segunda-feira, 8 de novembro de 2021

O significativo novembro para as relações de amizade e cooperação entre RPDC e Vietnã


Novembro é verdadeiramente um mês significativo para as relações de amizade entre a República Popular Democrática da Coreia e a República Socialista do Vietnã que gozam de uma longa história e tradição de 71 anos.

Há 63 anos, o grande Líder do povo coreano, camarada Kim Il Sung, realizou uma visita oficial de amizade à República Democrática do Vietnã (nome na época) de 28 de novembro a 2 de dezembro de 1958.

Em vésperas de sua visita, o estimado líder do povo vietnamita, camarada Ho Chi Minh, partindo de seu infinito respeito e veneração ao grande Líder camarada Kim Il Sung, fez reimprimir a “Breve história biográfica do camarada Kim Il Sung” que já havia sido publicada no Vietnã em 1956 e traduziu pessoalmente para o idioma vietnamita e fez publicar o livro de versão chinesa intitulado “As experiências da cooperativização socialista na parte norte da República” que já havia sido publicado em nosso país.

O grande Líder camarada Kim Il Sung, nas conversações que realizou em três ocasiões com o Presidente camarada Ho Chi Minh, falou detalhadamente as experiências da construção socialista em nosso país dizendo que, como os dois países viveram em uma situação difícil, desejam mutuamente que tudo ocorra bem, que o povo vietnamita poderá viver bem em um futuro próximo e que a época atual (naquele momento) é uma boa época em que o vento do oriente prevalece sobre o vento do ocidente.

O Presidente camarada Ho Chi Minh expressou admiração dizendo que o estimado camarada Kim Il Sung cria milagres com a inflexível vontade e capacidade de materialização sem igual e solicitou oficialmente enviar diretamente ao Vietnã os livros sobre as experiências da construção socialista na RPDC traduzidos para o chinês.

O grande Líder camarada Kim Il Sung visitou novamente a República Democrática do Vietnã de 9 a 16 de novembro de 1964 quando se aproximava o perigo do estalo de uma guerra total no Vietnã pelo “Incidente da Baía Bac Bo” e estimulou e animou o povo vietnamita para que lutasse com fé na vitória.

O  grande Líder camarada Kim Il Sung, dizendo que devemos ajudar ativamente a luta do povo vietnamita não só espiritualmente mas também materialmente, enviou grande ajuda e respaldos materiais e espirituais.

O novembro está gravado ainda mais preciosamente na alma dos povos de ambos países já que neste mês os excelentes aviadores da RPDC saíram à frente do Vietnã em acato ao nobre dever moral internacionalista do grande Líder camarada Kim Il Sung.

Os aviadores do Exército Popular da Coreia que saíram à frente do Vietnã em novembro de 1966, há 55 anos, ombro a ombro com o povo do Vietnã em luta, defenderam fidedignamente o céu azul do Vietnã compartilhando a vida e a morte e a alegria e tristeza.

Em 15 de julho de 2015 a Rede do Povo da China transmitiu detalhadamente sobre os méritos de luta dos aviadores do Exército Popular da Coreia dizendo que os aviadores coreanos participaram pessoalmente no comparte ao mesmo tempo em que formaram aviadores do Vietnã do Norte, que eles derrubaram os aviões inimigos cercando-os com o “MiG-17” que eram lentos porém ágeis e “MiG-21” velozes com grande poderio de fogo.

As relações de amizade e cooperação entre a RPDC e o Vietnã que como nutrimento o nobre dever moral revolucionário e as relações pessoas de amizade entre o grande Líder do povo coreano, camarada Kim Il Sung e o estimado líder do povo vietnamita, Presidente Ho Chi Minh, se desenvolveram como especiais relações camaradescas e estratégicas pela histórica visita oficial de amizade do camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia realizada em março de 2019 e acolheram o período de máxima prosperidade de seu desenvolvimento.

As relações de amizade e cooperação RPDC-Vietnam, provadas e fortalecidas em meio às tempestades do tempo, se desenvolverão com maior majestosidade e energia com a forte corrente do rio Taedong de Pyongyang e do rio Hong de Hanói.

Pak Sang Gil, vice-presidente da Associação Coreia-Ásia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário