sexta-feira, 8 de julho de 2022

Calendário da Era Juche e o Dia do Sol


Com motivo do 3º aniversário de falecimento do grande Líder camarada Kim Il Sung, foi aprovado em 8 de julho de Juche 86 (1997) a resolução “Acerca de fazer brilhar a vida revolucionária do grande Líder camarada Kim Il Sung e suas façanhas imortais” do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, da Comissão Militar Central do PTC, do Comitê de Defesa Nacional da República Popular Democrática da Coreia, do Comitê Popular Central da RPDC e do Conselho de Administração da RPDC.

Segundo a resolução, foi instituído o calendário da era Juche a partir de 1912, ano em que nasceu o grande Líder, e foi definido como Dia do Sol a data de seu nascimento (15 de abril), máxima festa nacional.

O grande Líder camarada Kim Il Sung logrou méritos imortais ante a pátria, o povo, a época e a revolução durante a longa trajetória de suas atividades revolucionárias desde que empreendeu o caminho da revolução em sua adolescência até seus 82 anos.

Abriu a nova época, a da independência, ao criar no período inicial a imortal Ideia Juche e, ao conduzir ao triunfo duas guerras, a guerra revolucionária contra o imperialismo japonês e a Guerra de Libertação da Pátria contra o imperialismo estadunidense, logrou a histórica causa de libertação nacional e defendeu firmemente a segurança da pátria e a dignidade da nação.

Ademais, levou a cabo a causa de fundar o partido, o Estado e o exército, cumpriu exitosamente a revolução social de duas etapas: a democrática antiimperialista e antifeudal e a socialista, levou ao êxito a construção socialista de várias etapas, como resultado que construiu nesta terra a potência socialista, independente na política, na economia e na defesa nacional, e defendeu firmemente o socialismo ao nosso estilo centrado nas massas populares e manifestou sua majestosidade a todo o mundo destruindo uma após a outra as manobras dos imperialistas e demais reacionários destinadas a esmagar e isolar a RPDC.

Durante todo o período de suas atividades revolucionárias, seguiu pelo caminho de abnegação pelo povo considerando Iminwichon (apreciar o povo como o céu) como sua máxima e compartilhando as penas e alegrias com ele, assim como dedicou tudo de si pela prosperidade da pátria e a felicidade do povo até o último momento de sua vida.

No calendário da Era Juche e no Dia do Sol estão refletidas a aspiração e a vontade de nosso povo e da humanidade progressista do mundo de perpetuar a vida revolucionária do grande Líder e suas façanhas.

O povo coreano usa o calendário da era Juche e com motivo do Dia do Sol de cada ano realiza atos políticos e culturais. 15 e 16 de abril são feriados estatais em que se içam a bandeira nacional em órgãos, empresas, entidades de todo o país, incluso em algumas moradias.

Naenara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário