sábado, 6 de abril de 2019

Discurso proferido na Reunião de Massa de Sófia para dar boas vindas à delegação da RPDC


Sófia, 5 de junho de 1975

Prezado camarada Todor Zhivkov, queridos camaradas e amigos,

Caros cidadãos de Sófia,

É com grande satisfação que nos encontramos hoje com os trabalhadores de Sófia, numa atmosfera transbordante de amizade fraterna.

Em primeiro lugar, gostaria de exprimir os meus sinceros agradecimentos ao camarada Todor Zhivkov por ter convidado a nossa delegação a visitar a bela Bulgária e por nos ter dado as boas-vindas calorosamente onde quer que estivéssemos a partir do momento em que pisamos em solo búlgaro, e falando cordiais e amistosas palavras para nós neste momento de reunião entusiasta em massa.

As calorosas boas-vindas à nossa delegação e a esta grande reunião de hoje são uma notável demonstração da nobre amizade entre os povos fraternos que lutam lado a lado para alcançar o objetivo e o ideal comuns.

São também uma expressão da forte solidariedade do povo búlgaro com o povo coreano e constituem um grande apoio e encorajamento ao nosso povo na luta pela construção socialista e na reunificação independente e pacífica do país.

Embora estejam geograficamente distantes, os povos coreano e búlgaro forjaram fortes laços de amizade proletária internacionalista através da luta comum contra o imperialismo e pela liberdade e libertação nacional, pela vitória da causa socialista.

A amizade militante existente entre nossos dois povos já havia mostrado sua vitalidade nos dias da guerra da Coreia.

Nosso povo lembra que o fraterno povo búlgaro lhes deu uma grande quantidade de ajuda nos períodos da Guerra de Libertação da Pátria e na reabilitação e construção pós-guerra.

Hoje, o povo búlgaro continua a apoiar positivamente o nosso povo na luta pela construção do socialismo e pela reunificação independente e pacífica do país.

A visita ao nosso país em 1973 pelo Partido e a delegação governamental da República Popular da Bulgária, liderada pelo camarada Todor Zhivkov, nosso grande amigo, foi um evento histórico no desenvolvimento de relações de amizade e cooperação entre nossos dois países.

A partir de então, as relações de amizade e cooperação fraterna entre os nossos dois partidos, dois países e dois povos se desenvolveram ainda mais em todas as esferas.

Com a atual visita de nossa delegação à Bulgária como ocasião, a linda flor da amizade está em plena floração em todas as partes do país.

Jamais esqueceremos a calorosa hospitalidade dos irmãos búlgaros transbordando de amizade; Vamos nos esforçar para manter a amizade entre os dois povos em florescimento e levá-lo a produzir bons frutos.

Estamos revisitando a Bulgária nesta ocasião após o lapso de quase 20 anos. Vinte anos atrás a Bulgária ainda tinha a aparência de um Estado agrário. Naquela época, o povo búlgaro trabalhava energicamente para a industrialização da nação, a transformação socialista da agricultura e o desenvolvimento da cultura.

Durante esta visita, vimos a Bulgária socialista, que mudou radicalmente sua aparência anterior.

A Bulgária foi agora transformada num país socialista com uma indústria desenvolvida, agricultura moderna e florescente e está desenvolvendo ciência, educação e cultura.

Isto foi particularmente demonstrado para nós durante a nossa visita aos distritos de Tolbukhin e Varna.

Quando vimos fábricas modernas construídas pelo povo búlgaro através de seus esforços criativos, campos férteis bem cuidados e a vida feliz das pessoas, ficamos tão felizes como se estivéssemos olhando para o nosso próprio sucesso.

Todas as mudanças na Bulgária são o resultado brilhante da luta devotada travada pelo povo búlgaro com belas tradições de luta sob a liderança do Partido Comunista da Bulgária liderado por seu líder notável, o camarada Todor Zhivkov.

Parabenizamos calorosamente o fraterno povo búlgaro por todos os seus sucessos na construção de uma nova sociedade e desejamos sinceramente que vocês conquistem uma vitória ainda maior em sua luta futura para cumprimentar o 11º Congresso do Partido com alto zelo político e façanhas de trabalho.

As realizações do povo búlgaro na construção do socialismo são uma vitória comum para os países socialistas e uma contribuição para consolidar a posição do socialismo no mundo..

A vitória da revolução mundial será alcançada através da vitória da revolução em cada país.

Quando a construção socialista progride com sucesso e a posição do socialismo é fortalecida em cada país, o poder do socialismo como um todo aumentará e a vitória da revolução mundial será acelerada.

O nosso partido avançou com a revolução socialista e a construção socialista, convencido de que a realização bem-sucedida da revolução e da construção em nosso país é precisamente a maneira de contribuir para a causa revolucionária da classe trabalhadora internacional.

Sob a liderança de nosso Partido, nosso povo implementou completamente suas linhas e políticas que criativamente aplicaram o marxismo-leninismo às nossas condições existentes, e assim converteram nosso país outrora atrasado a um país socialista com fundações sólidas de economia nacional independente em um curto período; e estão defendendo com firmeza o posto oriental do socialismo.

Segurando no alto a bandeira das três revoluções - ideológica, técnica e cultural-, nosso povo está agora energeticamente realizando uma grande construção socialista e acelerando a marcha do Chollima para cumprir o Plano de Seis Anos, estabelecido pelo Quinto Congresso do Partido, antes do previsto este ano, que marca o trigésimo aniversário da fundação do Partido do Trabalho da Coreia e para alcançar um auge mais alto do socialismo.

A realização bem sucedida da revolução socialista e da construção socialista em nosso país está dando grande inspiração ao povo sul-coreano em sua luta pelo direito de viver, pela democracia e pela reunificação do país e está contribuindo para a causa comum do povo conter os planos dos imperialistas de usar a força armada e iniciar a guerra no Oriente e garantir a vitória da causa da paz e do socialismo.

Camaradas e amigos,

Hoje, a situação geral está se desenvolvendo em favor do socialismo e da revolução.
A construção do socialismo está avançando com sucesso nos países socialistas e as forças do socialismo no mundo estão crescendo a cada dia que passa.

Mantendo no alto a bandeira do antiimperialismo e da independência, os povos revolucionários da Ásia, África e América Latina estão travando uma feroz batalha contra a agressão e a interferência imperialistas e pela consolidação da independência política de seus países e por completa liberdade econômica.

Como os desenvolvimentos no Camboja e no sul do Vietnã demonstraram claramente, os imperialistas estão sendo continuamente golpeados pela luta do povo em diferentes partes do mundo e, ao mesmo tempo, estão se debatendo em meio a uma grave crise econômica.

Os imperialistas estão cada vez mais pressionados em casa e no exterior.

A superioridade do sistema socialista e a sua vitalidade invencível, bem como a inevitabilidade do declínio e queda do imperialismo, tornaram-se agora mais claros do que nunca.

Contudo, os imperialistas não abandonarão a cena da história por vontade própria. À medida que sua situação piora, eles estão aumentando seus movimentos para a agressão e guerra e estão recorrendo a truques enganosos, na tentativa de encontrar uma solução para seus problemas.

Os países socialistas devem continuar com a luta antiimperialista e dar seu total apoio aos povos asiáticos, africanos e latino-americanos em sua luta de libertação contra o imperialismo, para frustrar as políticas imperialistas de agressão e guerra e manter e consolidar paz mundial.

A luta agora travada pelos povos da Ásia, África e América Latina pela libertação nacional e pelo desenvolvimento independente de seus países, juntamente com a luta revolucionária da classe trabalhadora internacional pelo socialismo, é uma grande força motriz que está avançando a história humana.

Temos a certeza de que, se os países socialistas e a classe operária interacional, os povos asiáticos, africanos e latino-americanos e todas as forças progressistas do mundo se unirem e empreenderem uma poderosa luta antiimperialista, poderão frustrar as ações agressivas. dos imperialistas e garantir firmemente a vitória final da causa da paz e do socialismo.

A luta do povo coreano para reunificar o país dividido faz parte da luta antiimperialista de libertação nacional que está sendo travada em escala mundial. Sob a influência das realizações feitas na construção socialista na metade norte da Coreia, a luta do povo sul-coreano contra o fascismo e pela democracia está ganhando força e o regime fascista militar colonial dos imperialistas e seus lacaios está passando por uma grave crise na Coreia do Sul.

A causa justa do nosso povo para a reunificação independente e pacífica do país está recebendo o apoio ativo e encorajamento dos povos progressistas do mundo; os imperialistas e seus lacaios estão sendo isolados e rejeitados cada vez mais internacionalmente.

O nosso povo certamente realizará a causa da reunificação nacional num futuro próximo com o apoio e encorajamento dos povos da Bulgária e dos outros países socialistas e de todos os povos progressistas do mundo.

Permitam-me que aproveite esta oportunidade para expressar os meus sinceros agradecimentos ao camarada Todor Zhivkov e ao Partido Comunista, ao Governo e ao povo búlgaros pelo seu apoio ativo e encorajamento à política do nosso Partido e do Governo da nossa República para a reunificação pacífica e independente e pela luta justa do povo para realizá-la.

O nosso Partido e o nosso povo consideram importante para a nossa vitória revolucionária que eles fortaleçam a sua unidade com as forças revolucionárias internacionais, reforçando e desenvolvendo as nossas próprias forças revolucionárias em todos os sentidos.

Defendendo a bandeira do Marxismo-Leninismo e do internacionalismo proletário, a bandeira revolucionária da luta antiimperialista, iremos, como no passado, continuar a lutar persistentemente pela vitória da causa comum da paz e democracia, independência nacional e socialismo em unidade com os povos dos países socialistas, em unidade com a classe operária internacional, em união com os povos asiáticos, africanos e latino-americanos em luta e em união com todos os povos amantes da paz do mundo.

Temos certeza de que nossa atual visita à Bulgária promoverá as relações de amizade e cooperação que existem entre os partidos, governos e povos de nossos dois países em um plano superior e, além disso, contribuirá para o fortalecimento da unidade e solidariedade dos países socialistas e do movimento comunista internacional.

A amizade fraterna e a solidariedade entre os povos coreano e búlgaro na luta para alcançar o objetivo e o ideal comuns durarão para sempre.

Viva a indestrutível amizade e solidariedade fraterna entre os povos coreano e búlgaro!

Viva o Partido Comunista da Bulgária e a República Popular da Bulgária!

Viva a bandeira sempre vitoriosa do marxismo-leninismo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário