terça-feira, 15 de março de 2022

O conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China destacou sobre a raiz do problema da Península Coreana


Em 7 de março, Wang Yi, conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, durante uma coletiva de imprensa da 5ª sessão da XIII legislatura do Congresso Popular Nacional, respondeu como segue à pergunta de um repórter em relação ao plano detalhado para a solução política do problema nuclear da Península Coreana.

"Na China há um ditado que para tratar uma enfermidade há que tratar sua raiz e  para remediar um erro, há que ir em sua fonte.

A raiz do problema da Península Coreana se encontra no fato de que a ameaça de segurança externa que afronta a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) não foi eliminado durante muito tempo e as razoáveis preocupações de segurança da RPDC não foram resolvidas.

Nós reconhecemos que, para resolver o problema da Península, todas partes devem atuar dirigindo uma as outras.

Nós presenciamos o fato de que desde 2018, a RPDC tomou uma série de medidas positivas dirigidas à promoção do diálogo, porém que não recebeu a devida recompensa até hoje.

Isso, como algo que não concorda com o princípio de "ação por ação”, entendimento comum alcançado entre ambas partes, aumentou a desconfiança entre a RPDC e os EUA, muito insuficiente desde o princípio, e ao final fez com que todas propostas de diálogo terminassem em palavras vazias.

Os EUA deve tomar uma medida prática para solucionar a razoável preocupação de segurança da RPDC e estabelecer a confiança fundamental com a RPDC."

Através das palavras de Wang Yi, conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores da China, se pode saber claramente mais uma vez onde radica a causa que impossibilita a solução do problema da Península Coreana até agora e quem é o culpado.

Enquanto não se elimine por completo a “raiz” do problema da Península Coreana gerada pela política hostil dos EUA contra a RPDC não se poderá discutir sobre a sólida paz e segurança da Península Coreana e da região. Esta é a verdade já comprovada pela história.

Os EUA deve prestar ouvido à justa e imparcial voz da sociedade internacional e retirar a política hostil contra a RPDC.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário