domingo, 12 de junho de 2022

Canções do período do iluminismo


Se tratam de canções progressistas criadas desde a década de 1920 até antes da libertação nacional (15 de agosto de 1945).

Se pode dizer que naquele período era empreendido um movimento de literatura e arte proletária que refletiam a demanda e o sentimento ideológico da classe trabalhadora, ao cobrar dinamismo o movimento operário na Coreia.

Por outra parte, foi uma época história em que se elevava o patriotismo antijaponês do povo pela ampliação ao interior e exterior do país da influência da Luta Armada Antijaponesa organizada e dirigida pelo grande Líder camarada Kim Il Sung e cobrava mais auge o movimento antijaponês de libertação nacional em seu conjunto.

Por estas condições as canções daquele tempo tenham o carácter iluminista e antijaponês.

Os literatos e artistas conscientes criaram muitas obras encaminhadas a defender a música nacional e imbuir o povo com a ideia antijaponesa, e o comum em seus conteúdos ideológicos e estéticos era que refletiam veridicamente a situação miserável e o rancor nacional do povo privado do país e o sentimento de resistência ao imperialismo japonês.

Embora não pudessem refletir a ideia revolucionária pela limitação do tempo, as canções do período do iluminismo continham a dor, a tristeza e o rancor da nação coreana que se viu obrigada a viver uma vida de escravidão colonial.

Se elas foram amplamente difundidas com forte atração sentimental foi porque suas letras representaram o sentimento ideológico, a aspiração e a estática de vida do povo daquela época e suas melodias foram populares de acordo com o gosto e o sentimento do povo.

Entre elas estão  “Primavera em minha terra-natal”, “Céu de minha terra-natal” e outras canções que provocam intensa nostalgia.

Também estavam em voga as obras musicais que falavam das belas paisagens ou lugares pitorescos com relíquias históricas do país.

Há também os cantos que manifestaram o desejo e a confiança na libertação nacional como “Balsamina” e “Rio Tuman lagrimoso”.

As canções do período do iluminismo, apesar de certas limitações, servem de preciosas relíquias musicais da nação coreana por seu caráter progressista, importância na história musical e valor hereditário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário