terça-feira, 5 de julho de 2022

As sementes de conflito que são semeadas em todos os lugares


Ultimamente, com relação a que os EUA pretende instalar suas bases militares na zona marítima do Mar Egeu, as relações entre Turquia e Grécia estão piorando outra vez.

Segundo as reportagens de várias agências de notícias como a Agência Anadolu da Turquia, em maio passado os EUA decidiu instalar novas bases militares estadunidenses na zona marítima do Mar Egeu segundo o acordo militar bilateral com a Grécia que foi renovado, e a Grécia declarou tal zona marítima internacional como uma zona marítima de exercícios militares.

Reagindo a isso, a Turquia expressou que instalar uma base militar estrangeira nas proximidades do país constitui uma clara provocação e está elevando o nível de resposta como a publicação de uma advertência marítima de que seu país também declara a zona marítima internacional do Mar Egeu como uma zona marítima de exercícios militares.

Em relação a isso, os veículos de imprensa estão expressando a preocupação de que outro conflito pode levar à uma crise muito severa em torno ao Mar Egeu quando o mundo está inquieto pela situação crítica da Ucrânia.

As relações entre os dois países, que avançaram positivamente com motivo da visita à Turquia do Primeiro-Ministro da Grécia até março passado, se deterioraram repentinamente. Se pode dizer que isso se deve à vileza dos EUA que não hesita em fazer qualquer coisa para seus interesses estratégicos.

Historicamente, o problema de posse sobre o mar Mar Egeu é um ponto de conflito sensível entre Turquia e Grécia.

A mínima ação militar que ocorre nesta zona marítima implica o perigo de provocar um choque entre os dois países e, por isso, ambas partes mantiveram negociações para resolver este problema de maneira pacífica de acordo com os interesses mútuos.

Então, qual é a verdadeira intenção dos EUA que sabe claramente disso e agrava a tensão militar entre os dois países instalando até a base militar na zona marítima próxima da Grécia?

Os especialistas turcos avaliaram que isso está relacionado com que o balanço de forças na região em torno ao Mar Egeu está inclinando para o lado da Turquia que está emergindo como uma potência regional, e revelaram como segue.

Ao final, os EUA persegue a intenção de debilitar a força da Turquia criando uma nova tensão militar no Mar Egeu e fazendo com que a Turquia se enrede profundamente no conflito com a Grécia e, ao mesmo tempo, fortalecer seu domínio político-militar na região.

Todos os fatos demonstram claramente que os EUA é justamente o destrutor da paz que não hesita em cometer atos perigosos de semear as sementes do conflito em todas partes do mundo para lograr seu objetivo sinistro.

Jong Chol Jun, investigador da Associação Coreia-Europa

Nenhum comentário:

Postar um comentário