sábado, 24 de dezembro de 2022

Breve história do camarada Mao Zedong


O camarada Mao Zedong, grande líder do povo chinês que foi Presidente honorário do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Presidente da Comissão Militar do Comitê Central do Partido Comunista da China e Presidente do Comitê Central do Partido Comunista da China, nasceu em 26 de dezembro de 1893 em Shaoshan, província de Hunan, na China.

O camarada Mao Zedong começou a espalhar o marxismo-leninismo na China participando do movimento revolucionário desde o início e fundou o Partido Comunista da China em 1 de julho de 1921.

Participou no 3º Congresso do Partido Comunista da China em 1923 e foi eleito como membro do Comitê Central.

Em 1925, na época do movimento "30 de maio", organizou uma associação de camponeses em Hunan e foi para Guangzhou para dirigir o Instituto de Formação do Movimento Camponês.

Organizou e dirigiu a Revolta da Colheita de Outono em setembro de 1927 e em outubro criou uma base do exército revolucionário no monte Jinggang.

Em julho de 1928, foi eleito como membro do Comitê Central do Partido no 6º Congresso do Partido Comunista da China.

Em dezembro de 1929 participou na 9ª reunião de representantes partidistas do quarto regimento do Exército Vermelho, que foi realizada em Gutian, na província de Fujian, onde foi adotada a resolução "Sobre corrigir as ideias errôneas no partido".

Nesta ocasião foi apresentada a linha de construção do partido e do exército.

Em 1930 o Exército Vermelho foi reorganizado como Primeiro Exército Vermelho e ele se tornou seu leal comissário político.

Em novembro de 1931 repeliu a ofensiva de cerco do exército inimigo que atacava ferozmente e participou no 1º Congresso da República Soviética da China realizado em Ruijin, província de Jiangxi  ocasião na qual foi eleito como Presidente do Governo Central da República Soviética da China.

Estando sob perseguição, a partir de outubro de 1934 o Exército Vermelho realizou uma exitosa marcha de um ano que cobriu mais de 10 mil quilômetros, saindo do sul da China até Shensi na parte norte.

Em janeiro de 1935, durante a Longa Marcha, passou a ocupar o cargo de liderança de todo o partido e reorganizou o Comitê Central Militar Revolucionário e o Secretariado Central na reunião ampliada do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China realizada em Zunyi, província de Guizhou.

Em resposta à agressão do imperialismo japonês, em agosto de 1937 estabeleceu a linha de "Guerra de Resistência de Todo o Povo" e neste período escreveu as obras "Sobre a contradição" e "Sobre a prática".

Em abril de 1945, no 7º Congresso do Partido Comunista da China, proferiu o informe "Sobre o Governo de Coalizão" e foi eleito Presidente do Comitê Central do Partido.

Em outubro de 1949 logrou grande vitória na Revolução de Nova Democracia dirigindo o povo, o exército e o Partido Comunista da China, fundou a República Popular da China e foi eleito Presidente do Governo Popular Central da República Popular da China, Presidente do Comitê Militar Revolucionário Popular e Presidente do Comitê Nacional da Primeira Conferência Consultiva Política do Povo Chinês.

Em outubro de 1950, levantou as chamas da "luta para resistir aos EUA e ajudar a Coreia" e despachou o Corpo de Voluntários do Povo Chinês à frente coreana.

Em agosto de 1954 foi eleito como deputado do 1º Congresso Nacional do Povo.

Em setembro de 1954 foi eleito Presidente da República Popular da China e Presidente do Comitê de Defesa Nacional.

Em abril de 1956, apresentou a linha geral da construção socialista na Reunião Ampliada do Bureau Político do Comitê Central do Partido Comunista da China.

Em setembro de 1956, foi eleito novamente como Presidente do Comitê Central do Partido no 8º Congresso do Partido Comunista da China.

A partir de 1966, estimulou e dirigiu a Grande Revolução Cultural Proletária.

Em abril de 1969, foi eleito novamente como Presidente do Comitê Central do Partido no 9º Congresso do Partido Comunista da China.

Em agosto de 1973, foi eleito novamente como Presidente do Comitê Central do Partido no 10º Congresso do Partido Comunista da China.

Faleceu devido a enfermidade em 9 de setembro de 1976 em Pequim.

Toda a vida e caminho de luta do camarada Mao Zedong foi um exemplo claro de um revolucionário proletário que dedicou tudo à luta pela vitória da causa revolucionária do povo chinês, à causa da libertação dos povos oprimidos e colonizados e à causa comunista internacional.

Embora tenha falecido o grande líder camarada Mao Zedong, fundador do Partido Comunista da China, do Exército de Libertação Popular da China e da República Popular da China, líder destacado do movimento operário e do movimento comunista internacional e amigo mais íntimo do povo coreano, suas nobres façanhas serão lembradas para sempre.

Texto publicado na primeira página da edição de 10 de setembro de 1976 do diário Rodong Sinmun, órgão do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário