11 de julho é o Dia Mundial da População.
Em 11 de julho de 1987, a população mundial chegou a 5 bilhões, o que serviu de motivo para que o Fundo de População das Nações Unidas definisse essa data como Dia Mundial da População em reunião de seu conselho executivo efetuada em 1989.
Com motivo desta data, a cada ano o Fundo apresenta os problemas prementes relacionados com a demografia e a saúde reprodutiva e propões realizar várias atividades em todos os países para elevar a consciência e a atenção social a respeito.
A população mundial chegou a 6 bilhões em 1999 e 7 bilhões em 2011 e se prevê que chegue a 8 bilhões este ano.
Durante dezenas de anos houve muitos êxitos no mundo. Em muitas nações se reduziu a pobreza e a mortalidade das grávidas e dos bebês, enquanto foi incrementada a expectativa de vida do homem. Por outro lado, muitos países tropeçam com vários desafios como o envelhecimento da população, aqueda da taxa de fertilidade, o aumento do número de emigrantes devido a conflitos, epidemias e clima catastrófico, e desigualdade social.
Por isso, este ano o Fundo definiu o lema “Mundo de 8 bilhões de pessoas: em direção a um futuro mais vigoroso” e propôs a todos países que realizem diversas atividades enfocando-se em reduzir as influências negativas pelo aumento populacional e elevar a consciência pública encaminhada a incrementar a capacidade de fazer frente a isso.
A RPDC aplica todas as políticas para o desenvolvimento populacional pondo em primeiro lugar a dignidade e direitos de todos os cidadãos e sua demanda e interesses.
Se esforça ativamente para lograr avanços substanciais no âmbito demográfico e da saúde reprodutiva como o desenvolvimento qualitativo da população e seu envelhecimento, o asseguramento do ambiente limpo, a medida ativa contra as calamidades naturais e o serviço em favor das grávidas e dos bebês. E promove a cooperação com o Fundo de População das Nações Unidas e outras organizações internacionais.
Na ocasião do Dia Internacional da População deste ano, empreende atividades propagandísticas mediante órgãos de imprensa e informação. O Instituto de Demografia publicou um número especial do boletim demográfico.
Naenara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário