domingo, 27 de maio de 2018

Feitos imortais para o desenvolvimento unificado da língua nacional



A compilação do "Grande Dicionário Coreano", o primeiro dicionário unificado da língua nacional progrediu rapidamente na Coreia. Os filólogos da Academia de Ciências Sociais deram seu melhor pelo trabalho com um patriotismo ardente, tendo em mente os grandes esforços feitos pelo Presidente Kim Il Sung para impedir a divisão da língua nacional e alcançar seu desenvolvimento unificado.

Logo após a libertação do país, alguns caçadores de fama "inventaram" um alfabeto de seis letras e distribuíram um prospecto de reforma alfabética. E organizaram uma comissão para a reforma e até inventaram o novo sistema de ortografia coreano. Em seu trabalho histórico "Sobre a Reforma das Letras", em dezembro de Juche 36 (1947), o Presidente, com uma profunda análise da situação obtida, observou que a reforma das letras era uma questão muito importante relacionada ao futuro da nação e que a nação coreana era homogênea, que vivia no mesmo território com a mesma língua e letras desde os tempos antigos. E ele disse que se as letras fossem reformadas no norte apenas com o país dividido em duas devido à ocupação da Coreia do Sul pelos imperialistas dos EUA após a libertação, as pessoas no norte e no sul não poderiam ler as publicações e cartas uma da outra e a nação permaneceria dividida a longo prazo.

Durante uma conversa com Ri Kuk Ro, chefe da Associação Linguística Coreana, na primavera de 1949, ele afirmou que a reforma das letras era um trabalho a ser feito somente após a reunificação nacional. Em seu famoso trabalho "Sobre a compilação de livros didáticos de gramática coreana" em maio de 1950, ele criticou as sérias falhas do livro de gramática coreana (escrito em 1949) e indicou a direção e a maneira de reescrever o livro, dizendo que a parte não científica e o alfabeto anti-nacional de seis letras deve ser eliminado. Em julho de 1954 ele disse que a "proposta para simplificar o alfabeto coreano" usando 10 consoantes no final das sílabas feitas na Coreia do Sul sob a manipulação dos imperialistas dos EUA carecia de ciência e lógica e que o sistema ortográfico coreano deveria basear-se no princípio morfológico sem falta.

Quando se encontrou com um reverendo da Coreia do Sul no final da década de 1980, o Presidente fez observações muito importantes sobre a compilação de um dicionário para o desenvolvimento unificado da língua nacional. Suas observações serviram como uma garantia definitiva para a uniformidade linguística no norte e no sul. A compilação do "Grande Dicionário Coreano" foi realizada como um importante trabalho para implementar o pedido do Presidente Kim Il Sung e para realizar a nobre idéia do Dirigente Kim Jong Il em alcançar uma grande unidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário