sábado, 27 de maio de 2023

A vida do genuíno revolucionário fiel à causa do líder brilhará eternamente


Discurso do camarada Ri Il Hwan, membro do Bureau Político e secretário do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, no ato de recordação pelo 1º aniversário de falecimento do camarada Hyon Chol Hae.

Camaradas!

Um ano se passou desde o falecimento do camarada Hyon Chol Hae, um destacado ativista político e militar do partido e do Estado e veterano dos órgãos das forças armadas, que dedicou toda sua nobre vida a apoiar a ideia e a causa do líder.

Na história de nossa revolução, que tem quase um século, houve muitos mártires que fizeram brilhar suas vidas com a fidelidade ao partido e ao líder e com devoção ilimitada ao povo, e não foram poucos os momentos dolorosos de despedida pela perda de um camarada, porém, a dor pela perda do camarada Hyon Chol Hae, de quem nos despedidos há exatamente um ano, ainda permanece vívida em nosso coração até hoje.

O lapso de um ano desde a perda do valioso revolucionário veterano, que deixou profunda admiração no coração de todos oficiais e soldados do Exército Popular e do povo de todo o país, não foram apenas 12 meses ou 365 dias, mas um período em que foi sentida uma perda que não pode ser recuperada.

Neste lapso de um ano, quando o país superou bravamente as duras provações, as mais duras desde a fundação do Estado, e logrou êxitos orgulhosos que serão gravados na história da revolução jucheana, o camarada Hyon Chol Hae sempre esteve conosco em nossa vida e luta.

A vida do revolucionário veterano que partiu após acumular méritos extraordinários com serviço ao povo com total devoção e fidelidade invariável ao líder em maio do ano passado, quando empreendíamos uma luta contra uma enfermidade maligna que representava grande ameaça e obstáculo à existência do Estado e à vida do povo, mostra claramente a todos que tipo de grande mundo de amor e justiça os revolucionários coreanos levam em suas vidas, como pinturas que se estendem em um mar de lágrimas com a honra de estar mais perto do sol.

Em outubro do ano passado, quando a Escola Revolucionária de Mangyongdae, máximo palácio docente para os filhos dos mártires revolucionários que assegura o verdor eterno da revolução do Juche, celebrou seu 75º aniversário de fundação, o camarada Hyon Chol Hae parecia estar presente com a imagem bela e elegante de uma criança da primeira geração, e o retrato do camarada Hyon Chol Hae junto aos dos principais comandantes que dedicaram seu sangue à luta revolucionária antijaponesa e à grande Guerra de Libertação da Pátria em meio às filas da parada militar que marcharam bravamente e demonstraram ao mundo inteiro o temperamento e a dignidade de nossa República poderosa, em celebração solene ao 75º aniversário de fundação do heroico Exército Popular da Coreia, brilhou intensamente.

Nas filas de luta que avançam resolutamente à nova vitória da revolução apoiando a intenção e a vontade do partido, o camarada Hyon Chol Hae nos guiou como exemplo de servidor fiel ao partido e ao líder, superando as dificuldades com vontade e fé inabaláveis, e nos encorajou até o fim como modelo de ser humano verdadeiro e revolucionário firme na primeira linha da revolução que avança inflexivelmente.

Hoje, neste local solene, recordamos com coração mais reverente o camarada Hyon Chol Hae, um verdadeiro filho do povo coreano e um veterano excepcional e fiel nascido da revolução do Juche, gravando firmemente a verdade de que embora tenha fim a vida física, não há fim para a vida política e ideológica do revolucionário infinitamente fiel ao partido e ao líder, e de que será eterna na memória do líder a vida daquele que vive e luta pelo povo.

Camaradas!

O camarada Hyon Chol Hae foi o mais fiel entre os fiéis que tinha uma excelente concepção revolucionária do líder e seguia e apoiava o líder não por senso de dever, mas por consciência, lealdade e convicção.

Para o camarada Hyon Chol Hae, o grande Líder foi o pai generoso e benfeitor mais precioso deste mundo que o fez desfrutar de uma vida genuína, abraçando-o quando estava abandonado como uma pedra em meio a todo tipo de desprezo e maus-tratos na terra-pátria, e o grande General foi o sol da vida e o mentor benevolente que o cuidou, defendeu e guiou em cada passo e fez crescer como um revolucionário que possui fé firme e inabalável.

O amor paternal do grande Líder e do grande General, que depositaram afeto especial chamando o camarada Hyon Chol Hae, filho de um comandante do Exército Revolucionário Popular da Coreia, à Escola Revolucionária de Mangyongdae, instruindo-o a estudar na universidade, nomeando-o como quadro nuclear e General do Exército Popular da Coreia na faixa dos 30 anos, fazendo-o frequentar o Comando Supremo como membro do grupo de planejamento de operação nos dias da direção revolucionária do Songun, dizendo que o camarada deveria viver e fazer a revolução como fizeram os membros da companhia de guarda-costas, foi o alimento que permitiu que o camarada glorificasse toda sua vida como renomado ativista político e militar de nosso Estado, partido e forças armadas.

Desde a infância, a fidelidade do camarada Hyon Chol Hae ao líder sempre foi clara e absoluta mesmo em meio às adversidades, tendo gravado firmemente o credo de que viver afastado dos braços do líder é como estar morto e que não se deve confiar em ninguém além do líder.

Um alter ego do líder que dedicou toda sua vida a ter conversas francas com o líder a qualquer hora e em qualquer lugar, compartilhando alma, fervor e afeto, esse foi o caráter e o temperamento revolucionário do camarada Hyon Chol Hae.

A firme e sincera qualidade ídeo-espiritual do camarada Hyon Chol Hae foi manifestada intensamente na luta para estabelecer um firme sistema de direção do líder sobre as forças armadas.

Na década de 1960, quando o camarada Hyon Chol Hae iniciou seu trabalho na Direção Política Geral, os burocratas que ocupavam importantes cargos no Exército Popular da Coreia manobravam aberta e secretamente para castrar a natureza e a tradição de nossas forças armadas revolucionárias por meio da "desideologização" e da "despolitização" do exército.

O camarada Hyon Chol Hae, possuidor de alta consciência política e fortes princípios, exercendo sua autoridade, relatou sem omissão ao grande General sobre os sujos e perigosos atos de traição que visavam romper a linha de vida das forças armadas, rompendo com a "separação entre partido e exército" e não cedendo a todo tipo de pressão e assédio, permitindo assim que os atos criminosos e as tentativas astutas dos contrarrevolucionários antipartidistas fossem reprimidos e esmagados resolutamente.

A fidelidade e o espírito revolucionário do camarada Hyon Chol Hae, cultivados e forjados na aguda luta política para defender a ideia, a linha e a autoridade do líder, foram demonstrados amplamente nos momentos de dificuldades severas, sem nenhum momento de claudicação.

O camarada Hyon Chol Hae, que teve a honra de ajudar de perto o grande General que assumiu o destino da revolução e continuava o incessante caminho do Songun, dedicou toda sua sabedoria e vigor ao trabalho para preparar os oficiais e soldados do Exército Popular como os de firme convicção que defendem o líder com consciência moral e ideológica e transformar as filas de quadros do Exército Popular em comandantes de elite que possuem uma concepção revolucionária do líder.

Os membros de comando do Exército Popular recordam com profunda emoção hoje também a imagem do camarada Hyon Chol Hae que se tornou um verdadeiro guarda-costas que fazia a segurança pessoal do grande General que se encontrava na linha de frente, não admitia uma mínima falha no trabalho de servir ao General e não tolerava nem o mais trivial fenômeno que fosse contra a intenção do General.

O camarada Hyon Chol Hae, como um veterano da revolução, se tornou porta-estandarte e espinha dorsal no estabelecimento do firme sistema de direção monolítica do estimado camarada Kim Jong Un sobre todo o exército e manteve a firme fé na invencibilidade e vitalidade eternas do Exército Popular que continua firmemente as tradições de Paektu.

O camarada Hyon Chol Hae, que seguiu e apoiou com toda sua alma desde o início o estimado camarada Kim Jong Un, que é um grande homem sem igual que continuará e completará brilhantemente nossa revolução seguindo o desejo do grande Líder e do grande General, estabeleceu no Exército Popular um sistema ordenado que reporta todas as questões que se apresentam nas atividades e na construção do exército e mostrou uma conduta exemplar ao não permitir demandas especiais neste trabalho.

Aqueles que não reconhecem o líder não são revolucionários e o destino deles é a contrarrevolução e o antipartidismo; a direção do líder é a linha de vida do Exército Popular e não podemos imaginar nosso destino longe de suas mãos; o quadros do Exército Popular devem ser fiéis ao líder mais do que qualquer outra pessoa; esses foram o lema e a verdade que o camarada Hyon Chol Hae aprendeu e percebeu ao longo da luta de toda sua vida.

Por contar com revolucionários fiéis como o camarada Hyon Chol Hae que estavam profundamente conscientes de que apenas a fidelidade herdada de geração em geração é a fidelidade mais genuína, nosso Exército Popular pôde ser desenvolvido e fortalecido ainda mais como forças armadas revolucionárias fiéis ao partido, como exército que segue somente a direção do camarada Kim Jong Un e reconhece somente ele como continuador fiel da causa revolucionária do Líder no novo ponto de viragem da revolução jucheana.

Quando lembramos do camarada Hyon Chol Hae, recordamos o modelo do prático que colocava excelentes resultados à frente de palavras e que desconhecia problemas insolúveis.

O camarada Hyon Chol Hae foi um prático polivalente que tomava iniciativa em qualquer tarefa em qualquer campo e a executava minuciosamente se fosse o que o líder pretendia e desejava, um prático ferrenho que concebeu continuamente coisas novas que pudessem contribuir para a prosperidade e o desenvolvimento do país, trazendo sempre alegria ao partido.

As marcas da vida genuína, na qual se esforçou e dedicou todas suas forças para a resolução dos problemas prementes do desenvolvimento econômico do país apoiando o plano do General para a construção de um país poderoso enquanto apoiava o grande General que se encontrava na frente em defesa do destino da pátria no período da marcha forçada e no da marcha penosa, quando o frenesi antissocialista dos imperialistas se tornava mais feroz, estão gravadas claramente em nosso coração e na história da pátria.

O camarada Hyon Chol Hae preparou modernas fazendas piscícolas de grande dimensão fazendo com que civis e militares comessem excelentes peixes como esturjões e abriu um cenário excepcional de sojas mobilizando todo o exército a assegurar muitas sementes de soja após ser instruído pelo grande General sobre a necessidade de elevar o cultivo de soja e fez levantar uma fábrica modelo da indústria de processamento de alimentos após receber o ensinamento do grande General de que se deve produzir alimentos diferenciados a partir dos produtos agrícolas de nosso país.

Quando pensamos na história de nossa economia que dava novos passos apesar das dificuldades severas, incluindo a construção da Fazenda nº 1116 e das modernas bases de produção de materiais de construção que deram os primeiros passos no país, vemos a imagem do camarada Hyon Chol Hae que explorou o caminho difícil e desconhecido tomando sempre a iniciativa com capacidade, amplos conhecimentos e vigoroso entusiasmo de trabalho.

Não foi por ter experiência ou formação acadêmica que o camarada Hyon Chol Hae possuía habilidades multifacetadas e abundantes que surpreendiam até mesmo os funcionários do campo especializado e deixaram uma riqueza valiosa para o país.

A consciência de que não se deve apenas seguir o caminho do líder, mas oferecer assistência, a lealdade para assumir e resolver qualquer problema que preocupe o líder, o fervor para viver centenas de noites estudando e refletindo a fim de seguir o grande propósito do partido e a crença de que a decisão do líder deve ser realizada incondicionalmente, tudo isso constitui o poder prático que permitiu ao camarada Hyon Chol Hae apresentar criações maravilhosas ao país sem hesitar diante de qualquer tarefa pesada e sem vacilar diante de quaisquer dificuldades.

Como era aquele que se esforçava continuamente, guardando no caderno cada palavra dos ensinamentos dados pelo grande General, o camarada Hyon Chol Hae era tido como um dos mais competentes funcionários político-militares que fazia um trabalho impecável.

Para nós, que devemos seguir até o fim o caminho da revolução apoiando o estimado camarada Kim Jong Un com elevadas aptidões exigidas pela época junto com a fidelidade infinita ao líder, o temperamento de trabalho e as habilidades do camarada Hyon Chol Hae servem como um espelho e manual a ser seguido.

A vida do camarada Hyon Chol Hae se destaca ainda mais com seu verdadeiro sentimento humano incomparável e brilha ainda mais na admiração de todas as pessoas.

A aparência humana do camarada Hyon Chol Hae, que é o mesmo pela frente e por trás, um homem simples e honesto que não tinha a menor pretensão ou egoísmo, deixou outra anedota comovente na história de nosso partido.

O camarada Hyon Chol Hae viveu sua vida com o sentimento de recebedor da revisão reportando ao líder sobre sua vida e trabalho.

A história comovente na qual suportou durante dezenas de anos muitas cargas para não sobrecarregar o grande General no tempo em que esteve trabalhando no órgão de educação militar e nas unidades da linha de frente, recordando deste durante os dias alegres e nos tristes e escrevendo cartas direcionadas a ele refletindo seus sinceros sentimentos, mostra como é seu mundo interior humano imaculadamente limpo e puro.

O camarada Hyon Chol Hae, que não se absteve de escrever cartas em que disse que desejava seguir com a alma até a morte os passos do camarada Comandante Supremo, lamentando que acamado por enfermidade não poderia aliviar nem no mínimo a carga do estimado camarada Kim Jong Un que se dedica de corpo e alma pelo país e o povo, foi um homem fiel de consciência mais fervente e sincera.

O camarada Hyon Chol Hae viveu uma vida íntegra e simples com a posição de soldado comum sem desejar nenhum privilégio ou tratamento especial, reportando a tempo ao partido as dificuldades de outros soldados e comandantes sem nunca apresentar seus problemas particulares ou familiares.

Foi o camarada Hyon Chol Hae que economizou o máximo possível em despesas médicas e dedicou quase todos seus fundos ao partido, pensando nos civis e soldados que sofriam com dificuldades mesmo quando ia ao exterior receber tratamento médico devido à medida do partido.

Nos braços do estimado camarada Kim Jong Un, que considera os sentimentos humanos e o sincero caráter revolucionário como as coisas mais preciosas, o camarada Hyon Chol Hae, que apoiou somente o líder durante toda sua vida e devotou-se pelo trabalho e a revolução, alcançou o cume de felicidade e honra que só pode receber um combatente e revolucionário coreano.

O imenso calor e afeto do sol, que o abraçou, defendeu e fez crescer, foi o vaso sanguíneo do destino e o nutrimento de vida que levou à vida gloriosa e orgulhosa de um ser humano comum.

O estimado camarada Kim Jong Un, que manteve desde muito tempo excelentes relações com o camarada Hyon Chol Hae, que havia recebido especial afeto e confiança do grande Líder e do grande General, realizou uma nobre administração do todo harmonioso entre o soldado e o líder com a fé e o amor puro que florescem mesmo em árvores velhas.

O estimado camarada Kim Jong Un considerava o camarada Hyon Chol Hae como camarada revolucionário confiável cujos pensamentos e determinação eram sempre os mesmos que os seus, e como uma pessoa valiosa com quem podia debater sobre trabalhos frente a frente a qualquer momento.

Infundiu nele o vigor de vida ao apontá-lo como conselheiro-geral do Ministério da Defesa Nacional para transmitir aos soldados e oficiais do Exército Popular da nova geração o credo imutável como uma arma, nomeá-lo novamente ao cargo de funcionário da Direção Geral de Intendência e primeiro vice-ministro das Forças Armadas Populares, entregá-lo pessoalmente a pistola "Paektusan" e conferir a ele a máxima condecoração estatal e o relógio de ouro com o nome do grande General.

O título de Marechal do Exército Popular da Coreia e o certificado de participante do histórico Congresso do Partido foram conferidos a um camarada que estava enfermo e com o coração doído porque sua saúde piorava a cada dia. Porém, tal sinceridade inesgotável de medidas especiais, incluindo centenas de cartas de fé e confiança, serviram como um elixir para o camarada Hyon Chol Hae que transcendeu os limites da medicina moderna e viveu por mais 10 anos.

Então, o combatente veterano buscou os braços do sol a quem ele queria abraçar mesmo em seus sonhos e anotou o juramento de fidelidade invariável até seu último suspiro e último batimento cardíaco.

O estimado camarada Kim Jong Un, que recebeu a mensagem de urgência de que a vida do revolucionário veterano, valioso e respeitado pelo partido e o Estado, estava em perigo, adiou todos os trabalhos e ficou durante longo período ao seu lado segurando sua mão e protegendo-o no momento final de sua vida.

Fazendo a despedida final diante do caixão com profunda dor pela perda do revolucionário veterano e fazendo com que o caixão fosse coberto com a sagrada bandeira nacional para que todo o povo soubesse que tipo de revolucionário o camarada Hyon Chol Hae foi e que tipo de méritos pela pátria e pelo povo ele acumulou durante toda sua vida, nosso povo e oficiais e soldados do Exército Popular, admirando a grande imagem de um homem inesquecível, derramaram lágrimas.

O estimado camarada Kim Jong Un fez com que fossem exibidos seus materiais no pavilhão "camaradas de armas revolucionários" e que fosse completado e divulgado o documentário sobre sua vida como servidor leal, procurando uma a uma suas fotos antigas e se informando de detalhes que desconhecia com seus parentes de sangue e amigos próximos, fazendo com que as marcas do camarada Hyon Chol Hae fossem gravadas claramente na história.

No sagrado chamado de "sombra do grande General", que grava profundamente o apreço do estimado camarada Kim Jong Un pela vida do camarada Hyon Chol Hae, que seguiu os passos e a respiração do líder, apoiando-o invariavelmente, está condensado o amor ao camarada Hyon Chol Hae.

De fato, as excepcionais contribuições e a nobre vida do camarada Hyon Chol Hae, bordada com histórias lendárias de lealdade, reciprocidade, amor e confiança entre o líder e o combatente, serão eternos juntos com o desenvolvimento e fortalecimento das forças armadas de nossa República, de nosso grande Estado e da causa de nosso partido.

Camaradas!

Nossa causa, que continua o caminho vitorioso imutável sob a direção do grande partido, demanda que os membros da nova geração sejam preparados como patriotas ferventes e revolucionários firmes que herdam o espírito e a alma dos membros da velha geração, como o camarada Hyon Chol Hae.

A fidelidade absoluta ao líder é a vida e a natureza do Exército Popular.

Todos soldados e oficiais do Exército Popular devem gravar marcas de vida valiosa no caminho da luta sagrada para completar a causa revolucionária do Juche, seguindo e confiando de todo coração no estimado camarada Comandante Supremo, como fez o camarada Hyon Chol Hae que, sendo um revolucionário veterano infinitamente fiel ao líder, deixou um verdadeiro exemplo de patriota e revolucionário para as futuras gerações.

Será definitiva a vitória de nossa revolução quando sejam formados ao longo das gerações centenas de milhares de fiéis ao grande Líder e herdada firmemente a tradição de fidelidade iniciada em Paektu.

Que todos lutemos pelo futuro maravilhoso da grande pátria e pela conclusão exitosa da causa da construção potência socialista ao nosso estilo guiados pelo estimado camarada Kim Jong Un que leva adiante o bastão de patriotismo e fidelidade, fé e ideologia que os mártires revolucionários possuíam.

Que seja eterna a glória à nobre vida do camarada Hyon Chol Hae, modelo de genuíno revolucionário e filho do grande Partido do Trabalho da Coreia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário