domingo, 14 de abril de 2019

Sobre as tarefas dos trabalhadores do setor florestal na reconstrução pós-guerra


Discurso proferido na Reunião Nacional de Ativistas da Indústria Madeireira, em 6 de maio de 1954.

Em nome do Partido e do Governo, expresso gratidão a todos trabalhadores, técnicos e funcionários de escritório da indústria madeireira por sua devotada luta desenvolver o setor florestal tanto durante os anos da feroz Guerra de Libertação da Pátria como no período de reconstrução pós-guerra que está em andamento hoje.

As principais tarefas da indústria madeireira para a reconstrução pós-guerra da economia nacional já foi esclarecida na Sexta Reunião Plenária e na Reunião Plenária realizada em março passado do Comitê Central do Partido. Foram definidas em termos concretos no Plano Econômico Nacional Trienal. Também foi ampliado em grandes detalhes pela recente decisão do Gabinete de aperfeiçoar a indústria madeireira. Se os trabalhadores do setor florestal implementam as tarefas propostas devidamente, serão capazes de corrigir as deficiências e alcançar grande sucesso em seu trabalho.

Como todos sabem, a maior parte de nossas fábricas, minas, plantas, ferrovias, escolas, hospitais, casa e outras instalações e edifícios foram devastadas pelos atos agressivos dos imperialistas dos EUA. Para que reabilitemos-as e estabilizemos a vida do povo, precisamos de uma grande quantidade de madeira. Quanto mais madeira tivermos, mas rápido a economia nacional será reabilitada e as condições de vida do povo serão estabilizadas e melhoradas. Mas qual é o verdadeiro estado de coisas hoje? A deficiência na produção de madeira está dificultando a implementação do plano econômico pós-guerra em um grau considerável e nos impedindo de fazer mais trabalhos que seriam possíveis.

Aqui agora, portanto, eu só vou fazer algumas observações sobre as deficiências reveladas no trabalho da indústria madeireira e sobre medidas corretivas que precisam ser tomadas, e não sobre os resultados esplêndidos que vocês alcançaram.

O que é mais importante no presente na indústria madeireira é organizar o transporte de madeira adequadamente. O corte de árvores é apenas o primeiro passo no processo de fornecimento de madeira para os locais de construção. Então é um erro tentar avaliar a indústria madeireira em simples termos de corte de árvores. Mesmo que haja uma montanha de árvores cortadas no local de corte, não é útil e não prova seu valor se não é transportada prontamente aos locais que as necessitam. Isso é óbvio.

A indústria madeireira não deve preocupar-se meramente com operações de corte mas utilizar todos equipamentos de transporte disponíveis para garantir o rápido transporte de madeira para os locais de construção.

No presente, os trabalhadores do setor florestal estão tentando cortar árvores somente onde o corte é fácil, não pensando sobre o rápido transporte para os locais onde são demandadas. Isso se deve ao fato de que alguns funcionários da indústria madeireira estão trabalhando de maneira relaxada, em vez de esforçar-se para fazer seu trabalho de maneira digna de mestres.

Os trabalhadores da indústria madeireira atualmente estão cortando árvores somente nas áreas próximas da linha Paekmu, contando com a estreita via ferroviária com pequena capacidade para transporte, e culpando somente as ferrovias pela demora no transporte de madeira para os locais de construção. Eu devo dizer que esta é uma tentativa de fugir da responsabilidade.

A falha em atender prontamente a demanda da economia nacional por madeira é um crime grave contra o Estado. As árvores cortadas estão agora apodrecendo nas montanhas porque não estão sendo levadas em tempo hábil. Permitir que apodreçam por conta da falha no transporte hábil é pior do que não tê-las cortado.

Os trabalhadores da indústria madeireira devem cortar não apenas árvores no entorno da linha Paekmu onde as condições para transporte não são boas mas devem escolher locais de corte com condições favoráveis para o transporte e garantir que as árvores cortadas sejam transportadas prontamente.

É necessário fazer uso racional dos rios para o transporte de madeira. Há muitos rios em nosso país, e muitos córregos fluem do Monte Paektu através de seus vales. Se vocês fizerem bom uso desta água, podem garantir o transporte de madeira. Nós devemos nos esforçar para aproveitar as forças da natureza e usá-las para servir às nossas necessidades. Uma poderosa luta ideológica é necessária para retificar a atitude errada de trabalho sem criatividade, atribuindo a ineficiência na indústria madeireira a condições objetivas.

Hoje, o Partido e o Governo querem que vocês enviem madeira para diferentes setores da economia nacional em grande quantidade e rapidamente. Os trabalhadores da indústria madeireira deve fazer bom uso de cada possibilidade para garantir o sucesso do transporte de madeira - introduzir extensivamente o método de transporte pela água, reduzir os ciclos do transporte pela água e estender o período de transporte pela água por ano.

Outra questão importante no trabalho da indústria madeireira é organizar as normas de trabalho corretamente e organizar o trabalho racionalmente. Se isso não é devidamente resolvido, o Estado sofrerá uma grande desperdício de trabalho, e o plano para a produção de madeira não será concluído exitosamente.

As atuais normas de trabalho para a indústria madeireira são muito pobres. Nós não somos um povo da antiga era, mas um povo da nova era da revolução socialista. Nós somos radicalmente diferentes daqueles que trabalharam em submissão nos anos do imperialismo japonês; nós temos nosso próprio país e somos mestres da nova sociedade. A consciência ideológica de nossos trabalhadores e os seus níveis de habilidade técnica aumentaram muito. Consequentemente, suas normas de trabalho devem seguir o ritmo.

As pobre normas de trabalho de indústria madeireira são ilustradas pela seguinte instância. Uma vez, oficiais e soldados do Exército Popular foram chamados a ajudar os cortadores de árvores em seu trabalho. Naquele tempo a eficiência de trabalho em corte de árvores foi de 1000% em termos de normas de trabalho. Isto, com certeza, demonstra que eles trabalharam de maneira mais organizada e eficiente do que os madeireiros. Mas também demonstra que as atuais normas da indústria madeireira são muito pobres. Eles devem redefinir todas as normas de trabalho de modo a garantir que mais madeira seja cortada e transportada com menos trabalho e que o trabalho excedente seja enviado para fábricas e locais de construção.

Ao mesmo tempo, é imperativo organizar o trabalho racionalmente. Alguns funcionários têm como certo que há uma grande quantidade de rotatividade de mão-de-obra na indústria madeireira, já que a madeira é uma atividade sazonal. Esta é uma tendência errada, e é intolerável na nova situação de nosso país.

Se os viveiros de árvores são organizadas tanto na estação de transporte, quanto na de corte onde os trabalhadores recebem tarefas adicionais de cultivar mudas, a indústria madeireira, também, será capaz de prevenir a migração do trabalho. Se os funcionários não tomam medidas concretas para prevenir a migração de trabalho, sob a hipótese errada que as características sazonais da produção de madeira são inevitáveis, todos trabalhadores da indústria madeireira se tornarão trabalhadores casuais. Nós podemos então esperar que eles sejam habilidosos em seus trabalhos, permaneçam concentrados em seus locais de trabalho, tomem cuidado com seus equipamentos e materiais e trabalhem como mestres.

Sem uma firme disciplina de trabalho e eliminar a rotatividade de mão de obra na indústria madeireira, será difícil levar a cabo o plano de produção ou desenvolver a indústria rapidamente. Devemos prestar grande atenção em acabar com o desperdício de trabalho e fazer os trabalhadores se estabelecerem em seus empregos.

A próxima coisa importante a ser feita na indústria madeireira é estabelecer a ordem da produção e eliminar a prática de desperdício de madeira. A ordem estrita ainda não foi estabelecida na produção de madeira. Sem um sistema e ordem estabelecidos, a produção não pode proceder em base regular, nem pode o plano ser implementado com sucesso. Onde não há ordem rígida e disciplina, acidentes e desperdício de trabalho e materiais podem ocorrer com frequência e os planos serão frustrados. É por isso que deve-se estabelecer ordem na produção e uma luta comprometida em realizá-la. Todas as empresas da indústria madeireira devem executar corretamente seus planos dia após dia e mês após mês e garantir a correta categoria e correto tamanho de produção  de madeira como especificado nos planos.

O desperdício de madeira ainda está muito em evidência. É uma prática comum ao cortar árvores altas abandonar copas e galhos espalhados nas montanhas sem tomar os cuidados necessários, em vez de usá-las racionalmente. Se as árvores são cortadas em um ponto 10 centímetros abaixo do que eles estão cortando agora, significará uma maior quantidade de madeira.

Em adição, as serralherias devem organizar seminários por produto para fazer maior uso de cada lasca de madeira; mas não tentam fazer isso atualmente. Pedaços de madeira retirados das serralherias podem ser usados, por exemplo, para fazer peças de xadrez e brinquedos para as crianças e aparas de madeira para fazer chapéus de agricultores e vários outros para o povo.

Há, todavia, uma tendência de construir fábricas de subprodutos não próximas de serralheiras, que produzem muitos subprodutos, mas em localizações irracionais com a intenção de utilizar as novas madeiras recém cortadas. Nós não podemos mais tolerar tal prática.

Nossos recursos florestais foram saqueados pelos imperialistas japoneses e também devastados pelas atrocidades dos imperialistas dos EUA durante a guerra. Em adição, a guerra destruiu ou incendiou muitas casas, seus mobiliários, e as instalações de produção em cada setor da economia. Assim sendo, a demanda atual da economia nacional por madeira é enorme. Esta situação não nos permite desperdiçar nem mesmo uma lasca de madeira.

Os trabalhadores do setor florestal são confrontados com a importante tarefa de levar a cabo o reflorestamento e a conservação.

As florestas são inestimáveis recursos da nação. Nosso país tem aproximadamente nove milhões de chongbo de florestas, mas estas florestas não são densas e não possuem muitas árvores de tamanho completo. A pesquisa preliminar mostrou que os recursos florestais existentes durarão não mais que 20 a 30 anos. Nós devemos, por isso, realizar o reflorestamento em larga escala neste momento. De outra forma, devemos entregar as montanhas ao estado original para a posteridade.

Nosso país é pobre em recursos florestais não porque tenhamos negligenciado a plantação de árvores - nós plantamos muitas árvores desde a libertação - mas principalmente por que não tendemos adequadamente. Apenas 17% das árvores que plantamos enraizaram. Esta é uma taxa muito baixa de sucesso comparado com os mais de 85% alcançado em países avançados. Vocês devem descartar a atitude formalista para com o reflorestamento e plantar árvores de forma científica e consideravelmente aumentar a porcentagem de árvores enraizadas. Em adição, é necessário tomar medidas para prevenir incêndios florestais.

Os guardas florestais devem melhorar seu papel, com profundo entendimento da grande importância de conservar os preciosos recursos florestais do país. E todo o povo deve cuidar desses recursos e observar estritamente as regras de conservação florestal definidas pelo Estado, demonstrando amor pelos rios e montanhas do país.

Mais adiante, devemos prestar grande atenção a aumentar os níveis ideológico, cultural e técnico dos trabalhadores da indústria madeireira. Nos anos de colonização dos imperialistas japoneses, os madeireiros costumavam ser desprezados como "homens que cortam árvores". Os imperialistas japoneses recrutaram a esmo os trabalhadores sempre que precisavam deles para saquear a Coreia de seus recursos florestais e os jogava para trabalhos aleatoriamente sempre que não fossem necessários. Como resultado, eles tiveram que levar uma vida instável e insegura. Sendo assim, a consciência da classe trabalhadora não podia ser cultivada entre nossos madeireiros, e eles tiveram que viver de acordo com antigas convenções. Como um efeito posterior do domínio imperialista japonês e por causa da falta de ordem na própria indústria madeireira, muitos dos madeireiros ainda estão atrasados em sua consciência ideológica.

Nós devemos dar uma poderosa educação ideológica para cada trabalhador da indústria madeireira para que compreendam claramente que são os mestres do país, das florestas, das madeiras, e das ferrovias florestais, descartem os velhos hábitos e demonstrem atividade e criatividade de mestres no trabalho de plantar e cortar árvores, enviando madeira para os campos de construção.

Somente quando os madeireiros estiveram equipados completamente com a consciência da classe trabalhadora, a falta de disciplina e organização serão eliminadas e uma ordem rígida será estabelecida no trabalho deste setor e a produção de madeira será exitosamente desenvolvida.

Os esforços devem também ser direcionados a elevar o nível cultural dos trabalhadores da indústria madeireira. Os funcionários líderes neste campo devem montar clubes e bibliotecas nos assentamentos de madeireiros e prestar muita atenção em fornecer-lhes as condições para atividades culturais de massa e vida cultural.

É importante também elevar as habilidades técnicas dos madeireiros. Hoje, não somente nas fábricas, mas também nas áreas rurais, as vozes estão ficando mais altas sobre aprender técnicas avançadas. Mas na indústria madeireira, até agora, nenhuma voz foi levantada nessa direção. Se queremos que muita madeira seja produzida e fornecida, a produtividade do trabalho deve ser aumentada. Para este fim, a experiência avançada e a técnica devem ser amplamente introduzidas.

Para o desenvolvimento da indústria madeireira, devemos extensivamente publicar livros sobre experiências avançadas de outros países e livros que abordam os trabalhadores exemplares em nosso país. Nós devemos intensificar a educação em vários tipos de técnicas e as habilidades de comunicação entre os trabalhadores florestais

Em conclusão, expresso minha firme confiança de que os ativistas da indústria madeireira presentes nesta reunião e outros do setor florestal irão esplendidamente levar a cabo suas tarefas honrosas para a construção socialista, superando as metas do plano deste ano e também implementando o Plano Econômico Nacional Trienal exitosamente, baseando-se firmemente no documento da Reunião Plenária de Março do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e na recente decisão do Gabinete sobre aprimorar a indústria madeireira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário