segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Kim Tok Hun apresentou o informe para o cumprimento do novo Plano Quinquenal


No IV período de sessões da XIV Legislatura da Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia, efetuado no dia 17, o deputado Kim Tok Hun, Primeiro-Ministro da RPDC, apresentou o informe para o cumprimento cabal do Plano Quinquenal para o Desenvolvimento da Economia Nacional, apresentado pelo VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia.

"Graças aos esforços abnegados de todos os habitantes e dos oficiais e soldados do Exército Popular, mobilizados para o cumprimento da Estratégia Quinquenal para o Desenvolvimento da Economia Nacional em acato à resolução do VII Congresso do Partido, foram alcançados no último lustro valiosos recursos que possibilitam desenvolver sustentavelmente a economia nacional com as próprias forças", apontou o informe e continuou:

"Se fez mais forte o caráter independente e autóctone da economia nacional, já que foi impulsionada a construção de centrais hidrelétricas para preparar nova capacidade de geração elétrica, se estabeleceu o sistema de produção de ferro Juche e se desenvolveram a construção de novos estabelecimentos e as obras de remodelação por setores.

A cidade de Samjiyon foi convertida em modelo de cidade moderna montanhosa, foram levantadas por toda parte as criações monumentais em que está plasmada a civilização moderna, entre outras, a avenida Ryomyong, a Zona de Recreação Cultural de Balneário de Yangdok e o Zoológico Nacional, e foi levada a cabo uma campanha para estabilizar a vida dos habitantes danificados pelos sucessivos desastres naturais para que eles possam sentir na realidade a gratidão ao regime socialista.

Se manteve o estado profilático estável, que permite defender a segurança do Estado e a vida do povo frente a pandemia que assola todo o mundo, e foi estabelecido o fundamento e o ordenado sistema de trabalho no setor de higiene e profilaxia.

No período da batalha de 80 dias, foi levantado um auge produtivo nos setores prioritários e terminou com êxito a construção de importantes projetos que possibilitam consolidar a base da economia independente.

Tais êxitos valiosos são nobre fruto da orientação patriótica e abnegada do Máximo Dirigente Kim Jong Un que continuou sem treguas a marcha forçada de orientação no terreno pela pátria querida e o grande povo coreano.

Foram aclaradas as causas dos graves erros reportados no trabalho do Conselho de Ministros no período do cumprimento da Estratégia Quinquenal.

Agora se apresenta a importante tarefa de cumprir incondicionalmente o Plano Quinquenal para o Desenvolvimento da Economia Nacional, apresentado no VIII Congresso do PTC.

No prazo do novo plano, o Conselho de Ministros situará a economia nacional na órbita normal de desenvolvimento sustentável sem flutuação alguma ante as influências externas tomando a estratégia de reajuste e reforço, apresentada pelo Partido, como a de economia, e a autoconfiança e autossuficiência como tópico principal.

Prestará atenção primordial ao desenvolvimento das indústrias-chaves como a metalúrgica e a química, pilares da economia nacional, para abrir a brecha de cumprimento do Plano Quinquenal e revitalizar a economia nacional em seu conjunto.

Aumentará decisivamente a produção elétrica, principal força motriz da economia autárquica, de modo que sejam garantidos desenvolvimento estável da economia nacional e da ida material e cultural da população.

O setor da indústria elétrica reforçará no geral a base de produção e ampliará com vistas ao futuro levando a cabo ao mesmo tempo a luta para aumentar a produção para cobrir as necessidade iminentes.

Se incrementará o investimento na indústria carbonífera, base avançada do desenvolvimento da economia independente, para abastecer no suficiente o carvão necessário às indústrias-chaves da economia nacional.

A nível estatal, se impulsionará fortemente o projeto de fornecer de maneira concentrada à indústria mineira os equipamentos, materiais, mão de obra e fundos, de modo que se consolidará a base material e técnica das minas de carvão e se elevará decisivamente a porcentagem de trabalhos mecanizados nas galerias.

Se consolidará a base da indústria mecânica do país e a transformará na de tipo desenvolvedor e criativo para inventar e produzir modernos e eficientes produtos mecânicos, de maneira que ela conduza todos os setores da economia.

Para satisfazer no principal as demandas da economia nacional sobre os metais não ferrosos e os minerais não metálicos, o setor da indústria extrativa reforçará o pessoal de prospecção geológica, promoverá em apego à realidade o projeto de explorar e usar de maneira unificada e eficiente os recursos naturais subterrâneos do país e ampliará a base produtiva das minas, fundições de metais não ferrosos e fábricas.

O domínio de transporte ferroviário e o de transporte marítimo e terrestre dará bom impulso à modernização das ferrovias, melhorará radicalmente o transporte para cobrir as demandas e produzirá muito mais cargueiros de grande tamanho convenientes à tendência mundial de construção naval e trens elétricos subterrâneos, trólebus, bondes e ônibus de novos modelos.

No ramo da construção, serão bem preparados os construtores profissionais, se elevará o nível de mecanização e serão traçados os planos anuais para impulsionar em grande medida a construção básica, inclusive a de moradias para 50 mil núcleos familiares em Pyongyang e para 25 mil na zona de Komdok. Igualmente, se esmerará na operação e direção sobre o cumprimento desses planos com o fim de facilitar à população das condições de vida mais culta e renovar a fisionomia do país.

No princípio de elevar a função do Estado como organizador de questões econômicas e fazer com que seus resultados contribuam ao fomento do bem-estar da população, o Conselho de Ministros realizará o controle unificado sobre os produtos e tomará a redução de custos e o melhoramento da qualidade como assunto principal para a melhora da administração econômica.

No setor agrícola, o principal da construção econômica socialista, há que alcançar incondicionalmente a meta de produção de cereais indicada pelo Partido e consolidar com firmeza o fundamento técnico-material para o desenvolvimento sustentado da agricultura.

Se canalizará a força ao desenvolvimento da indústria leve, se incrementará a produção de artigos de consumo e se melhorará sua qualidade para que os habitantes prefiram usar os produtos nacionais.

Será aumentada sistematicamente a produção de artigos aquáticos no domínio da pesca.

As cidades e condados traçarão bem em vista da realidade a estratégia de desenvolvimento e as metas perspectivas, convenientes às características locais, e as implementará com tenacidade, de modo que todas essas unidades administrativas se convertam em pontos estratégicos do Estado socialista civilizado e próspero e zonas desenvolvidas com peculiaridades próprias.

O Conselho de Ministros resolverá com iniciativa os prementes problemas científico-técnicos apresentados para o cumprimento do novo plano quinquenal e promoverá o desenvolvimento das sofisticadas tecnologias medulares.

Com o fim de registrar avanços na construção econômica e no melhoramento da vida da população, procurará promover todos os trabalhos econômicos às novas inovações, criações audazes e avanço constante e tomará as medidas para eliminar o antiquado sistema de trabalho e os inconvenientes e ineficientes estilos de trabalho que freiam nosso avanço.

Conscientes de sua grande responsabilidade assumida ante ao partido, a revolução, a pátria e o povo, todos os funcionários da direção econômica devem cumprir bem sua tarefa revolucionária na luta para implementar a resolução do VIII Congresso do Partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário