quinta-feira, 17 de maio de 2018

Representante permanente coreano pronuncia discurso em Conferência de Genebra sobre Desarmamento


O representante permanente da RPDC junto do Gabinete das Nações Unidas e das Organizações Internacionais em Genebra proferiu um discurso na 2ª sessão da Conferência de Genebra sobre Desarmamento, no dia 15 de maio.

Observando que a situação da Península Coreana atraiu a atenção global como um assunto de grande interesse desde o começo deste ano, ele disse:

"Kim Jong Un, presidente da Comissão de Assuntos de Estatais da República Popular Democrática da Coreia, disse em seu discurso de Ano Novo que o Norte e o Sul da Coreia devem melhorar as relações inter-coreanas congeladas e glorificar este ano significativo como um evento memorável digno de nota na história da nação.

A RPDC, firmemente empenhada em pôr fim à história de confrontação e contribuir para a paz regional e global, adotou medidas sem precedentes para promover a melhoria das relações intercoreanas e provocou uma mudança radical na situação da península coreana.

Isso resultou na criação de um bom ambiente para melhorar as relações inter-coreanas durante os 23º Jogos Olímpicos de Inverno em março, seguido por uma histórica Cúpula Norte-Sul e da adoção da 'Declaração de Panmunjom para a Paz, a Prosperidade e a Unificação da Península Coreana' em abril.

Os espetaculares eventos que ninguém jamais imaginaria há alguns meses estão se desdobrando um após o outro, e as relações inter-coreanas que ficaram congeladas por 10 anos fizeram uma drástica reviravolta dentro de um curto período de apenas quatro meses, levando para uma atmosfera positiva de relaxamento da tensão e construção de confiança.

Esta notável realidade é o resultado da forte vontade da RPDC de defender a paz e a sua corajosa determinação de reunificação nacional.

A RPDC declarou em abril que suspenderá os testes nucleares e de ICBM, e este foi seguido pelo anúncio de seu plano de desmantelar o local do teste este mês, a fim de garantir a transparência.

A descontinuação do programa nuclear é um processo importante para o desarmamento global, e a RPDC unirá o desejo internacional e os esforços para a suspensão total de testes nucleares.

A RPDC continuará a envidar esforços para neutralizar as tensões militares agudas e remover substancialmente o perigo de uma guerra na Península Coreana.

Induzir ao erro a opinião pública como se a vontade da RPDC sobre a desnuclearização da Península Coreana, aclarada na Declaração de Panmunjom, fosse resultado de sanção e pressão, ou insistir em manter a 'máxima pressão' são tentativas perigosas para jogar água fria no ambiente de diálogo preparado a duras penas e piorar a situação."

Por último, o orador expressou a esperança de que a sociedade internacional enviará apoio ativo para fomentar o ambiente positivo da Península Coreana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário