Com motivo do 8 de julho, data de falecimento do grande Líder camarada Kim Il Sung, fundador da Coreia socialista, os povos progressistas do mundo estão expressando infinita reverência ao camarada Kim Il Sung que criou o exemplo de nobre internacionalismo.
Na árdua luta armada antijaponesa pela libertação de nosso país da ocupação do imperialismo japonês (1905-1945), o camarada Kim Il Sung considerou como um sagrado dever internacionalista dos revolucionários coreanos ajudar a luta antiimperialista do vizinho povo chinês.
O grande Líder apresentou a linha sobre a frente conjunta antiimperialista dos povos de Coreia e China e organizou e comandou as operações conjuntas com as unidades antijaponesas da China, como o assalto à cidadela do condado de Fusong (em agosto de 1936) e a batalha de Shuangshanzi (abril de 1938), etc. Assim ele demonstrou o exemplo vivo de internacionalismo.
No árduo período da luta armada antijaponesa, o camarada Kim Il Sung defendeu com armas a União Soviética, primeiro Estado socialista. O grande Líder apresentou o lema “Defendamos a União Soviética com as armas!” e fez grandes contribuições à detenção e frustração da invasão do Japão mediante as ativas operações de perturbação da base inimiga. E durante o “incidente de Zhanggufeng” de 1938 e o “incidente de Halexinhe” de 1939, o grande Líder empreendeu vários assaltos e desferiu duros golpes às operações de invasão do imperialismo japonês contra a União Soviética.
Mesmo após a libertação de nosso país (15 de agosto de 1945), o camarada Kim Il Sung organizou ativamente as ajudas em todos os âmbitos ao Partido Comunista da China que estava empreendendo uma árdua luta contra o Kuomintang de Chiang Kai-shek. Não é algo casual que o Presidente Mao Zedong e outros líderes chineses tenham dito que em sua bandeira nacional, a Bandeira Vermelha de Cinco Estrelas, contém o sangue vermelho dos revolucionários coreanos.
Em 1962, quando estalou a crise do Caribe, o camarada Kim Il Sung disse que não se deveria poupar nada se necessário para defender a revolução cubana da invasão dos EUA, e ofereceu não só assistências políticas e militares, mas também alimentos e tratores, e enviou um grupo de técnicos prestigiosos.
O grande Líder enviou firme solidariedade e assistência desinteressada não somente à luta dos povos de Vietnã, Camboja e Laos, que rechaçavam a invasão e a intervenção dos imperialistas estadunidenses, e à luta dos povos dos países africanos como Argélia, Angola, Moçambique, Zimbábue e Namíbia contra os colonialistas, mas também à luta dos povos latino-americanos contra o imperialismo ianque e os governos diretoriais pró-EUA.
Quando a guerra do Oriente Médio foi estalada pelos sionistas israelenses, o grande Líder expressou firme solidariedade aos povos árabes e ofereceu enormes assistências materiais e militares.
Cada vez que os líderes e políticos dos países que tinham acabado de lograr a independência depois de livrar-se do jugo colonial do imperialismo visitaram nosso país e solicitaram assistência, o camarada Kim Il Sung contou a eles sobre os êxitos e as experiências que nosso povo logrou na construção da nova sociedade e resolveu todas as coisas que eles solicitavam. O grande Líder enviou os grupos de técnicos hábeis a vários países para as obras de irrigação e a construção das fábricas de instrumentos agrícolas e também, muitos tratores, caminhões e máquinas-ferramentas. Assim, o grande Líder não poupou assistência e cooperação multilaterais.
Didier Ratsiraka, ex-Presidente de Madagascar, disse como segue:
“Alguns estrangeiros só nos dão uns pescados quando passamos fome. Isso significa que nós teremos que depender deles no futuro também. Porém, meu irmão, o Presidente Kim Il Sung, nos ensinou a pescar para que nós mesmos possamos pescar cada vez que necessitemos”.
De verdade, o grande camarada Kim Il Sung é o eterno sol da humanidade que fez contribuições imortais à realização da causa da independência antiimperialista criando o exemplo de nobre internacionalismo.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário