A Agência Central de Notícias da Coreia fez pública no domingo (27) o seguinte comentário para advertir as autoridades sul-coreanas.
Em relação ao incidente desagradável para a atual fase de vínculos intercoreanos que não deveria ocorrer, investigamos e informamos no passado dia 25 à parte sul os detalhes do ocorrido.
E em acato ao propósito da Direção Suprema, reforçamos as medidas de segurança necessárias para que não ocorra outro incidente que denigra em qualquer caso as relações de confiança e respeito entre ambas partes coreanas.
Temos em conta a busca em todas as águas marítimas do sudoeste e da costa ocidental e até os trâmites e maneiras de entregar convencionalmente à parte sul o cadáver, se acaso nos encontramos com este trago pela maré.
Porém, segundo informações da Frota do Mar Oeste de nossas forças armadas, a parte sul mobiliza desde o dia 25 de setembro muitos navios de guerra e outros navios à presuntiva busca que violam as águas territoriais de nossa parte. Tal proceder causa nossa vigilância merecida e faz pressentir outro caso ingrato.
Não nos interessamos se o Sul empreende ou não quaisquer operações de busca em suas águas jurisdicionais.
Porém, não podemos permitir jamais a violação de nossas águas territoriais e o advertimos seriamente.
Exigimos à parte sul o cessar imediato da injustificada violação da linha de demarcação militar do Mar Oeste que ocasionará nova tensão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário