quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Marechal soviético que tornou-se discípulo de Kim Jong Il


Dmitry Yazov, ministro da Defesa e Marechal da antiga União Soviética, é bem versado em assuntos militares. Ele é chamado de "enciclopédia militar".

Durante a era soviética, ele surpreendeu uma vez seu homólogo estadunidense. Durante conversas com o secretário de Defesa dos EUA, Frank Carlucci, surgiu o assunto da Guerra Civil Americana. Ele disse ao americano qual batalha havia sido travada de que maneira, qual general desempenhou qual papel e os méritos e deméritos estratégicos das duas forças beligerantes. Carlucci ficou surpreso que o russo estivesse mais bem informado do que ele mesmo, o secretário de Defesa dos EUA, da Guerra Civil, e descreveu o ministro da Defesa soviético como uma "enciclopédia militar".

Yazov ficava orgulhoso ao ser chamado assim.

Um dia, em julho de 1998, durante uma visita à Coreia, ele conheceu Kim Jong Il. O líder coreano foi para a pousada onde estava hospedado.

"Como vai? Fico feliz em vê-lo. "

- Como vai, respeitado camarada Kim Jong Il? Há muito tempo que gostaria de te conhecer. Graças ao seu carinho e solicitude calorosos, estou muito bem disposto

Sorrindo amplamente, Kim Jong Il posou com ele para uma fotografia e depois conversou com ele. A conversa durou quase cinco horas. Eles conversaram principalmente sobre assuntos militares.

O profundo conhecimento militar de Kim Jong Il surpreendeu o russo. Ele estava familiarizado não apenas com um único braço ou serviço, mas com todos os braços de todos os serviços, com a tecnologia e ciência de ponta e equipamentos militares modernos, com a estratégia e tática da guerra moderna e até com a ação de combate - em fato, com todas as esferas militares.

Yazov, surpreso com a sabedoria e talento militar de Kim Jong Il, disse:

"Hoje me formei em uma academia militar. Sua ampla visão militar e profundo conhecimento me venceram. Você é um gigante não apenas como estadista, mas também no campo militar. Deixe-me tornar seu discípulo."

- Anedotas da vida de Kim Jong Il, vol. 1, Editora de Línguas Estrangeiras, Pyongyang, 2012, páginas. 111-112.

Nenhum comentário:

Postar um comentário