sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Presidente Kim Il Sung, herói lendário da luta antijaponesa

 

Amanhã, 15 de agosto, celebra-se os 75 anos da libertação da Coreia.

Este acontecimento foi o resultado da guerra antijaponesa empreendida pelo General Kim Il Sung em forma de resistência de todo o povo com o Exército Revolucionário Popular da Coreia como grosso.

Partindo da posição independente de que o povo coreano deve cumprir a revolução coreana com as próprias forças e conforme à realidade do país, ele apresentou a original linha de luta armada e organizou em 25 de abril de Juche 21 (1932) a Guerrilha Popular Antijaponesa (posteriormente convertida em Exército Revolucionário Popular da Coreia), primeiras forças armadas revolucionárias.

A guerra de vida ou morte contra os agressores japoneses armados até os dentes, empreendida sem a retaguarda estatal nem o apoio de um exército regular, foi a mais árdua e penosa na história mundial de guerras.

No trajeto da revolução antijaponesa percorrido pelo líder antecessor, houve acontecimentos dolorosos como a perda de seus pais, de seu irmão mais novo e companheiros de armas, o período difícil em Tianqiaoling onde criou a obra-prima "A la guerra antijaponesa" padecendo de febre severa e a Marcha Penosa de mais de cem dias.

Os originais métodos de combate de guerrilha criados pelo General Insigne como a tática de fazer ruido no leste e atacar pelo oeste, a de marcha rápida e a de espetáculo distanciado, os invasores japoneses sofreram a derrota vergonhosa em todos os combates, fato que gerou muitas lendas e anedotas sobre a clarevidência militar dele.

Sob sua direção, foi fundada a Associação para a Restauração da Pátria, frente unida nacional antijaponesa, e foram organizados por toda parte do país muitos acampamentos secretos, os temporários e os grupos de resistência armada que constituíram a base militar da resistência de todo o partido assentada na retaguarda inimiga.

Ante ao ataque geral do ERPC e à resistência de todo o povo, os imperialistas japonesas declararam a capitulação incondicional em 15 de agosto de 1945.

Brilharão para sempre nos anais da pátria as façanhas imortais do Presidente Kim Il Sung, herói lendário da luta antijaponesa e redentor da nação coreana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário