quarta-feira, 3 de abril de 2019

Implementemos cabalmente a lei de saúde pública


Discurso proferido na Quarta Sessão da Sexta Assembleia Popular Suprema da República Popular Democrática da Coreia, em 4 de abril de 1980.

Camaradas

Adotamos a Lei de Saúde Pública nesta sessão da Assembléia Popular Suprema.

Esta é a primeira vez que tal lei foi adotada em nosso país, que apesar de ter uma história de 5.000 anos nunca teve uma lei de saúde pública.

A adoção dessa lei também é algo raro no mundo.

Sua adoção é outro evento histórico que agrega brilho à era do nosso Partido do Trabalho; é algo   muito feliz e glorioso que podemos nos orgulhar diante do mundo. É uma fonte de grande orgulho nacional e confiança para o nosso povo que eles tenham uma Lei de Saúde Pública pela primeira vez em sua história, uma lei que raramente é encontrada no mundo.

É graças ao infinito amor do nosso Partido pelas pessoas que nós desenvolvemos e aprovamos esta lei. Nosso Partido sempre mostrou o maior carinho e preocupação para com o povo para garantir que  vivam maior em felicidade e trabalhem por mais anos em boa saúde. A aprovação da Lei de Saúde Pública também pode ser atribuída ao fato de que todas as pessoas fizeram esforços extenuantes para implementar as linhas e políticas do Partido em apoio ativo ao nosso Partido e Governo da nossa República. Em outras palavras, a lei foi resultado da fusão de dois tipos de amor - amor do Partido e do Governo pelo povo e pelo amor do povo pelo Partido e pelo Governo.

Adotamos a Lei de Saúde Pública não porque tenhamos muito dinheiro e habilidades médicas altamente desenvolvidas. Seu único objetivo é proporcionar ao povo uma vida ainda mais feliz.

A aprovação da lei de saúde orientada para o povo não é possível em um país simplesmente porque é rico, nem é possível apenas porque suas habilidades médicas estão avançadas. Um país que não demonstra afeição pelo povo não pode adotar tal lei, por mais rico que seja. O mesmo vale para um Estado que define um alto valor apenas ao dinheiro e não considera seu povo querido, embora suas habilidades médicas sejam desenvolvidas. Uma lei de saúde voltada para o povo só pode ser adotada em um país onde as massas detêm o poder do Estado e onde o partido e o governo dedicam tudo para o bem do povo.

O sistema de assistência médica gratuita agora em vigor no nosso país tem uma longa história.
Já nos dias da luta revolucionária anti-japonesa, tomamos a medida de saúde orientada para o povo de oferecer tratamento médico gratuito para as pessoas nas zonas de guerrilha. Naturalmente, este sistema não poderia cobrir uma grande área nem era muito satisfatório.

Após a libertação, introduzimos o sistema de assistência médica gratuita universal durante a Guerra de Libertação da Pátria.

Durante a guerra, os imperialistas dos EUA bombardearam nossas cidades e aldeias indiscriminadamente. Como resultado de seu bombardeio bestial, tanto fazendeiros ricos nas comunidades rurais quanto a pequena burguesia nas cidades estavam falidos. Durante a guerra, todo o nosso povo estava em uma situação difícil, sem abrigo ou artigos domésticos. De mãos vazias, eles não podiam pagar por remédios.


Durante o árduo período da guerra, o povo depositou sua confiança no Partido e o Partido no povo e uniram-se como um só para superar todas as dificuldades. Naqueles dias a situação era tão difícil que as pessoas não podiam sequer pagar pelo remédio, então nosso Partido e o Governo da nossa República adotaram medidas para fornecer tratamento médico gratuito para eles. Como resultado, o sistema de assistência médica gratuita universal, o mais popular dos sistemas de saúde, sob o qual todas as pessoas, sempre que necessário, recebem tratamento médico gratuito, foi realizado nos árduos dias da guerra. A introdução deste sistema foi outro grande benefício proporcionado pelo nosso Partido e pelo Governo da República para o povo.

Quando a economia do país foi restaurada e o padrão de vida das pessoas melhorou consideravelmente após o armistício, algumas autoridades sugeriram que uma taxa nominal deveria ser paga pelos pacientes para tratamento, para que a economia do país pudesse ser melhor administrada. Mas o Comitê Central do Partido decidiu continuar com o sistema de atendimento médico gratuito universal, determinou que devemos superar nossas dificuldades com nossos cintos ainda mais apertados. Desta forma, o sistema mais popular e progressista de assistência médica gratuita universal está em vigor há quase 30 anos, desde a guerra.

Como foi apontado no relatório, o tempo médio de vida do nosso povo atingiu o alto nível de 73 anos. Esse aumento no tempo de vida tem sido possível não porque nosso povo seja mais bem alimentado do que aqueles em outros países, nem porque eles tomam muitos tônicos e elixires da vida que não estão disponíveis para os estrangeiros. É inteiramente devido ao fato de que nosso sistema socialista é superior e todas as pessoas desfrutam de uma vida feliz sob este sistema livre de quaisquer preocupações. O tratamento fiel dado pelos profissionais de saúde aos pacientes através com sinceridade desempenhou um importante papel nesse sentido, mas não é o principal fator. O fator principal que está por trás do aumento do tempo médio de vida de nosso povo é a superioridade de nosso sistema socialista.

Nosso povo agora está desfrutando de uma vida feliz ao máximo, livre de quaisquer preocupações. Ninguém conhece qualquer preocupação com comida, roupa ou moradia, nem ninguém se preocupa nem um pouco com a educação de seus filhos, tratamento médico e impostos. Não há ninguém em nosso país que oprime ou explora pessoas, nem há quem detenha outras pessoas. Em vez de ser prejudicado por dívidas, nosso povo tem grandes somas de dinheiro nos bancos. Sendo este o caso, que tipo de preocupações pode haver para eles? Sua vida é preenchida apenas com prazer.

Nossa geração mais nova não tem ideia de como é uma sandália de palha e o que significa ser arrendatário de senhor de terra. Nossos filhos desconhecem até mesmo a palavra mingau e as jovens não sabem como cozinhá-la. Em nosso país há um velho ditado que diz que se come arroz cozido no café da manhã e mingau para o jantar. Este é um comentário sobre as más condições de vida do nosso povo. O padrão geral de vida de nosso povo era assim no passado. Portanto, a expressão é frequentemente encontrada em histórias sobre tempos passados. Mas esse não é o caso de nosso povo hoje; eles comem arroz cozido nas três refeições todos os dias. A palavra mingau tornou-se incomum na linguagem falada de nosso povo.

A superioridade do nosso sistema socialista e o bem-estar das pessoas permitem-lhes levar uma vida longa. A promoção da saúde das pessoas, que aumentou sua vida útil para 73 anos em média, é um sucesso brilhante do serviço de saúde pública.

Com o objetivo de ratificar legalmente as conquistas já alcançadas e desenvolver ainda mais os cuidados de saúde, adotamos a Lei de Saúde Pública nesta sessão da Assembléia Popular Suprema. Com a adoção desta lei, nosso sistema de saúde superior e os sucessos alcançados neste trabalho foram fornecidos com uma sólida garantia legal, e obtivemos uma arma poderosa para o desenvolvimento do serviço público de saúde no futuro.

Todas as condições e potenciais agora existem em nosso país para promover o trabalho de saúde pública. Nosso sistema socialista foi consolidado, sua superioridade está sendo demonstrada em maior medida a cada dia que passa e o poder de nossa economia nacional socialista independente é maior do que nunca.

Se trabalharmos mais no futuro para melhorar o padrão de vida das pessoas e garantirmos que elas vivam mais felizes, elas viverão ainda mais. Devemos trazer um novo avanço na saúde pública implementando cabalmente a Lei de Saúde Pública e, assim, garantir que a saúde dos trabalhadores seja promovida e que a expectativa de vida de toda a população aumente.

Eu gostaria de me referir a algumas questões sobre colocar em prática a Lei de Saúde Pública.

Primeiro de tudo, devemos implementar completamente a política do nosso partido sobre medicina preventiva.

A profilaxia é a base da medicina socialista. O principal aspecto é adotar medidas para impedir que as pessoas adoeçam, em vez de tratá-las depois de contrair uma doença.

Em uma sociedade capitalista, grandes quantidades de remédios podem ser vendidos para as pessoas quando elas adoecem, de modo que os cuidados médicos preventivos são negligenciados. A medicina socialista é fundamentalmente diferente da medicina capitalista, na medida em que é profilática.

Devemos implementar a política de medicina preventiva ao máximo, para que nenhum homem ou mulher trabalhe doente.

Um aspecto importante disso é evitar completamente a poluição.

Nosso país é livre de poluição. Esta é a principal razão pela qual as pessoas de todo o mundo têm inveja de Pyongyang, dizendo que é uma cidade boa para se viver. A ausência de poluição é propícia não apenas ao bem-estar das pessoas, mas também à multiplicação de animais selvagens. Como Pyongyang não conhece poluição, pássaros de montanha se reúnem aqui. Um jornalista estrangeiro que visitou nosso país viu faisões se pavoneando no pátio de um hotel no leste de Pyongyang e descreveu-o como uma visão verdadeiramente maravilhosa.

Nunca devemos negligenciar nossos esforços para evitar a poluição simplesmente porque nosso país está livre de poluição no momento. Nosso país também pode ser contaminado pela poluição quando a indústria for ainda mais desenvolvida. Portanto, quanto mais a indústria avança, mais atenção o Estado deve prestar para a prevenção da poluição.

Alguns funcionários não estão prestando a devida atenção a esse assunto. Devido ao fracasso em eliminar as práticas antiquadas deixadas pelos imperialistas japoneses, algumas minas ainda permitem que resíduos de minério sem tratamento fluam para os rios e algumas fábricas não fornecem aos seus trabalhadores condições satisfatórias de trabalho higiênico e confortável.

Todas as fábricas e empresas, órgãos governamentais e organizações do Partido devem fazer esforços rigorosos para evitar a poluição e, assim, garantir a completa ausência dela.

Outra questão importante na implementação da política de medicina preventiva é familiarizar os trabalhadores com mais informações sobre higiene e desenvolver sua força física, ao mesmo tempo em que lhes proporcionam condições satisfatórias de recreação.

É importante permitir que os trabalhadores descansem o suficiente, conforme estabelecido na Lei do Trabalho Socialista. Alguns funcionários assumem que o alongamento do dia de trabalho por uma ou duas horas não importa. Eles estão enganados. Assegurar que os trabalhadores descansem bastante antes de seu duro dia de trabalho de oito horas é mais benéfico do que estender o horário de trabalho do ponto de vista tanto do aumento da produtividade do trabalho quanto da proteção da saúde dos trabalhadores. Estender o horário de trabalho pode levar a uma queda na produtividade e na produção de produtos rejeitados, para não mencionar o efeito nocivo que pode ter sobre a saúde dos trabalhadores. É por isso que os funcionários devem organizar o dia de trabalho de acordo com o princípio estrito de 8 horas de trabalho, 8 horas de descanso e 8 horas de estudo, conforme estipulado na Lei de Trabalho Socialista. Desta forma, eles não apenas aumentarão a eficiência do trabalho, mas também protegerão a saúde do povo trabalhador.

Os padrões de vida de nosso povo serão melhorados no futuro. Se prevenirmos a poluição de maneira eficaz e desenvolvermos a força física dos trabalhadores através da popularização da pátria esportiva, ao mesmo tempo em que permitiremos que eles descansem o suficiente, poderemos satisfazer seu desejo de ter uma vida mais longa em boa saúde.

Todos os comitês do Partido, bem como o governo e os órgãos do setor econômico, devem exercer um controle efetivo sobre o trabalho de implementação da política de medicina preventiva de nosso partido e levá-la adiante.

Em seguida, devemos desenvolver ainda mais a medicina tradicional coreana.

Esta medicina não é vista com seriedade por alguns profissionais de saúde. A atitude de não acreditar e desprezar a medicina tradicional coreana é prevalente particularmente entre aquelas pessoas que têm um conhecimento pobre dessa medicina porque estudaram no exterior. É errado negligenciar a medicina coreana.

Os remédios tradicionais coreanos são altamente eficazes. Sua eficácia é elogiada não apenas por nosso próprio povo, mas também por estrangeiros. Conheci alguns médicos estrangeiros famosos que expressaram sua admiração pela excelência dos remédios populares orientais, métodos tradicionais de tratamento coreano.

Na medicina moderna, as doenças são curadas principalmente por operações ou morte de germes, enquanto a medicina tradicional coreana impede que as pessoas adoeçam, protegendo sua saúde, e quanto ao tratamento médico, aplica-se o método de revigorar os pacientes para superar suas doenças.

Os medicamentos tradicionais coreanos incluem muitos tônicos que protegem a saúde das pessoas. Entre os medicamentos modernos, um composto vitamínico é o principal remédio para proteger a saúde das pessoas, mas entre os remédios tradicionais coreanos há muitos remédios compostos de vários elementos benéficos à saúde, como aminoácidos essenciais, sem mencionar vitaminas. Portanto, se este medicamento for desenvolvido, poderemos prevenir doenças e proteger melhor a saúde das pessoas.

O desenvolvimento deste medicamento torna possível curar doenças que não podem ser curadas pela medicina moderna. Houve muitos exemplos disso. Um botânico que estava com hemorragia cerebral recuperou-se usando medicamentos tradicionais, e não medicamentos modernos. Uma funcionária também teve seus olhos completamente curados usando remédios tradicionais, apesar da doença ter sido considerada difícil de ser curada pelos remédios modernos. Como um médico de ciências médicas do hospital ligado à Universidade de Medicina de Hamhung, mencionado ontem, o hospital curou um paciente que sofria de queimaduras graves por meio de remédios tradicionais coreanos.

No futuro, devemos desenvolver ainda mais a medicina tradicional e fazer todos os esforços para encorajar as pessoas a confiar nos remédios coreanos.

Para o desenvolvimento da medicina, é essencial combinar bem a medicina tradicional com a medicina moderna.

Isso será uma grande ajuda tanto no tratamento eficaz dos pacientes quanto na prevenção de doenças.

A medicina tradicional coreana é simples demais em relação ao diagnóstico. Este é o seu ponto fraco. O diagnóstico na medicina tradicional depende apenas do exame do pulso do paciente; isto não pode ser considerado satisfatório.

No que diz respeito ao diagnóstico, a medicina moderna é muito mais científica do que a medicina tradicional. O primeiro usa instrumentos médicos atualizados para examinar o sangue, a urina, o coração e similares do paciente. Por isso, um diagnóstico científico é possível. Sendo assim, se você combinar os métodos de diagnóstico da medicina moderna com remédios tradicionais, poderá melhorar o tratamento médico.

Comitês partidários e órgãos governamentais de todos os níveis devem construir o departamento de medicina coreana em todos os hospitais do condado, colocar a medicina tradicional em uma base científica e encorajar muito o uso de remédios populares.

Para desenvolver remédios tradicionais coreanos, é necessário plantar vastas áreas de ervas medicinais. Devemos preservar e aumentar os recursos de ervas medicinais do país e reuni-los de maneira planejada para produzir grandes quantidades de medicamentos tradicionais para a proteção da saúde das pessoas.

Não devemos negligenciar a medicina moderna a pretexto de desenvolver a medicina tradicional. O estudo da medicina moderna deve ser intensificado continuamente e a ciência e a tecnologia médicas modernas devem ser colocadas em um nível mais alto.

Para prosseguir, precisamos melhorar o treinamento dos profissionais de saúde.

Isso é essencial para que a Lei de Saúde Pública seja totalmente implementada.

Nosso país tem bons centros para treinar profissionais de saúde, e o treinamento agora está indo bem.

Há muito tempo definimos a política de criar centros abrangentes de treinamento de quadros nas províncias e garantimos que cada província estabelecesse universidades para treinar seus próprios quadros. Como resultado, cada província tem uma universidade médica que treina tantos profissionais de saúde quanto necessário.

É excelente que cada província tenha suas próprias universidades especializadas, como as de medicina e agricultura, e treine seus próprios funcionários. Se uma pessoa em Pyongyang que estudou na Universidade de Medicina de Pyongyang for indicada para trabalhar na província de Ryanggang, ele pode não ficar feliz com isso. Mas uma pessoa da província de Ryanggang que é educada na Universidade de Medicina de Hyesan é improvável que seja descontente trabalhando em sua região. A política do nosso partido de estabelecer centros de treinamento de quadros abrangentes em cada província para que possa treinar seus próprios funcionários para atender às suas próprias necessidades é absolutamente correta.

Graças ao estabelecimento das universidades provinciais de medicina e à educação dos profissionais de saúde no passado, o número de profissionais de saúde aumentou consideravelmente. Hoje, o nosso país atingiu o nível das nações avançadas em termos do número de médicos para cada 10.000 pessoas.

Uma tarefa importante na formação de profissionais de saúde é melhorar a qualidade da educação médica para produzir profissionais de saúde capacitados.

Para tornar essa educação mais eficaz, é necessário fornecer às universidades médicas instalações e equipamentos para treinamento prático. Devemos ajudar a fornecer a essas universidades hospitais para a prática, bem como equipá-las com equipamentos e aparelhos médicos modernos. Os setores envolvidos devem, em vez de limitar os seus esforços à Universidade de Medicina de Pyongyang, esforçar-se por fornecer às universidades provinciais de medicina um bom equipamento para que os seus alunos possam realizar um trabalho prático eficaz.

Para uma melhoria na qualidade da educação médica, é necessário um período de estudo ligeiramente mais longo nessas universidades do que em outras. Eu sei que o presente curso dura seis anos. Este é um período razoável. Isso parece longo o suficiente para treinar estudantes bem qualificados.

O setor responsável pela formação de profissionais de saúde deve prestar especial atenção à formação de mulheres trabalhadoras da saúde, ao mesmo tempo em que trabalha duro para melhorar a qualidade da educação, de modo que temos um grande número de mulheres médicas.

Espero que todas as organizações do Partido, os órgãos governamentais e o povo unam esforços para implementar a Lei de Saúde Pública cabalmente através de um movimento de todos o povo e, assim, fazer uma grande contribuição para garantir que nosso povo tenha uma vida mais longa e feliz em boa saúde.

Para concluir, gostaria de falar brevemente sobre a tarefa de executar corretamente o orçamento estatal deste ano.

Nesta sessão da Assembleia Popular Suprema revisamos a implementação do orçamento estatal para 1979 e discutimos o de 1980.

Nosso orçamento estatal é muito sólido. Atingimos um excedente ano após ano para aplicá-lo e obtemos vastas reservas financeiras. Isto e excelente; Isso implica que a nossa economia está se desenvolvendo a um ritmo elevado a cada ano.

Outros países, devido à crise mundial de combustíveis, estão agora sofrendo sérios problemas na produção, com um aumento constante nos preços dos produtos. Mas desde que criamos indústrias orientadas ao Juche, que dependem de nossos próprios recursos, estamos aumentando a produção de forma constante, mesmo sob a atual situação em que o mundo inteiro é afetado pela crise de combustível; então estamos obtendo receita do orçamento estatal sem ter que elevar os preços das commodities.

Em nosso país, também, alguns cientistas sugeriram ao mesmo tempo a construção de centrais termoelétricas a base de petróleo que, segundo eles, levariam menos tempo para serem construídas. É verdade que a construção desse tipo de central leva alguns anos a menos que a de uma central termelétrica movida a carvão ou uma hidrelétrica. Mas o petróleo bruto ainda não está sendo produzido em nosso país. Portanto, se a importação da quantidade necessária de petróleo bruto for suspensa após a construção de termelétricas, as operações serão interrompidas. É por isso que nos recusamos a aceitar a sugestão deles.

Na época da construção de uma fábrica de fibras químicas, também algumas pessoas sugeriram a construção de uma fábrica petroquímica, dizendo que era difícil fiar o vinalon em fio fino. No entanto, isso também era inaceitável para nós, pois um problema semelhante surgiria na operação de tal fábrica. Em vez de construir uma fábrica petroquímica, aumentamos a capacidade da fábrica de vinalon de 20.000 para 50.000 toneladas, uma fábrica que dependeria, para as matérias-primas, do antracito e do calcário que são abundantes em nosso país. Desta forma, conseguimos encontrar uma solução para o problema de vestimentas para o povo, confiando em nossas próprias matérias-primas.

A presente situação testemunha o fato de que a política de nosso partido de criar indústrias baseadas no Juche que dependem de nossos próprios recursos é absolutamente correta. Mesmo aqueles que propuseram a criação de indústrias alimentadas com materiais estrangeiros admitem que estavam errados. Se tivéssemos aceitado as sugestões deles para criar tais indústrias, teríamos sido impossível evitar um aumento nos preços das mercadorias e não teríamos conseguido garantir o rápido desenvolvimento da produção e a solidez do orçamento do Estado, uma vez que o mundo está sofrendo de uma crise de combustível e o preço do petróleo está subindo continuamente. No futuro, devemos continuar a desenvolver indústrias baseadas no Juche, que dependem de recursos domésticos, assim como temos feito até agora.

O setor leve da indústria deve trabalhar duro para produzir variedades de necessidades diárias duráveis ​​e atraentes para as pessoas, usando as matérias-primas que são abundantes em nosso país.

Foi-me dito que a Fábrica de Artigos de Malha de Wonsan usa o vinalon para produzir grandes quantidades de malhas duráveis ​​e inteligentes. Isso é muito bom. Vinalon é uma boa fibra; é durável, fácil de tingir e pode ser facilmente transformado em um fio fino. Se o vinalon for fiado e cortado no fio, ele ficará mais forte e, em seguida, poderá ser usado na linha interna das correias de máquina. Hoje em dia estamos usando fio vinalon em vez de fio de nylon para pneus e cintos, e estes são duráveis ​​e bons.

Se os funcionários do setor da indústria leve fizerem esforços extenuantes, eles serão capazes de produzir variedades de todas as necessidades diárias de alta qualidade para as pessoas, usando apenas nossas próprias matérias-primas. Todos devem trabalhar duro para usar matérias-primas domésticas para produzir essas necessidades diárias para o povo, demonstrando um alto grau de lealdade partidária, lealdade à classe trabalhadora e lealdade ao povo. Além disso, todas as pessoas devem estar mais apegadas às mercadorias feitas a partir de materiais domésticos e fazer uso extensivo delas.

Hoje, o setor da indústria leve é ​​confrontado com a importante tarefa de melhorar a qualidade das necessidades diárias.

As roupas que nosso povo usa, por exemplo, não têm uma variedade de cores e não são bem ajustadas. Vocês não devem fazer apenas roupas pretas ou permitir que roupas sejam mal feitas com tecidos de alta qualidade simplesmente por uma vida frugal. Não é luxo excessivo usar uma variedade de roupas coloridas e inteligentes. A indústria leve não deve apenas produzir roupas de boa qualidade, com cores variadas, mas também roupas atraentes. Desta forma, todas as pessoas usarão roupas inteligentes e de alta qualidade, com cores variadas.

Bons sapatos também devem ser produzidos; eles devem ser inteligentes e variados. Se eles são de alta qualidade, eles podem ser usados ​​por um longo tempo e isso significa ser econômico.

O setor leve da indústria deve garantir qualidade e variedade na produção de roupas, calçados e todos os outros bens para uso diário.

Uma forte campanha de economia deve ser lançada em todas as esferas da economia nacional.

Só podemos prosperar quando administramos escrupulosamente a vida econômica do país e fazemos economias ao máximo. Por maiores que sejam as quantidades que produzimos, não seremos capazes de levar uma vida afluente se desperdiçarmos as coisas. As pessoas não devem desperdiçar só porque não se preocupam com comida, roupas e suas necessidades diárias. Quanto mais prosperamos, mais precisamos economizar ferro, cada fio e cada gota de petróleo.

Acima de tudo, devemos fazer grandes economias no uso de eletricidade e carvão.

O desperdício de eletricidade é agora generalizado. Como a eletricidade é produzida em centrais térmicas com carvão, desperdiçar significa desperdiçar carvão. Cada setor e cada unidade deve lançar uma campanha enérgica para usar eletricidade e carvão economicamente.

A água também deve ser poupada.

A situação da água é agora muito séria porque não tivemos chuva desde o outono passado e praticamente nenhuma neve caiu no inverno. Algumas partes do país já estão enfrentando escassez de água e o nível dos rios está caindo. Sendo assim, devemos usar cuidadosamente cada gota de água e tomar medidas para economizar água que foi usada uma vez e purificá-la para que ela possa ser usada novamente. A campanha pelo uso econômico da água deve ser conduzida não apenas nas áreas rurais, mas também nas cidades e nos setores industriais.

Devemos usar o tecido economicamente também.

Uma grande quantidade de tecido agora está sendo desperdiçada. Se as cadeiras, por exemplo, forem feitas de madeira, elas não precisarão de cobertura de tecido; no entanto, costumam ser cobertas com tecido, embora não haja necessidade, e assim o tecido é desperdiçado. Instituições estatais e econômicas devem ser as primeiras a evitar tal prática e devem se esforçar para usar o tecido economicamente.

Todos os setores da economia nacional devem enfatizar fortemente a questão do uso econômico da eletricidade, do carvão, da água, do aço e do tecido e trabalhar arduamente para esse fim. Cada campo e cada unidade deve executar o orçamento do Estado para este ano apropriadamente produzindo mais e melhor e sendo econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário