segunda-feira, 15 de novembro de 2021

Por que os EUA fala tanto sobre "proteção de Taiwan" ?


Ultimamente os EUA realiza anormais movimentos militares sob o pretexto de “proteção de Taiwan”.

No passado 3 de novembro, o Departamento de Defesa dos EUA fez como um fato consumado a possibilidade do estacionamento do exército estadunidense em Taiwan ao excluir o item de “estacionamento das forças armadas estrangeiras em Taiwan” da lista da “linha vermelha” com respeito ao problema de Taiwan refletido no “Informe anual do desenvolvimento da China nos setores militar e de segurança 2021”.

Recentemente o governante dos EUA, em lugar público, não ocultou a intenção de que “o exército estadunidense sairia em defesa de Taiwan no tempo de emergência” e recentemente no Congresso estadunidense foi proposto até um projeto de assistência militar em um montante de 2000 milhões de dólares para Taiwan.

Em meio a isso as forças especiais do exército estadunidense deu treinamentos às forças armadas de Taiwan e, na ilha de Guam, não muito distante, o exército estadunidense mostrou notáveis movimentos militares empreendendo exercícios militares conjuntos com a unidade marinha de Taiwan.

Isso constitui um desafio frontal ao princípio de uma só China reconhecido pela sociedade internacional e não podemos menos que considerá-lo como uma imprudente loucura de enfrentamento que destrói e viola a ordem de princípio da não intervenção nos assuntos internos e do respeito à soberania.

Tais manobras militares dos EUA não partem da “generosidade” dirigida a proteger Taiwan. Seu objetivo reside, do princípio ao fim, em converter Taiwan na primeira trincheira e base avançada para contenção da China e utilizar proveitosamente Taiwan para a realização de sua estratégia do Índico-Pacífico.

Recentemente, o porta-voz do Ministério da Defesa da China advertiu seriamente que a tentativa e ações brutais dos EUA contra a China fará sem falta com que se rompa sua cabeça e corra o sangue ante a muralha de aço do Exército de Libertação Popular da China. Isso constitui a expressão da firme convicção e vontade do povo chinês de defender até o final sua sagrada soberania.

O assunto de Taiwan, como um assunto da inviolável soberania que pertence cabalmente aos assuntos internos da China, deve ser solucionado sem falta de acordo com o princípio de uma só China.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário