sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

A pilhagem de recursos minerais do imperialismo japonês através da “Lei de Mineração da Coreia”


O Japão saqueou quantidades incontáveis de recursos subterrâneos da Coreia no período de sua ocupação militar do país (1905-1945).

Um exemplo típico é a pilhagem à força da “lei de mineração da Coreia”.

O Japão pesquisou e compreendeu a distribuição dos recursos minerais da Coreia no início da década de 1910 e preparou e promulgou a lei em dezembro de 1915.

A lei estipulava que o direito de mineração seria conferido ao primeiro requerente, exceto para regiões ou tipos de minerais específicos.

Através da lei, os imperialistas japoneses, antecipando seu monopólio de campos promissores e tipos importantes de minerais com base em dados de pesquisa de minas, informaram seus capitalistas com antecedência sobre áreas de mineração favoráveis e promissoras e os encorajaram a apresentar pedidos antes de outros, assim abrindo caminho para as capitais japonesas monopolizarem os direitos de mineração dos principais campos de mineração.

E a lei recusava aos que não fossem japoneses um novo direito de mineração e especificava a condição de que o direito de mineração seria concedido apenas a empresas corporativas. Ela estipulou que o direito minerário, que já existia, seria válido mesmo que a nova lei entrasse em vigor, assim confirmando e protegendo por lei a posse do direito minerário que os capitalistas japoneses já haviam apreendido. Também disse que a “lei de expropriação de terras” era aplicável às terras necessárias para o estabelecimento do direito de mineração, de modo a saquear à força as terras dos camponeses coreanos nas áreas selecionadas para o direito de mineração.

O desenvolvimento e o gerenciamento de minas pelos coreanos foram severamente limitados de acordo com a lei de mineração e as empresas japonesas foram autorizadas a saquear os recursos naturais da Coreia sem limitação.

Para dar um exemplo típico, o Japão monopolizou a indústria de mineração de ferro na Coreia e despachou 1.007.000 toneladas de minério de ferro entre 1914 e 1918. Depois de iniciar a guerra de agressão no continente asiático e a guerra do Pacífico, os japoneses ficaram mais ferozes na pilhagem .

De acordo com as estatísticas subnotificadas do Japão, levou mais de 400 toneladas de ouro da Coreia no período de sua ocupação militar.

Embora o Japão agora distorça sua história dominada pelo crime e os negue totalmente, todo pecado traz consigo sua punição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário