terça-feira, 8 de setembro de 2020

Raiz histórica da constituição do Poder Popular


 Na Coreia a constituição do Poder Popular se iniciou no período da Luta Revolucionária Antijaponesa. Desde que empreendeu as atividades revolucionárias, o camarada Kim Il Sung considerou o Poder como um assunto fundamental da revolução. Apresentou a original linha de construção do Poder Popular nas Conferências de Kalun e Minyuegou e em outras reuniões e a enriqueceu em várias etapas da luta revolucionária.

Durante a Luta Armada Antijaponesa, ele orientou os esforços para estabelecer o Governo Revolucionário Popular nas bases guerrilheiras.

Em 18 de março de 1933, em uma reunião destinada a estabelecer o Governo Revolucionário Popular na circunscrição nº 5 de Wangqing em Sishuiping, zona guerrilheira de Gayahe, proferiu o discurso intitulado “O Governo Revolucionário Popular é um genuíno poder do povo”, afirmando: "O Governo Revolucionário Popular que estabelecemos é um genuíno poder do povo, baseado na aliança operário-campesina com a classe trabalhadora à frente e apoiado na frente unida das amplas massas antijaponesas”.

Mais tarde, em todas as zonas guerrilheiras da Manchúria do Leste se estabeleceu o Governo Revolucionário Popular zonal e em todas as aldeias o correspondente governo de igual nome.

Os governos distribuíram gratuitamente a terra aos camponeses e aplicaram o sistema de jornada laboral de 8 horas em todas as zonas guerrilheiras. proclamaram a igualdade de direitos do homem e da mulher e tomaram medidas para oferecer ensino gratuito nas escolas do Corpo Infantil e oferecer assistência médica gratuita a todos os habitantes nos hospitais das zonas guerrilheiras.

Experimentando na prática a superioridade do genuíno Poder Popular, os moradores de Xiaowangqing, junto com os guerrilheiros, lograram defender sua zona guerrilheira ao frustrar a “operação punitiva” de grande envergadura dos imperialistas japoneses que durou desde princípios de 1933 até fevereiro do ano segunte.

Kim Il Sung refletiu no “Programa de Dez Pontos da Associação para a Restauração da Pátria” as valiosas experiências obtidas na materialização da linha de construção do Poder Popular.

Uma vez liberado o país em agosto de 1945, ele estabeleceu o Comitê Popular Provisório da Coreia do Norte. Em setembro de 1948, organizou o governo e proclamou a fundação da República Popular Democrática da Coreia que representa os interesses de todo o povo coreano

Com sua fundação, os coreanos, firmemente unidos em torno do Poder Popular dirigido pelo grande Líder Kim Il Sung, puderam levantar um Estado socialista, poderoso e próspero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário