sábado, 11 de junho de 2022

Paduk, jogo folclórico que promove o desenvolvimento intelectual


Paduk é um dos jogos folclóricos de longa data amplamente incentivados entre o povo coreano desde os tempos antigos.

Originalmente, era um jogo simples como kkoni, e foi desenvolvido em relação com a visão do universo dos ancestrais coreanos. Naquela época eles acreditavam que o céu era redondo e a terra era quadrada. Assim, o tabuleiro paduk plano significava a terra, seus quatro lados, quatro estações (primavera, verão, outono e inverno) e os 361 pontos de interseção de linhas verticais e horizontais no tabuleiro, um ano.

Chonwonjom no centro do tabuleiro também foi nomeado assim, pois pensavam que a Terra era o centro do espaço. E a forma redonda das peças paduk simbolizava o espaço redondo e as cores branca e preta das peças significavam o dia e a noite, respectivamente.

Paduk foi difundido na Idade Média, bem como nos tempos antigos.

De acordo com Samguksagi (Crônicas dos Três Reinos compiladas em 1145), Torim, um monge do Reino de Coguryo (277 a.C.-668 d.C.) enfraqueceu o poder nacional de Pakje (final do primeiro século a.C.-660 d.C.) aproveitando-se do paduk, rendendo serviço à grande causa de integração territorial de seu país.

De acordo com os registros de Coryosa (História de Coryo), aqueles que eram bons em jogar paduk durante a dinastia Coryo (918-1392) eram chamados de Kuksu, ou tesouro nacional, e algumas pessoas talentosas foram para outros países para competir no século XIII.

No período da dinastia feudal de Joson (1392-1910), o interesse público pelo paduk cresceu ainda mais.

Tinha sido amplamente disseminado entre as classes privilegiadas, não entre os plebeus. Durante um tempo juntou poeira devido aos movimentos viciosos dos imperialistas japoneses para obliterar a cultura nacional da Coreia durante a ocupação militar do país. Após a libertação do país (15 de agosto de 1945), o paduk voltou a ser amplamente divulgado, e agora é um evento esportivo folclórico e um jogo popular de promoção da inteligência.

Como possui inúmeros movimentos e truques, é considerada uma das melhores atividades para cultivar a inteligência das pessoas.

Por esta razão, muitos comandantes militares cultivaram sua sabedoria e elaboraram estratégias e táticas enquanto jogavam paduk no passado.

O jogo agora é amplamente incentivado entre as pessoas.

Os jogos nacionais e regionais de paduk são realizados regularmente na RPDC.

As casas de paduk em Pyongyang e nas províncias e os círculos paduk nas bases de educação extracurricular para jovens e crianças são os centros onde muitas pessoas, incluindo jovens e crianças, aprendem conhecimentos e habilidades de paduk.

Em meio ao crescente interesse social pelo paduk, muitos jardins de infância estão oferecendo aulas de paduk.

Nenhum comentário:

Postar um comentário