quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Sobre o melhoramento do trabalho de comunicações


 Discurso de conclusão na VI sessão do Comitê Popular da Coreia do Norte, 8 de abril de 1946.

Agora, vou me referir a alguns problemas para melhorar as comunicações.

O Departamento de Comunicações assume uma tarefa de extraordinária importância. Podemos dizer que as comunicações são os nervos do país. Ao igual que o homem não pode atuar como queira, se paralisado seu sistema nervoso, o Estado não pode cumprir devidamente suas funções se para o sistema de comunicações.

O bom funcionamento das comunicações é de vital importância para edificar a nova Coreia democrática. Se estes meios funcionam bem, toda política do Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte chegará oportunamente até as unidades de base e o que ocorre nestas, ao centro e, por conseguinte, a construção do Estado, sob uma direção central unificada, marchará sem tropeços.

As comunicações estão estreitamente vinculadas também com a vida cotidiana do povo. Com o pleno funcionamento dos organismos de comunicações, a população poderá intercambiar notícias desfrutando assim das comodidades na vida. Por isso, logo após a libertação do país, centramos nossas forças para restabelecer e readequar os meios de comunicação, ademais das empresas industriais e das instalações de transporte, destruídos selvagemente pelo imperialismo japonês.

Todavia, no presente há deficiências neste serviço devido a que o pessoal do Departamento de Comunicação não vem trabalhando como lhe corresponde. Por exemplo, não pôde ser normalizado o enlace telegráfico e telefônico entre o centro e as províncias, nem tampouco está na ordem devida a rede de serviços postais. Na realidade, até a data este Departamento não fez nada digno de menção, exceto ter esboçado três ou quatro modelos de selo postal e subido desnecessariamente a tarifa telegráfica.

Estes fatos provam que seus funcionários possuem uma escassa capacidade dirigente, ou mesmo que sabotam de propósito a construção do país.

Há que superar o quanto antes as deficiências no trabalho do Departamento de Comunicações e imprimir decididas melhoras a este serviço.

Para melhorar as comunicações é preciso, em primeiro lugar, reforçar as filas dos trabalhadores do setor.

Esta é uma garantia decisiva para assegurar o normal funcionamento das comunicações. Por magníficas que sejam as medidas que implementamos para elevar o nível deste serviço, não as poderemos levar a cabo, se não melhoramos o quadro do pessoal do setor. Por isso, há que prestar primordial atenção a esta tarefa.

É preciso reajustar o quadro dos trabalhadores de comunicações. Neste setor não haverá progresso algum enquanto persistam elementos espúrios e sabotadores do trabalho. Temos que comprovar a qualidade dos funcionários do Departamento de Comunicações, do de correios e demais trabalhadores do ramo e eliminar todos os elementos reacionários, sabotadores e preguiçosos. Há que substituir o subchefe do referido Departamento e outros funcionários que até a data não cumpriram fielmente sua missão. Seria bom que se traslade para outros domínios mais de 60 pessoas que está empregando fora da necessidade o escritório de gestão de poupança, dependente do Departamento de Comunicações.

Junto ao reajuste do pessoal de comunicações, há que incorporar neste setor pessoas honestas que trabalham com entusiasmo na construção do Estado. Ademais, se deve tomar medidas para formar sistematicamente os empregados de comunicações no futuro.

É necessário, ademais, que estes trabalhem com responsabilidade. Hoje contamos com escassos equipamentos e pessoal técnico para as comunicações. Em tais condições, estas funcionarão na forma devida somente quando seus trabalhadores se esforcem com afinco para cumprir com sua tarefa, manifestando elevado fervor pela edificação do país.

Uma das tarefas principais que o Departamento de Comunicações deve cumprir é normalizar o funcionamento de telégrafos e telefones. Deve explicar bem aos trabalhadores respectivos a importância que possuem estes serviços para que os assegurem com responsabilidade. Em particular, deve empreender enérgicos esforços para elevar seu nível técnico e de qualificação de modo que dominem o manejo dos equipamentos e máquinas que operam. Assim, devem fazer com que as comunicações telegráficas e telefônicas funcionem com rapidez e exatidão.

Ademais, é importante que os trabalhadores dos serviços postais cumpram devidamente com sua tarefa.

Na atualidade, tais serviços deixam bastante a desejar. Por esta razão, as cartas são entregues com muito atraso e o povo sente incomodidades. Isso demonstra, no fim das contas, que os empregados do setor não trabalham com a posição de donos.

Para melhorar os serviços postais é preciso implantar uma boa rede de distribuição de correspondência e, ao mesmo tempo, combater energicamente os fenômenos negativos na administração de correio. Há que sancionar com severidade os trabalhadores que sabotam esta tarefa, seja com tratamentos negligentes dos envios ou com a demora em sua distribuição.

Uma das tarefas principais para melhorar as comunicações é dotar os serviços com bons equipamentos.

Todavia suas instalações não foram restabelecidas e ordenadas no todo. As imperfeições, em particular, dos equipamentos telegráficos e telefônicos acarretam em muitas dificuldades à construção do país. É preciso reabilitar e por em ordem, o quanto antes, todos os meios de comunicação.

O Departamento de Comunicações deve centrar suas forças em completar em escala nacional as instalações telegráficas e telefônicas. Deve estabelecer prontamente as linhas telefônicas diretas entre o centro e as províncias. Ao mesmo tempo, terminar o restabelecimento de linhas telefônicas entre as províncias, entre as províncias e os condados, assim como instalá-las entre os condados e os cantões. Outrossim, deve tomar medidas para ordenar as redes de serviços postas e dotá-las de rápidos meios de transporte para a distribuição dos envios.

Há que dispensar uma profunda atenção à preparação de aparatos de radiodifusão. O Departamento de Comunicações deve esforçar-se para repará-los e reforçá-los e aumentar sua potência. Deve estar assim em condições de anunciar e propagar amplamente ao interior e exterior do país a correta política do Poder popular e os êxitos conquistados por nosso povo na construção da nova pátria.

É preciso cuidar com esmero das máquinas e equipamentos do setor. As instalações de comunicações e de radiodifusão, por melhores que sejam, não poderão funcionar devidamente se não recebem cuidadosa manutenção. Por isso, o Departamento de Comunicações tem que estabelecer um eficiente sistema de manutenção de máquinas e equipamentos, revisá-los e repará-los a tempo. Guiará os trabalhadores do ramo a cuidá-los e protegê-los rigorosamente de sabotagens do inimigo.

O referido Departamento deve averiguar e registrar os aparatos de rádio de particulares e organismos e inscrever e ter sob controle estrito a totalidade de emissores e receptores de ondas curtas.

Com vista a melhorar o trabalho do Departamento de Comunicações há que elevar o rol de seu chefe e de outros responsáveis. Do papel que desempenhem eles depende em grande medida a prontidão na retificação das deficiências surgidas nas atividades do Departamento. Devem realizar seus trabalhos não de maneira desordenada mas de modo planificado, traçando um plano detalhado. E sempre devem deliberar sobre seu trabalho e constantemente trocar opiniões com os trabalhadores das unidades inferiores para resolver problemas pendentes. Por não ter experimentado antes atividades políticas e por haver começado recentemente a edificação do país, poderão cometer erros de diversos tipos no trabalho. Porém, estudando com aplicação, deliberando à fundo sobre o trabalho e reunindo boas opiniões, podem retificar a tempo os erros e fazer com que as comunicações funcionem normalmente.

Para canalizar o trabalho deste ramo é necessário intensificar a direção e inspeção sobre ele e, de maneira especial, o controle financeiro. O Departamento de Finanças deve formar um grupo de controle e inspecionar, até 20 de abril, a gestão financeira do Departamento de Comunicações. Ao mesmo tempo, os comitês populares de todas as províncias deverão examinar e conhecer o trabalho dos centros de comunicações de sua área e informar de seus resultados ao Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte antes de 15 de abril. Este, por sua parte, analisará em todos os aspectos o trabalho do Departamento de Comunicações até primeiro de maio e tomará as medidas correspondentes para fomentar as comunicações.

Estou seguro de que os trabalhadores do Departamento de Comunicações, bem conscientes de que assumem uma difícil missão, farão grandes esforços para cumpri-la com êxito, melhorando e fortalecendo as comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário