Hoje em dia os povos coreano e cubano acolhem o dia significativo em que se completa três anos desde que os Dirigentes dos dois países asseguraram uma oportunidade transcendental digna de destaque na história do desenvolvimento das relações bilaterais.
Em 4 de novembro de 2018 o estimado camarada Kim Jong Un foi pessoalmente ao aeroporto e recebeu cordialmente o camarada Miguel Díaz-Canel e ofereceu o banquete e a janta de boas-vindas por sua visita a Pyongyang.
E compartilhou com ele especial afeto de amizade camaradesca desfrutando juntos da grande ginástica massiva e apresentação artística “A pátria brilhante” e da apresentação conjunta dos principais grupos artísticos.
Nos encontros e conversações com o camarada Miguel Díaz-Canel efetuados de 4 a 6 de novembro, o camarada Kim Jong Un aclarou a firme vontade de ampliar e fortalecer ainda mais conforme à demanda da nova época as estratégicas e camaradescas relações RPDC-Cuba, estabelecidas, consolidadas e desenvolvidas pelos Líderes antecessores.
O camarada Miguel Díaz-Canel, expressou agradecimento pela cordial hospitalidade dos camaradas coreanos e enfatizou que sua visita à RPDC em um importante período da sucessão da causa revolucionária constitui a expressão da firme e invariável posição do partido e governo cubanos de seguir desenvolvendo invariavelmente as relações entre os dois países.
No momento de despedida, os Dirigentes de ambos países, que seguraram firmemente as mãos um do outro, se comprometeram a não soltar nunca estas mãos que levantam juntas no alto a bandeira do socialismo e avançar com firmeza a construção socialista na RPDC e Cuba pelo caminho da vitória.
O histórico encontro em Pyongyang entre o camarada Kim Jong Un e o camarada Miguel Díaz-Canel constituiu um ponto de viragem histórico para continuar e desenvolver invariavelmente, século após século e geração após geração, as fraternas e tradicionais relações de amizade e cooperação estabelecidas entre RPDC e Cuba e consolidar firmemente a unidade combativa dos povos de ambos países que lutam pela causa comum.
As relações de amizade RPDC-Cuba se sublimam e desenvolvem ainda mais com o passar dos dias como especiais relações camaradescas e estratégicas sob a atenção especial do camarada Kim Jong Un e do camarada Miguel Díaz-Canel.
Para implementar cabalmente os acordos alcançados entre os Dirigentes de ambos países houve intercâmbios de delegações de alto nível como a visita da delegação do partido e governo da RPDC à Havana em maio de 2019 e a visita do Presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos e sua comitiva a Pyongyang em julho do mesmo ano e foram firmados acordos, protocolos e memorandos sobre a cooperação e intercâmbio em vários setores como economia, política e cultura.
RPDC e Cuba intensificam o apoio e colaboração mútua na arena internacional defendendo firmemente os princípios da independência antimperialista e do socialismo e se esforçam conjuntamente pela realização da causa da independência no mundo.
Embora atualmente se multipliquem as manobras desafiantes e obstaculizadoras das forças hostis que tentam frustrar a causa socialista em Cuba, o povo cubano unido em torno ao Partido Comunista de Cuba liderado pelo camarada Miguel Díaz-Canel empreende uma enérgica luta para construir uma Cuba socialista.
Nosso povo se sente alegre considerando todos os êxitos que o povo cubano alcança na construção socialista vencendo todas as provas e obstáculos com os quais tropeça como os seus.
Nós, no futuro também, enviaremos total apoio e solidariedade à luta do povo cubano para defender a soberania do país e as conquistas da revolução e avançar vitoriosamente a causa socialista e nos esforçaremos continuamente pelo fortalecimento e desenvolvimento das estratégicas e camaradescas relações de amizade e cooperação entre os dois países.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário