército revolucionário e sofisticado do PTC e no fidedigno defensor do Estado e do povo tomando como dever geral da construção militar a identificação de todas suas filas com o Kimilsungismo-Kimjongilismo.

O documento destacou o projeto medular e as importantes tarefas estratégicas para lograr o desenvolvimento vertiginoso da indústria de defesa nacional.

Há que desenvolver os armamentos nucleares táticos capazes de utilizar como meios de diferentes fins na guerra moderna segundo os propósitos da missão operacional e os alvos de ataque mediante a elevação do nível de tecnologia nuclear, a minimização e o aligeiramento das armas nucleares e sua conversão nas táticas, e promover ininterruptamente a produção de ogivas nucleares de tamanho supergrande, de maneira que se possa dissuadir e controlar tangentemente com iniciativa as ameaças militares de diferentes tipos nos arredores da Península Coreana onde é inevitável a ameaça nuclear.

Ao mesmo tempo, se traçou a meta de melhorar a pontaria contra quaisquer alvos estratégicos dentro do alcance de 15 mil quilômetros para levar ao alto nível a capacidade de ataque nuclear preventivo e de represália.

Também foram apresentadas as tarefas de desenvolver e alocar em um curto prazo a ogiva de navegação ultrassônica sem motor, promover segundo o plano estabelecido o desenvolvimento do míssil balístico intercontinental de lançamento subaquático e terrestre com motor de combustível sólido e dispor do submarino nuclear e da arma estratégica nuclear de lançamento subaquático que possuem grande importância em elevar a capacidade de ataque nuclear a longa distância.

O informe insistiu em adquirir em curto prazo a capacidade de recolhimento de informações de reconhecimento mediante a operação do satélite de espionagem militar e levar adiante em etapa crucial a investigação de capital importância para desenvolver os meios de exploração, inclusive os drones capazes de rastrear com precisão até 500 quilômetros na profundidade da frente.

Definiu como tarefa principal que compete ao ramo das ciências de defesa nacional converter o Exército Popular com estrutura convencional no sofisticado e seleto ao desenvolver ao máximo nível as ciências e técnicas dessa esfera e investigar e desenvolver muito mais armamentos sofisticados e equipamentos e aparatos técnicos de combate.

Há que orientar a investigação e o desenvolvimento à meta medular da indústria bélica de fazer inteligentes, precisos, não tripulados, muito eficientes e aligeirados os equipamentos bélicos.

Enumerou as tarefas substanciais de completar os preparativos da resistência de todo o povo, importante trabalho que não se pode descuidar em nenhum caso em consolidar a capacidade de defesa nacional.

Posto que se rompe o equilíbrio internacional das forças devido ao aumento exorbitante dos gastos militares dos EUA e das demais forças hostis, as importantes tarefas referidas no informe para o fortalecimento da capacidade de defesa nacional manifestam a férrea convicção e vontade de seguir incrementando a força militar do país, até que se ponha ponto final ao círculo vicioso da conjuntura a ponto de guerra e o relaxamento e do diálogo e tensão e despareçam as expressões de ameaça e chantagem das forças hostis.

O Máximo Dirigente apresentou no informe as tarefas de fomentar o desenvolvimento das ciências e tecnologias para abrir com segurança a rota de autofortalecimento e prosperidade.

O informe define o desenvolvimento de ciências e tecnologias como a tarefa medular e a melhor estratégia para a construção socialista, analisou globalmente os erros cometidos no processo de materialização da linha de dar importância a elas e mencionou as metas de desenvolvimento científico-técnico de cada domínio a ser alcançadas no prazo do novo Plano Quinquenal e os meios de sua execução.

Se deve resolver ativamente os problemas científicos e técnicos prementes para cumprir o novo Plano Quinquenal para o desenvolvimento da economia nacional e promover o desenvolvimento de tecnologias medulares, avançadas e sofisticadas.

Há que impulsionar sem cessar os trabalhos para estabelecer o sistema de direção e controle partidistas, estatais e administrativos sobre o desenvolvimento das ciências e tecnologias, compartilhar os êxitos de investigação científica e formar todos os cidadãos como competentes cientistas e técnicos.

No informe, o Máximo Dirigente assinalou os êxitos, experiências, defeitos e lições, observados durante o período de revisão geral na construção da cultura socialista.

É a meta ambiciosa e ideal do partido conduzir os habitantes à civilização do novo século ao próprio estilo, ao propiciar a nova era dourada da cultura socialista.

No informe, foram analisados e avaliados os trabalhos realizados durante o lustro passado nos ramos de educação, saúde pública, literatura e arte, imprensa e informação e esporte, que desempenham papel importante em formar todos os integrantes da sociedade como ente mais poderoso, dar ânimo à revolução em marcha e levar à feliz término a construção socialista.

Fo feita menção reiterada da meta geral da educação consistente em construí-la como ensino em que se possa confiar com tranquilidade o futuro e foram apresentados o objetivo de desenvolvimento do ramo e as tarefas detalhadas para converter a RPDC na potência da educação e na de talentos ao dar bom impulso à revolução de ensino do novo século.

Ao setor de ensino médio e educação superior compete melhorar incessantemente o conteúdo e método de ensino e o regime de administração didática conforme à tendência de desenvolvimento da educação moderna e as demandas pedagógicas e realizar metodologicamente os afazeres para melhorar a capacidade e a qualificação dos professores, autores da revolução educacional.

É preciso impulsionar com energia o trabalho para renovar as condições e o ambiente de ensino como a construção de escolas, ao incrementar o investimento e o apoio estatais ao ramo de educação.

No informe foram enumerados os planos detalhados para aportar aos habitantes os melhores benefícios médicos ao desenvolver a saúde pública socialista como a mais vantajosa e avançada.

O domínio de saúde pública deve realizar substancialmente a remodelação dos órgãos de cura e prevenção e das fábricas farmacêuticas e de aparatos médicos, formar bem os funcionários médicos e preparar a sólida base profilática suscetível de fazer frente a qualquer crise sanitária de alcance global.

O documento analisou com seriedade o trabalho do setor de literatura e arte no período de balanço geral e indicou as tarefas para abrir nova era de florescimento neste ramo ao registrar uma grande viragem em todas suas esferas.

Com ampla visão e empreendedor modo de trabalho, os funcionários diretivos de criação, os criadores e os artistas do ramo de literatura e arte devem criar excelentes obras que transmitam o espírito Juche, o caráter nacional e o caráter contemporâneo, oferecer com dinamismo as funções peculiares e impulsionar a formação de reservas com vistas ao futuro e à base do correto sistema, estratégia de desenvolvimento e clara meta de desenvolvimento.

Corresponde ao setor de imprensa e informação as tarefas de imprimir uma nova revolução no jornalismo, serviços informativos, radiodifusão e imprensa de acordo com a exigência da nova era de mudança e auge da construção socialista para empreender com vigor a campanha informativa e midiática infundindo em todos os habitantes a essência da ideia, linhas e políticas apresentados pelo Congresso do Partido e mobilizando-os à materialização de sua resolução.

O ramo de esportes deve situar a RPDC na lista dos países avançados neste domínio redobrando os esforços conforme ao prestígio e posição de Estado muito digno.

Os rumos inovadores da construção da cultura socialista refletem o grandioso projeto de criar uma nova civilização coreana ao produzir uma revolução em todas as esferas dela tomando como trampolim de avanço e salto os êxitos, experiências, erros e lições adquiridos durante o tempo de balanço geral.

O informe destacou o tema de impulsionar como trabalho de todo o partido, o país e a sociedade a batalha para acabar com os fenômenos antissocialistas e os opostos aos princípios socialistas e estabelecer em todo o país o modo de vida socialista a fim de introduzir uma mudança revolucionária na vida moral e espiritual das pessoas.

Todos os habitantes devem criar e desenvolver nova vida nobre e culta ao estilo coreano e levar a cabo uma forte luta massiva contra os fenômenos opostos ao modo de vida socialista guardando com firmeza a fé no socialismo e o apego e confiança no seu.

Em seu informe, o camarada Kim Jong Un elucidou as tarefas de consolidar e desenvolver mais o sistema social do Estado no correspondente à realidade em que se eleva rapidamente a posição da RPDC e entra em nova etapa a revolução coreana.

Destacou a necessidade de fortalecer o caráter popular do Estado conforme às características essenciais do regime socialista coreano, lograr a administração unificada, científica e estratégica, estabelecer estritamente em toda a sociedade o ambiente de respeitar a lei segundo o requerimento da construção de um Estado constitucional socialista e fazer os órgãos judiciais e fiscais e as entidades de segurança pública e estatal cumprir com toda sua sagrada missão e responsabilidade como defensores confiáveis do regime socialista, das políticas e do povo.

Ademais, indicou as importantes tarefas para consolidar as organizações de massas, que desempenham o papel de correias de transmissão e entes auxiliares do partido, como poderosas entidades políticas e forças competentes da construção socialista.

O informe exigiu às filiais das organizações de massas armar-se com a ideia revolucionária do Partido tomando como seu fundamento os trabalhos internos de acordo com sua missão de entidade de educação ideológica e, em particular, preparar os membros da Liga da Juventude como auxiliares e reservas do Partido.

O informe do Máximo Dirigente, que ilumina a rota de avanço transcendental da construção socialista, serve de bandeira combativa que chama a lograr nova vitória de próxima etapa ao por em pleno manifesto na situação atual a superioridade e o poderio do socialismo coreano em todos os trabalhos estatais como os de economia, defesa nacional, ciências e tecnologia e construção cultural.

3. Pela reunificação independente da pátria e o desenvolvimento das relações exteriores

O Máximo Dirigente Kim Jong Un referiu-se no terceiro capítulo do informe aos importantes problemas pela reunificação independente da pátria e o desenvolvimento das relações exteriores.

Ademais, examinou o problema das relações com a Coreia do Sul conforme à demanda da situação atual e da época alterada e aclarou a posição princípios do PTC sobre os vínculos intercoreanos.

Atualmente a nação coreana se encontra no sério dilema de avançar à paz e reunificação reparando o estancamento das relações Norte-Sul ou seguir sofrendo a tragédia de divisão em meio ao círculo vicioso de enfrentamento e perigo de guerra.

Não é exagerado dizer que a situação atual das relações entre ambas partes coreanas voltou ao tempo anterior à publicação da Declaração de Panmunjom e ficou mais longe de ser realizado o sonho da reunificação, assinalou o documento.

Continuam na Coreia do Sul os atos de hostilidade militar e os complôs anti-RPDC, que agravam a situação da Península Coreana, devido ao qual é tenebrosa a perspectiva da melhora das relações intercoreanas, apontou.

A conjuntura congelada das relações Norte-Sul não pode ser resolvida pelos esforços de uma parte ou com o passar do tempo, avaliou.

Se desejam de verdade a paz e a reunificação do país e pensam no destino da nação e no futuro das gerações vindouras, não devem ficar por mais tempo com braços cruzados ante a grave situação atual mas buscar as medidas ativas para salvar e melhorar as relações intercoreanas na fase catastrófica.

Em seguida, o informe declarou a seguinte posição de princípios sobre as relações intercoreanas.

Há que tomar a posição e atitude resolver antes de tudo os problemas fundamentais nas relações bilaterais, parar todos os atos hostis contra a contraparte, tratar com seriedade as declarações aprovadas entre ambas partes e as implementar com sinceridade.

O informe revelou a causa principal do congelamento repentino das relações Norte-Sul, que se encontravam em desenvolvimento favorável, e de seu regresso à conjuntura de enfrentamento.

Atualmente, as autoridades sul-coreanas fingem estar interessadas no melhoramento de suas relações com a parte Norte apresentando os assuntos não essenciais tais como a cooperação profilática, a humanitária e o turismo privado.

Desafiam a execução do acordo Norte-Sul de assegurar a paz e a estabilidade militar da Península Coreana desprezando obstinadamente a reiterada advertência da RPDC de parar a introdução de sofisticados equipamentos de guerra e os exercícios bélicos conjuntos com os EUA.

Para piorar, se entregam freneticamente à modernização das forças armadas classificando como "provocação" o desenvolvimento de armas convencionais de diversos tipos da RPDC, assunto relacionado com sua legítima soberania nacional.

Se elas querem criticar, deviam primeiro explicar as palavras proferidas pelo mandatário sul-coreano tais como acelerar os esforços para obter e desenvolver as propriedades militares sofisticadas, desenvolver os mísseis mais precisos, fortes e voadores que os balísticos e de de cruzeiro que já possuem, e o acabamento do míssil balístico dotado de ogiva pesada no máximo nível mundial, e interpretar de maneira persuasiva o propósito e a verdadeira intenção da introdução contínua dos equipamentos de ataque sofisticados.

O informe advertiu seriamente as autoridades sul-coreanas que se elas tentam seguir acusando a parte norte com palavras como "provocação" mantendo o modo de pensamento dual e parcial, a RPDC não terá outro meio que tratar de outra maneira a Coreia do Sul.

Quando elas controlem rigorosamente as condutas anormais e anti-reunificação e as elimine pela raiz, será aberto um novo caminho ao melhoramento das relações intercoreanas baseadas na confiança e reconciliação duradouras.

A reabilitação ou não das relações intercoreanas depende inteiramente da atitude das autoridades sul-coreanas que receberão na mesma medida e no equivalente a seus esforços.

No momento atual, não sentimos a necessidade de mostrar unilateralmente a boa fé às autoridades sul-coreanas como antes mas temos que tratá-las segundo suas respostas a nossas justas demandas e seus movimentos pela implementação dos acordos intercoreanos.

O documento analisou que de acordo com a atitude das autoridades sul-coreanas, as relações intercoreanas podem voltar em curto tempo ao ponto de nova partida à paz e prosperidade como na primavera de há 3 anos, como desejam todos os compatriotas.

Em seu informe, o Máximo Dirigente aclarou o rumo geral e a posição política do PTC para ampliar e desenvolver no geral as relações exteriores.

O documento examinou profundamente a atual situação internacional e o ambiente exterior da RPDC.

Em vista das atividades exteriores do partido no período de revisão geral, fizemos o balanço e concluímos que é preciso manter invariavelmente a estratégia de responder com intransigência à intransigência das forças hostis, que atuam com imprudência e ilegalidade, e às potências despóticas.

O informe o afirmou e definiu como rumo geral dos atuais trabalhos exteriores ampliar e desenvolver globalmente as relações exteriores de acordo com a posição estratégica do Estado e garantir fidedignamente no político e diplomático a construção socialista.

Para esse fim, aclarou os problemas de princípios a ser mantidos no ramo de trabalho exterior.

Há que manter com firmeza o princípio da independência nas atividades exteriores considerando como primeira missão da diplomacia da RPDC a defesa da dignidade do partido e dos interesses estatais e a elevação do prestígio nacional.

Se deve empreender de maneira ofensiva a campanha diplomática para defender o direito ao desenvolvimento normal do Estado ao frustrar as tentativas das forças hostis de ultrajar a soberania nacional.

É preciso enfocar as atividades políticas exteriores a controlar e subjugar os EUA, maior obstáculo do desenvolvimento da revolução coreana e principal inimigo.

Seja quem for o governante estadunidense, não mudam nunca a forma de ser dos EUA e sua política anti-RPDC.

Cabe ao ramo de trabalho exterior a tarefa de estabelecer de modo artificioso a estratégia sobre os EUA e seguir ampliando a solidariedade com as forças independentes e antiimperialistas.

Ao mesmo tempo, é preciso frustrar a ofensiva reacionária dos inimigos e elevar o prestígio estatal aumentando o papel do setor de propaganda ao exterior.

O informe destacou a importância de ampliar e desenvolver ainda mais as relações com os países socialistas, fortalecer a unidade e cooperação com os partidos revolucionários e progressistas aspirantes à independência e dinamizar a luta conjunta antiimperialista em escala mundial, de maneira que se converta favoravelmente o ambiente exterior do Estado.

Seguidamente, o informe manifestou a firme vontade do  Partido de defender com firmeza a paz e a estabilidade da Península Coreana e do resto do mundo.

Neste planeta não há outro país como a RPDC que sofre a permanente ameaça de guerra e, por conseguinte, é muito forte a aspiração do povo coreano à paz.

Contamos com o poderoso dissuasivo de guerra e o fortalecemos constantemente a fim de defender-nos e abrir a era de autêntica paz sem guerras.

Posto que nossa capacidade de defesa nacional chegou ao nível capaz de frustrar de antemão fora do território nacional a ameaça das forças hostis, o agravamento da situação da Península Coreana se estenderá à instabilidade de segurança das forças que ameaçam nosso país.

A chave do estabelecimento de novas relações RPDC-EUA reside na retirada da política hostil do segundo à primeira, salientou o informe e aclarou solenemente a posição do PTC de tratar os EUA no princípio responder a intransigência com intransigência e a boa fé com a boa fé.

E reafirmou que a RPDC, responsável possuidora de armas nucleares, não as usará enquanto as forças hostis agressoras não tentem usá-las contra ela.

O texto expõe a posição da política externa do PTC de fomentar a amizade e solidariedade com todos os países do mundo que respeitem a soberania da RPDC e fazer valer a autêntica justiça internacional. Desta maneira, foi preparada a guia estratégica e tática que possibilita elevar ainda mais o prestígio exterior e a influência internacional da RPDC no novo período de balanço geral.

4. Pelo fortalecimento e desenvolvimento dos trabalhos partidistas

No quarto capítulo do informe, o Máximo Dirigente Kim Jong Un fez balanço dos êxitos logrados no período de revisão geral nos trabalhos pelo fortalecimento do partido e apresentou as tarefas e meios para melhorá-las conforme às demandas da época e a realidade em desenvolvimento.

O informe avaliou que o êxito mais valioso alcançados nos trabalhos partidistas no último lustro foi ter estabelecido em todo o partido o sistema de direção única de seu Comitê Central, fortalecido extraordinariamente a capacidade combativa e a liderança do Partido e reajustado e reforçado de maneira total e detalhada sua  base.

E mencionou que o PTC foi fiel à sua missão e dever consistentes no ideal político de dar primazia às massas populares.

Se elevamos constantemente a capacidade combativa e diretiva do Partido, podemos conduzir com coragem o caminho de vitória da causa de construção socialista ganhando a absoluta confiança do povo apesar dos obstáculos e dificuldades de toda índole, este é o balanço principal e valiosa experiência que adquirimos nos trabalhos partidistas do último lustro.

O informe se referiu às importantes tarefas e meios para renovar radicalmente os trabalhos partidistas de acordo com a entrada da revolução coreana na etapa de novo desenvolvimento e saltos.

Definiu como primeira tarefa prestar atenção primordial ao estabelecimento do sistema de direção única do Comitê Central do Partido e seguir intensificando este trabalho.

Como assinala o informe, as organizações e funcionários partidistas devem absolutizar sempre a autoridade do Comitê Central do Partido, defendê-la por todos os meios e levar a cabo a luta intransigente contra os elementos que a contravenham, mesmo que sejam mínimos.

Há que prestar sempre a atenção a defender as façanhas de direção do Partido e, em particular, acondicionar bem as unidades onde estão impregnadas as proezas de direção no terreno dos grandes líderes, de modo que elas desempenhem o papel exemplar na materialização das políticas do Partido.

As organizações partidistas devem cumprir com escrupulosidade os trabalhos para a execução das orientações do partido e fazer rigorosos o controle e o balanço a respeito.

O informe apresenta como uma importante tarefa realizar substancialmente os trabalhos internos do Partido e consolidar por todos os meios a unidade monolítica de suas filas e as outras da revolução.

É necessário se enfocar na formação de quadros, força medular do Partido e membros de comando da revolução, intensificar constantemente a educação e controle para que eles não se corrompam no ideológico e consolidar no qualitativo as filas do Partido observando estritamente o princípio partidista e o de seleção rigorosa, reconhecidos objetivamente.

Se deve seguir prestando atenção a fortalecer as organizações primárias e as células, entidades de base do Partido, introduzir eficiência na organização e direção sobre a vida partidista considerando-as como chave dos trabalhos partidistas, e agrupar mais compactamente as amplas massas populares no entorno do Partido pondo grande empenho no trabalho com elas.

O trabalho ideológico constitui um dos principais deveres do Partido que não se deve descuidar nem por um momento em sua direção sobre a revolução e a construção.

O informe apresentou a tarefa de manter o princípio do sistema de direção única dos trabalhos  ideológicos do Partido, corrigir os defeitos crônicos existentes no setor de propaganda partidista e melhorar radicalmente as formas e métodos de educação ideológica conforme aos requisitos da realidade em desenvolvimento.

Enquanto ao tema de intensificar a direção partidista e política sobre a revolução e a construção, pôs ênfase em organizar bem os comitês partidistas que desempenham o rol de Estado Maior político de cada unidade e elevar seu papel, estabelecer nas organizações partidistas o estilo revolucionário de aprovar corretamente as resoluções partidistas e as executar incondicionalmente, ter precaução sobre a detenção da gestão administrativa pelas organizações partidistas e a tendência a andar por trás de outros e resolver todos os problemas surgidos com os métodos partidistas e políticos.

O informe indicou os meios para lograr a melhora fundamental nos trabalhos partidistas.

Sobretudo, há que reparar os inapropriados sistemas e métodos de trabalho partidista de acordo com as exigências da realidade em desenvolvimento e convertê-la na popular e realista em acato ao idela de Iminwichon (considerar o povo como o céu) de nosso Partido.

Cada vez que se introduza nos trabalhos partidistas a intimidade com o povo e com a realidade, todo o partido se aproximará mais da verdade e se multiplicará sua combatividade, o que é uma ideia importante apresentada no informe.

O documento exigiu às organizações partidistas lutar intransigentemente contra qualquer menor demonstração de abuso do poder, o burocratismo e os atos de corrupção e irregularidades, após ressaltar que estas práticas devem ser tomadas pelo partido como primeiro alvo de luta para causar a maior cuidado no tempo atual.

Ressaltou que são outra maneira de melhorar o trabalho partidista aprofundar nas filas do partido a crítica, a batalha de ideias e o estudo, estabelecer a estrita disciplina revolucionária de trabalhar conforme à função de cada qual e elevar decisivamente o nível e a capacidade dos funcionários partidistas.

Na final do informe, o Máximo Dirigente Kim Jong Un apontou que, através do informe, se obtém uma compreensão profunda sobre os êxitos e defeitos reportados nos trabalhos, suas causas e rumos de luta futura e os meios detalhados e pôde determinar as orientações estratégicas e tácticas com base na opinião comum adquirida através de discussão coletiva.

Expressou a esperança de que todos os delegados estudem e discutam profundamente o conteúdo e os problemas apresentados, atendo-se à ideia diretiva do partido e com a elevada responsabilidade partidista, e lhes exortou lutar com vigor pelo novo salto e nova vitória na construção socialista, pelo grande Estado e pelo grande povo, unindo-se mais compactamente em torno ao CC do PTC sob a bandeira do grande kimilsungismo-kimjongilismo.

O histórico informe do Máximo Dirigente, que aclarou plenamente as guias programáticas para levar a novo auge todos os trabalhos do partido e da revolução, recebeu o apoio total dos participantes no Congresso e promete com firmeza a marcha vitoriosa e o futuro maravilhoso da causa socialista ao estilo coreano.

O documento será uma eterna obra monumental nos sagrados anais do PTC que com sua grande ideia e liderança, orienta a revolução do Juche pelo único caminho de vitória e glória mais brilhantes.

O conteúdo detalhado do informe será trasladado e divulgado às organizações partidistas de todos os níveis como documento de circulação interna do partido. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário