sábado, 12 de maio de 2018

MINREX publica comunicado sobre o fechamento do campo de prova nuclear



 O Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia publicou no dia 12 o seguinte comunicado:

"Segundo a resolução da Terceira Reunião Plenária do Sétimo Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, o Instituto de Armas Nucleares e outros órgãos correspondentes estão tomando as medidas de trabalho para cancelar o campo de prova nuclear situado na zona septentrional da RPDC com o fim de garantir de maneira transparente o cessamento de testes nucleares.

Se prevê que entre os dia 23 e 25 em curso ocorra a cerimônia de cancelamento do campo de prova nuclear conforme as condições climáticas.

Esta atividade se realizará por ordem de derrubar com o modo de explosão todos los túneis do campo, fechar completamente as entradas e evacuar logo todas as equipes de observação, centros de pesquisa e construção das sub-unidades de guarda.

Ao mesmo tempo, se retirará todo o pessoal de guarda e pesquisa e será fechado completamente o contorno do campo de prova nuclear.

A este respeito, o Ministério das Relações Exteriores da RPDC comunica, sob autorização, os seguintes pontos de resolução:

Primeiro, estaremos dispostos a permitir a cobertura no terreno dos órgãos de imprensa no país e do corpo de imprensa internacional para demonstrar de maneira transparente o cancelamento do campo de prova nuclear na zona septentrional que se efetua segundo a resolução da Terceira Reunião Plenária do Sétimo Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

Tomando em consideração a estreiteza do campo de prova nuclear, o corpo de imprensa internacional será limitado aos correspondentes de China, Rússia, EUA, Grã Bretanha e Coreia do Sul.

Segundo, tomaremos as seguintes medidas de trabalho em relação à visita e cobertura dos membros do corpo de imprensa internacional:

1) Facilitaremos o avião de uso exclusivo e se tomarão as medidas necessárias como a abertura do espaço aéreo territorial para que todos os membros do corpo de imprensa internacional possam utilizar a linha aérea Beijing-Wonsan.

2) Para eles, ofereceremos um alojamento especialmente preparado em Wonsan e instalaremos o centro de imprensa.

3) Formaremos um trem especial para eles desde Wonsan até o campo de prova nuclear na zona septentrional.

4) Tomando em conta que o campo de prova nuclear está situado em um vale muito escondido e desabitado, eles se hospedarão no trem especial de uso exclusivo e receberão o conforto necessário.

5) Brindaremos as condições e a cooperação necessárias para que eles possam cobrir e filmar no terreno o processo cancelamento do campo de prova nuclear e transmitir o gravado desde o centro de imprensa.

No futuro também, a RPDC fomentará os vínculos estreitos e diálogos com os países vizinhos e a sociedade internacional para defender a paz e a estabilidade na Península Coreana e no resto do mundo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário