segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Sobre aplicar integralmente os princípios da pedagogia socialista na educação no cinema


Discurso ao corpo docente da Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas de Pyongyang em 8 de julho de 1971.

Por ocasião da minha observação pessoal na Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas de Pyongyang, vou abordar alguns problemas relativos à educação no cinema.

Dez anos se passaram desde que esta universidade foi estabelecida, graças ao grande líder camarada Kim Il Sung. Durante esse período, a universidade alcançou grande sucesso tanto em sua educação quanto em sua pesquisa científica, sob a orientação do Partido. No entanto, este é apenas um sucesso inicial, tendo em conta as exigências da situação em desenvolvimento, e ainda há muita coisa que encontra-se em falta na educação oferecida pela universidade.

Esta universidade deve, o quanto antes, corrigir as deficiências reveladas em sua formação e melhorar radicalmente sua formação de artistas cinematográficos.

Primeiro de tudo, vocês devem abolir o antigo sistema de dar prioridade ao drama e estabelecer um novo especializando-se no cinema.


O treinamento de artistas de cinema atualmente é o último em seu currículo. Isso atesta que a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas, responsável pela educação no cinema, não cumpriu as tarefas que lhe foram atribuídas de maneira satisfatória.

O partido enfatiza e encoraja o cinema na arte e na literatura, mas esta universidade está negligenciando a educação no cinema.

O fato de a universidade ter enfatizado a educação em teatro, ao mesmo tempo que não deu a devida atenção à educação no cinema nos últimos anos, vai contra a consistente política básica de nosso Partido no desenvolvimento da arte e da literatura.

O líder disse que o cinema ocupa o lugar mais importante no campo da arte e da literatura. Como um meio poderoso para o trabalho de informação do nosso partido, o cinema desempenha um papel importante na luta revolucionária e no trabalho de construção e ocupa uma posição extremamente importante no desenvolvimento global da arte e da literatura. É por isso que o Partido considera o cinema como a chave para o desenvolvimento de arte e literatura e se concentra nele.

Atualmente, o Partido não atribui nenhuma esperança particular ao drama. Alguns atores cinematográficos imitam o estilo “nova escola de atuação”. Eles são principalmente aqueles que anteriormente eram atores de palco. Na verdade, o drama atual está desatualizado, uma arte dos séculos XVIII e XIX.

A arte dramática tem como tarefa hoje abolir o padrão ultrapassado e criar um novo tipo de drama revolucionário que atenda às exigências da era Juche. Portanto, não há necessidade dessa universidade manter sua faculdade especializada em dramas antigos.

Como o líder disse, a universidade deve enfatizar o treinamento de atores de cinema, diretores e cineastas. O teatro e o cinema não se baseiam no mesmo sistema teórico de arte e literatura. Portanto, a universidade deve abolir sua faculdade de teatro e se especializar em educação no cinema.
Uma vez que a faculdade de teatro foi revogada, o nome da universidade deve ser mudado para a Universidade de Arte Cinematográfica.

A Universidade de Arte Cinematográfica deve ser um grande palácio da educação no cinema, uma base versátil para a formação de artistas cinematográficos. Deve produzir um novo tipo de artista cinematográfico que esteja amplamente desenvolvido, totalmente equipado com a Ideia Juche do grande líder camarada Kim Il Sung e que possua pleno conhecimento de teorias sobre arte e literatura, talentos artísticos variados e conhecimento de ciência e tecnologia modernas.

Para que esta universidade cumpra sua missão e realize suas tarefas como uma base global para a formação de artistas cinematográficos, ela deve estabelecer faculdades e departamentos apropriados para atender às exigências do cinema em desenvolvimento.

Atualmente os únicos departamentos que existem na faculdade de arte cinematográfica da Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas são os de direção, cinematografia e teoria do cinema. Esses departamentos não são suficientes, no entanto, para treinar as muitas pessoas necessárias para o cinema, que compreende uma variedade de categorias de arte e uma ampla gama de ciência e tecnologia. Para formar pessoas talentosas, esta universidade deve ter faculdades e departamentos para treinamento de artistas e técnicos de cinema.

A faculdade de arte cinematográfica deve ter um departamento para ensinar roteiro.

O roteiro é o primeiro processo na produção de um filme e sua base ideológica e artística. Nosso Partido definiu a política de dar prioridade aos roteiros na produção cinematográfica, assim como deu precedência à mineração na produção industrial. Também adotou medidas para aumentar o número de roteiristas e desenvolver a redação de cenários em larga escala. A arte cinematográfica, que se desenvolve aos trancos e barrancos, exige um número maior de roteiristas e uma melhoria decisiva em suas qualificações ideológicas e artísticas. No momento, no entanto, nenhuma universidade tem um departamento especial para treinamento de roteiristas. No futuro, um departamento de cenário deve ser estabelecido nesta universidade para se especializar no treinamento de roteiristas.

Uma vez que este departamento tenha sido criado na Universidade de Arte Cinematográfica, o número-alvo para roteiristas de treinamento, anteriormente designado para o departamento de trabalho criativo na faculdade de linguística coreana da Universidade Kim Il Sung, deve ser transferido para ele. Pode surgir a questão se os roteiristas devem ser ensinados na Universidade Kim Il Sung ou na Universidade de Arte Cinematográfica. Ambos têm méritos e desvantagens. A Universidade Kim Il Sung pode dar-lhes uma boa formação literária, mas não tão boa educação cinematográfica como a Universidade de Arte Cinematográfica. A Universidade de Arte Cinematográfica não pode oferecer uma educação literária tão boa quanto na Universidade Kim Il Sung. Como um cenário é, para todos os efeitos, uma forma de literatura para filmes, acho aconselhável que a Universidade de Arte Cinematográfica treine roteiristas. O objetivo é formar roteiristas capazes, versados ​​tanto na literatura quanto no cinema.

Os departamentos existentes de direção e cinematografia devem ser deixados como estão. Mas em anos acadêmicos mais altos, eles devem ser divididos em classes de acordo com as principais matérias. O departamento de direção de filme deve ser dividido em classes de direção de filmes de longa metragem e direção de documentários, e o departamento de cinematografia em classes de noticiários filmados, documentários e longas-metragens, para dar formação especializada.

Até a direção do filme e a cinematografia diferem uma da outra em seu conteúdo e métodos criativos de acordo com o tipo de filme. Até agora, no entanto, a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas não deu atenção a este fato, e forneceu apenas um tipo de ensino de maneira uniforme, com o resultado de que seus graduados falham em provar seu valor completo após serem enviados para os estúdios de cinema. E quando os graduados da Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas, que o estúdio de cinema classifica como mais incapazes, são enviados para o estúdio de documentários, o último também declara que eles não servem para nada. Tais pessoas serão, a longo prazo, forçadas a sair do setor cinematográfico. Isso acontece principalmente porque sua universidade não forneceu educação adequada nas principais matérias. Portanto, a Universidade de Arte Cinematográfica deve criar departamentos adequados para intensificar a educação especializada.

No entanto, não há necessidade de formar uma classe de estudo especial para cada tipo de filme. Se os temas principais são subdivididos demais, os talentos artísticos dos alunos não podem ser cultivados de maneira abrangente. A política educacional do nosso partido é treinar pessoas ativas e capazes que sejam bem versadas nas matérias principais e que sejam desenvolvidas de forma abrangente. Consequentemente, não há necessidade da Universidade de Arte Cinematográfica subdividir suas principais matérias em demasia.

Um departamento de atuação de filme deve ser estabelecido.

Atualmente, a demanda por atores de cinema é grande, mas há poucos artistas talentosos. Há poucos atores de cinema capazes entre aqueles que foram treinados pela Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas, nem há muitos atores no palco que podem atuar em filmes.

Os atores de cinema e teatro criam personagens confiando no sistema orientado ao Juche e nos métodos de atuação; mas a natureza de sua atuação é diferente, assim como a tela e o palco são diferentes. Portanto, há apenas alguns atores de teatro capazes de atuar em filmes. Por tudo isso, não podemos depender apenas dos cursos de curta duração para treinamento de atores realizados pelos estúdios de cinema. Como o curso dura apenas por um breve período de tempo, é difícil treinar atores cinematográficos promissores preparados ideologicamente e artisticamente. Os atores que terminaram o curso podem aparecer em um ou dois filmes e interpretar bem suas partes, mas depois não se desenvolvem mais porque não receberam nenhuma educação sistemática e especializada. O objetivo do curso é atender a crescente demanda por atores de cinema, não para treinar atores talentosos.

A partir de agora, a Universidade de Arte Cinematográfica deve matricular regularmente os graduados do ensino médio e treiná-los em atores de forma sistemática.

Uma vez que um departamento de atuação cinematográfica foi criado na Universidade de Arte Cinematográfica, os números-alvo para treinamento de atores atribuídos aos estúdios de cinema devem ser transferidos para a universidade. Ao fazê-lo, será possível configurar bem o departamento e organizar os artistas beneméritos para orientar a arte da fala na universidade.

A faculdade de arte cinematográfica também deve ter um departamento para treinar cenógrafos. A cenografia possui características que diferem das de outras artes de design, então os cenógrafos devem ser treinados na Universidade de Arte Cinematográfica.

Os cenógrafos estão sendo treinados no departamento de artes cênicas da Universidade de Belas Artes. Foi-me dito que seus alunos não recebem educação adequada no cinema. Se os alunos especializados em cenografia não exibem filmes nem conjuntos existentes, eles não podem ser treinados em cenógrafos de filmes capazes. Como a cenografia é um campo criativo complexo e amplo no qual o direcionamento, a atuação, a cinematografia e a tecnologia estão todos interligados, as teorias das artes plásticas gerais e das cinemáticas devem estar intimamente combinadas na educação.

A demanda por cenógrafos é grande na sociedade. Eles são necessários não apenas no setor cinematográfico, mas também na transmissão televisiva. Do ponto de vista educacional e à luz da demanda social, é natural que um departamento de cenografia seja montado na Universidade de Arte Cinematográfica.

Seria aconselhável criar um departamento de maquiagem e treinar algumas pessoas como maquiadores a cada ano de forma sistemática.

Uma vez que a faculdade de arte cinematográfica tenha departamentos que vão do roteirismo à teoria do cinema, a Universidade de Arte Cinematográfica será capaz de treinar de forma unificada as pessoas capazes para a produção cinematográfica e o desenvolvimento da teoria cinematográfica.

Essa universidade deve treinar não apenas artistas de cinema, mas também os especialistas necessários para os aspectos técnicos da produção cinematográfica.

A arte cinematográfica originou-se e continua a desenvolver-se na base da ciência e tecnologia modernas. Desde os primórdios da produção cinematográfica em nosso país, nosso Partido tem prestado muita atenção ao desenvolvimento da ciência e tecnologia do cinema.

Graças à sábia liderança e grande preocupação do grande líder camarada Kim Il Sung, a arte cinematográfica em nosso país hoje tem suas próprias bases de produção cinematográfica e centros de indústria de cinema equipados com a mais recente ciência e tecnologia. Este é um grande sucesso alcançado no desenvolvimento do cinema socialista e comunista. No entanto, não podemos nos contentar com isso. Há mais para fazer do que fizemos até agora. Estamos diante da tarefa de consolidar os fundamentos técnicos e materiais da arte cinematográfica com base em nossos centros existentes de produção cinematográfica, e de elevá-los a um nível superior.

O Partido está determinado a tornar a arte cinematográfica do nosso país em uma das melhores do mundo em termos de aspectos ideológicos, artísticos e técnicos. Para que a intenção do partido seja realizada o mais cedo possível, devemos desenvolver a ciência e a tecnologia do cinema e formar mais técnicos em filmes, e devemos fazê-lo o mais rápido e melhor possível.

Para este propósito, vocês devem formar um centro de treinamento para técnicos de filme. Uma faculdade de tecnologia de cinema deve ser montada na universidade e esta faculdade deve ter tais departamentos, por exemplo, como os de equipamento de cinema, gravação de cinema e desenvolvimento de filmes, todos necessários para o desenvolvimento da tecnologia de cinema.

Como existem muitas universidades de tecnologia em nosso país, como a Universidade de Tecnologia Kim Chaek, podemos criar uma boa faculdade de tecnologia de cinema na Universidade de Arte Cinematográfica. Criar os fundamentos técnicos e materiais para essa faculdade não apresentará problemas, porque nosso país tem uma poderosa base de indústria pesada.

A Universidade de Arte Cinematográfica também deve ter uma faculdade de transmissão televisiva.

A fim de melhorar rapidamente os níveis gerais culturais e técnicos dos trabalhadores, o nosso Partido propôs-se a espalhar uma rede de televisão em todo o país e está agora trabalhando para o levar a cabo. Instalamos uma emissora de televisão, construímos uma torre de TV alta e estamos produzindo televisores em grande número. No momento, é o cinema que encabeça o desenvolvimento da arte e da literatura, mas a tendência mundial será transmitida para a televisão no futuro.

Formar uma faculdade de radiodifusão televisiva na Universidade de Arte Cinematográfica e treinar especialistas e atores de TV é muito importante para atender às demandas atuais e aos requisitos de longo prazo.

A Universidade de Arte Cinematográfica também deve ter departamentos para treinar locutores e fotógrafos.

Nosso país possui uma das redes de transmissão mais abrangentes do mundo. Nenhum outro país no mundo, exceto o nosso, possui uma rede de radiodifusão bem regulamentada, desde a capital até aldeias rurais, distritos de trabalhadores, fábricas e empresas. Devido a essa rede de transmissão abrangente, muitos locutores são necessários. No entanto, não existe nenhum estabelecimento de treinamento especializado para locutores, então o Comitê de Radiodifusão da Coreia até agora os treinou por seus próprios esforços. Isso tornou impossível melhorar o padrão de transmissão e expandir e desenvolver a rede como a situação exige.

A demanda por fotógrafos também é grande. A fotografia está agora completamente baseada na arte, e há muitas informações disponíveis através de fotos de notícias em casa e no exterior; esta situação exige urgentemente que o número de fotógrafos seja aumentado e que a qualidade ideológica e artística das fotografias seja constantemente melhorada.

Mesmo que a demanda por locutores e fotógrafos seja grande, não podemos estabelecer um instituto de treinamento especial imediatamente, nem há necessidade de fazê-lo. Nas condições atuais, é melhor que a Universidade de Arte Cinematográfica estabeleça departamentos de locutores e fotografia e treine locutores e fotógrafos que estejam totalmente preparados política, ideológica e tecnicamente.

A Universidade de Arte Cinematográfica deve estabelecer um sistema de educação por correspondência. Vocês devem estabelecer um curso por correspondência na universidade e inscrever os funcionários do setor cinematográfico que não tenham recebido educação superior. Vocês também devem fornecer aos alunos boas condições para estudar.

O número de alunos da Universidade de Arte Cinematográfica deve ser fixado adequadamente para atender às exigências da situação em desenvolvimento.

Dos 200 estudantes agora na Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas, 150 estão na faculdade de drama e só 50 na faculdade de arte cinematográfica. Pior ainda, os alunos do terceiro ano no departamento de direção do filme são apenas dois.

No que diz respeito à composição do corpo discente nesta universidade, os estudantes no campo do cinema, que estão agora em grande demanda, constituem apenas 25 por cento do número total de alunos, enquanto aqueles no setor de teatro, em que a demanda é pequena, perfaz 75%. O corpo docente do drama sozinho tem um departamento de atuação, que pode ser considerado como o principal departamento da universidade, mas a faculdade de arte cinematográfica não. Como a universidade não é boa em treinar artistas de cinema, o Estúdio de Filmes da Coreia organizou um curso para atores e está treinando eles mesmos. É desnecessário dizer que este não é um bom método, mas não há escolha nas circunstâncias atuais. Consertar o número exato de alunos não é uma questão de negócios simplesmente dividindo características; está previsto trabalho para formação de especialistas para atender às demandas da situação em desenvolvimento. O número de estudantes em faculdades e departamentos não deve ser fixado da mesma maneira, mas de uma maneira científica para satisfazer as demandas dos setores envolvidos.

A Universidade de Arte Cinematográfica deve fixar um grande número de alunos para a faculdade de arte cinematográfica, com o maior número para os departamentos de cinema e cinematografia. Será uma boa idéia fixar o número de estudantes no departamento de atuação entre 150 e 200, prevendo uma produção anual de 50 filmes no futuro. Se o número de alunos neste departamento for fixado entre 150 e 200, cerca de 100 alunos serão apropriados para o departamento de cinematografia.
Um número muito grande de alunos não deve ser planejado para a faculdade de tecnologia de cinema. Cada turma deve consistir de aproximadamente cinco alunos. Como esta faculdade é nova, não será capaz de dar uma educação adequada se encher-se de muitos alunos.

O número de estudantes em outras faculdades e departamentos deve ser apropriadamente fixado com base no número de alunos nas faculdades de arte cinematográfica e tecnologia cinematográfica.

O número total de estudantes na Universidade de Arte Cinematográfica deve, eu sugiro, estar entre 700 e 800. Então a educação em cinema satisfará as exigências da situação em termos de quantidade.

Depois que a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas for reformada na Universidade de Arte Cinematográfica e novos departamentos forem criados, será importante que vocês elaborem currículos e planos de estudos em plena conformidade com os princípios da pedagogia socialista.

O currículo e o programa de estudos são os programas para a universidade. O mais importante na educação é elaborar um programa educacional ideal e melhorar constantemente os métodos de ensino para atender às demandas da situação em desenvolvimento. Só então vocês poderão melhorar a capacidade dos alunos e capacitá-los a desempenhar seus papéis apropriados na sociedade após a formatura.

A universidade tem uma série de características únicas, pelo que a sua educação não pode ser idêntica à de outras universidades. Deve enfatizar a educação na arte cinematográfica. No entanto, a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas não conduziu esta educação como deveria. Consequentemente, seus graduados foram forçados a deixar os estabelecimentos por causa de suas habilidades artísticas pobres. Como esta universidade ainda não está conseguindo produzir artistas capazes, poucos de seus graduados estão aparecendo em filmes. A Universidade de Arte Cinematográfica deve elaborar currículos e programas adequados e implementá-los estritamente de modo a produzir muitos jovens artistas capazes para a sociedade.

Os cursos e planos de aula devem ser elaborados com base no princípio de priorizar equipar os alunos com a ideia orientada pelo Juche sobre arte e literatura e a teoria única do partido e direcionar muitas horas para o treinamento prático sobre as teorias básicas de seus principais temas. Só assim os alunos podem se tornar bem versados ​​em suas matérias especiais em seus tempos de universidade e desempenhar seus papéis apropriados na sociedade após a formatura. A universidade deve reduzir o número de aulas na teoria do cinema e aumentar o número de lições na história revolucionária do líder, sua ideia sobre arte e literatura e política do Partido, bem como aumentar o número de lições para cultivar seus talentos especiais.

Quanto à teoria do cinema, não há necessidade de vocês se concentrarem muito nisso, porque ainda não pode ser ensinado sistematicamente e nenhum livro está disponível. A universidade deve dedicar mais tempo para cultivar habilidades especializadas e intensificar o treinamento prático.

Para treinar cineastas capacitados, você deve garantir que os alunos aprendam muito sobre o processo criativo em seus dias de universidade. Como a universidade tem um grande estúdio, os estudantes do departamento de direção de filmes podem produzir filmes se tiverem aulas efetivas de criação. Mesmo que nenhum roteiro seja escrito na universidade, eles podem fazer filmes usando os muitos cenários que foram publicados em publicações.

Para treinar atores de cinema, vocês devem dar aos alunos as lições adequadas para desenvolver suas habilidades de atuação, especialmente na arte de falar. Vocês devem sempre fazer uso de um gravador no decorrer do treinamento de fala. Vou garantir que os gravadores necessários para as aulas sejam fornecidos.

O departamento de atuação da televisão deve dar educação em dramas de televisão.

Um sistema adequado de educação em habilidades especializadas através de treinamento prático deve ser estabelecido.

A principal tarefa  na educação na arte cinematográfica é o treinamento prático adequado.

A explicação é uma importante forma de educação na universidade, mas o propósito da educação não pode ser alcançado apenas por explicações. Se vocês quiserem garantir que os alunos façam bom uso do conhecimento que adquirem em explicações, vocês devem intensificar o treinamento prático, combinando-o com a teoria. O conhecimento sem a prática criativa é inútil. A universidade não deve transformar seus alunos em leitores de livros, mas deve treiná-los em artistas capazes com habilidades criativas, intensificando sua educação prática.

Os estudantes devem ser enviados para estúdios de cinema para treinamento prático, e os professores devem acompanhar os alunos para enriquecer sua própria experiência no local.

Vocês devem estabelecer um sistema universitário pelo qual os exames de teorias sejam realizados por professores universitários e exames práticos pelos funcionários do estúdio de cinema. Vocês devem fazer com que os alunos vão a estúdios de cinema e realizem trabalhos criativos em unidades de produção cinematográfica e, em seguida, recebam uma avaliação de seu trabalho criativo.

Para que um sistema adequado de treinamento prático seja estabelecido e que as atividades práticas sejam conduzidas de maneira eficaz, vocês devm, ao elaborar um currículo, coordenar os horários para dar explicações sobre teoria e iniciar atividades práticas. Em particular, o período de atividade prática deve ser coordenado com o trabalho criativo em estúdios cinematográficos. Os estúdios de cinema afirmam que eles realizam a produção de filmes em uma base constante, mas às vezes eles não o fazem com constância de fato. Portanto, a Universidade de Arte Cinematográfica deve elaborar um currículo de modo a organizar atividades práticas em um momento em que o trabalho criativo em estúdios de cinema está em pleno andamento.

A fim de fortalecer a educação em arte cinematográfica, os criadores devem, ao terminar a produção de um filme em um estúdio, ser obrigados a ir à universidade para ministrar palestras.

Os métodos de ensino e o conteúdo educacional devem ser aprimorados continuamente para atender às exigências da situação em desenvolvimento e atender às características da educação artística.

Uma melhoria nos métodos de ensino é altamente importante na educação de sucesso.

A Universidade de Arte Cinematográfica deve garantir que todas as palestras sejam dadas pelo método heurístico e faça uso extensivo de recursos visuais para se adequar às características especiais da arte cinematográfica.

Vocês também devem melhorar radicalmente o conteúdo educacional.

Nos últimos dez anos, a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas tem sido incapaz de produzir artistas de alta capacidade. Entre seus graduados estão alguns que não podem trabalhar no campo da arte por causa de sua pouca habilidade e outros que deveriam ser diretores assistentes ou assistentes de câmera, mas têm que carregar trajes e acessórios em vez disso por causa de sua falta de habilidade. Além disso, há alguns que, infectados com a adoração às grandes potências e dogmatismo, não acreditam em sua própria força e olham para os outros, tentando copiá-los mecanicamente sem estudar nossos próprios sucessos e experiências. Esta universidade deve ter a responsabilidade de proporcionar aos seus alunos uma boa educação, pois caso contrário o resultado são perdas para o Partido e para o Estado, e confusão entre as pessoas.

No passado, a universidade ensinava aos alunos uma mistura de coisas socialistas, feudalistas e capitalistas, e acrescentava a ela elementos bajuladores e dogmáticos.

A Teoria sobre Atuação e Fundamentos da Direção de Cinema, escrita nesta universidade, são cópias ou embelezamentos de livros de outros países. Como os textos básicos, que levaram vários professores a escrever durante anos, são imitações desse tipo, não é preciso mencionar outros textos.

Devido ao fato de que universidade não estabeleceu a orientação Juche em seu processo educacional e está fornecendo uma miscelânea de educação, encorajando assim seus alunos a entrar em conversas vazias, os últimos não se orgulham de frequentar a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas e insistem em estudar literatura em outras universidades. Fornecendo tal potpourri de educação, vocês são incapazes de treinar estudantes para ser revolucionários ardentes totalmente equipados com o Juche e dispostos a lutar devotadamente pela revolução coreana, nem podem transformá-los em artistas capazes plenamente qualificados na teoria e na prática.

A Universidade de Arte Cinematográfica deve, de uma vez por todas, acabar com conteúdos ultrapassados ​​em sua educação e fornecer aos seus alunos uma nova educação Juche, de acordo com os princípios da pedagogia socialista, conforme esclarecido pelo líder.

Primeiro de tudo, vocês devem refletir em todas as disciplinas a ideia orientada pelo Juche do líder em arte e literatura de uma maneira sistemática e abrangente.

A ideia de arte e literatura orientada pelo Juche é uma enciclopédia, que dá respostas abrangentes a todos os problemas teóricos e práticos que surgem na construção e criação de arte e literatura socialista e comunista. É a base e o princípio orientador na criação de arte e literatura socialista e comunista.

As atividades artísticas e literárias conduzidas por nossos artistas e escritores devem colocar em prática a ideia orientada pelo Juche do líder em arte e literatura, e todos os sucessos obtidos durante a sua condução são os ricos frutos dessa ideia.

A ideia de arte e literatura orientada pelo Juche do líder deve permear o sistema e os conteúdos de todas as disciplinas ensinadas na Universidade de Arte Cinematográfica. Em outras palavras, todos os assuntos devem ser imbuídos com sua ideia.

Além disso, os assuntos ensinados devem refletir os inestimáveis ​​sucessos e experiências adquiridos ao incorporar a ideia orientada pelo Juche do líder em arte e literatura. Em particular, o sucesso e a experiência adquirida na produção de filmes orientados pelo Juche devem ser amplamente generalizados.

Nos últimos anos, nosso Partido tem se empenhado energicamente em eliminar tudo o que é obsoleto no campo da arte cinematográfica e produzir filmes orientados ao Juche adequados à natureza intrínseca da classe trabalhadora. Ao fazê-lo, alcançou um sucesso brilhante. A realização bem-sucedida da causa histórica de adaptar os clássicos imortais "O Mar de Sangue" e "O Destino de um Homem do Corpo de Autodefesa" à tela significou a criação de modelos para nossa arte cinematográfica. Além disso, houve uma mudança na criação de obras-primas e obras revolucionárias baseadas na realidade socialista, que até o momento continua sendo a tarefa mais difícil na prática criativa. No curso disto, os sistemas e métodos ultrapassados ​​de trabalho criativo foram abolidos, para serem substituídos por outros novos, e um sistema e método comunista para a orientação da criação foram estabelecidos.

Se os sucessos e a experiência adquirida no decorrer do desenvolvimento da arte cinematográfica, conforme exigido pelo Juche, forem sistematizados, analisados ​​e generalizados, um bom livro didático poderá ser produzido.

Além disso, as matérias lecionadas na universidade devem abranger tendências no desenvolvimento do cinema mundial, bem como os sucessos e as experiências da ciência e da tecnologia no cinema moderno. Estes devem ser amplamente refletidos, especialmente nos assuntos ensinados na faculdade de tecnologia de cinema.

Devemos assimilar os sucessos e experiências de outros países prontamente e sem hesitação, se forem necessários e conducentes ao desenvolvimento de nossa própria arte cinematográfica. No entanto, não devemos aceitar impensadamente e intacto o que pertence a outros países. Isso pode causar problemas. Não importa quão bons sejam os sucessos e experiências de outros países, devemos abordá-los de um ponto de vista crítico antes de assimilar o que está neles. Só então poderemos fazer uso efetivo deles no desenvolvimento de nosso próprio cinema.

A Universidade de Arte Cinematográfica não deve limitar-se a melhorar o conteúdo de sua educação uma ou duas vezes, mas aperfeiçoá-la constantemente, conforme exigido pela situação em desenvolvimento, e deve basear-se na política do Partido. Orientar o conteúdo de sua educação à política do Partido é a política do nosso Partido sobre educação.

Para que o conteúdo de sua educação tenha nele inserido a política partidária, de acordo com os princípios da pedagogia socialista, os professores da universidade devem ser transformados em revolucionários e assimilados à classe trabalhadora. Esta é uma garantia importante para levar a cabo a política educacional do Partido e aplicar os princípios da pedagogia socialista na educação.

É somente quando os professores encarregados da educação são transformados de maneira revolucionária e assimilados à classe trabalhadora que o conteúdo da educação pode ser baseado na política do Partido e que os estudantes podem ser treinados como revolucionários comunistas.

Nos últimos anos, no entanto, a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas não tem sido cuidadosa em seus esforços para transformar seus professores em revolucionários e assimilá-los à classe trabalhadora. Como resultado,  se comportaram de uma maneira não adequada para revolucionários.

No último seminário sobre a ideia do líder em arte e literatura, os professores desta universidade debateram a questão de saber se o filme "Nós somos os mais felizes do mundo" contém algum conflito ou não. Agora, alguns continuam a falar contra a ideia orientada pelo Juche do líder em arte e literatura. O líder deixou claro seu ponto de vista depois de ver o filme. Não consigo entender por que questionaram suas opiniões.

Os palestrantes que falam contra a ideia de arte e literatura do líder não estão qualificados para apoiar a nobre plataforma de ensinar a geração em ascensão que deve assumir a causa revolucionária do Juche.

O comitê do partido da universidade deve intensificar a luta ideológica entre os professores contra idéias estranhas que vão contra os ensinamentos do líder e, ao mesmo tempo, conduzir uma educação ideológica eficaz para imbuí-los plenamente da ideologia monolítica do partido, transformando-os em revolucionários e assimilá-los à classe trabalhadora.

O Comitê Central do Partido também deve ajudar a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas a fortalecer o corpo de seus professores e torná-los revolucionários e trabalhadores. O comitê deve organizar uma equipe para investigar a situação atual da universidade, a fim de orientar e verificar seu trabalho em todos os seus aspectos. Depois disso, a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas deve ser reformada na Universidade de Arte Cinematográfica.

Juntamente com os palestrantes, os estudantes devem ser transformados em revolucionários e assimilados à classe trabalhadora.

A Universidade de Arte Cinematográfica deve tornar todos os seus alunos revolucionários. Nunca deve ensinar aos seus alunos apenas talentos práticos, negligenciando a sua educação política e ideológica, alegando que é uma universidade de arte. Se isso acontecer, os alunos praticarão arte pela arte. O que o nosso Partido exige são filmes revolucionários que combinem alta qualidade ideológica e valor artístico nobre. Tais filmes podem ser criados apenas por cineastas revolucionários que estão totalmente equipados com a grande Ideia Juche e possuem um alto grau de habilidade artística.

Ao mesmo tempo em que ensina aos seus alunos conhecimentos especializados, a universidade deve intensificar sua educação ideológica para estabelecer uma visão revolucionária sobre o mundo e desenvolver um hábito revolucionário de viver e estudar de maneira militante entre seus alunos.
Junto com isso, a universidade deve fortalecer a vida organizacional de seus alunos, incentivá-los em suas atividades sociais e políticas e promover o treinamento físico e o esporte entre eles.

O treinamento físico e os esportes são meios poderosos de estabelecer um modo de vida revolucionário entre os estudantes.

É somente quando o treinamento físico e os esportes são promovidos nas universidades que os estudantes podem se preparar totalmente para o trabalho e a defesa nacional, cultivar um espírito coletivista e vontade de ferro, superar frouxidão mental, estagnação, indolência e preguiça para viver e trabalhar de maneira militante e otimista, cheio de um vigoroso espírito de luta e fervoroso entusiasmo.

A educação física nas universidades não é menos importante do que educar os alunos em suas principais matérias. É tarefa básica de nossas universidades treinar pessoas com conhecimento, moralmente impecáveis ​​e fisicamente sadias. As universidades de arte, em particular, devem fornecer boa educação física para o desenvolvimento harmonioso de seus alunos.

Como a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas tem sido até agora pobre na educação física que proporciona, ela não obteve nenhum sucesso particular na Bienal Nacional de Esportes dos Estudantes Universitários. A partir de agora, a Universidade de Arte Cinematográfica deve fortalecer o treinamento físico e os esportes em massa e desenvolver as habilidades esportivas de seus alunos, de modo a conquistar os melhores lugares em competições esportivas.

Os materiais sólidos e fundamentos técnicos para a Universidade de Arte Cinematográfica devem ser estabelecidos.

Esta universidade, ao contrário das outras universidades no campo das artes liberais, realiza a educação com ênfase em talentos práticos, por isso requer uma grande quantidade de equipamentos e materiais didáticos. Sem estes, não pode transmitir adequadamente o conhecimento especial a seus alunos, não importa quão bom seja o conteúdo de seus cursos. As lições em cinematografia, por exemplo, são impossíveis sem filmes sensíveis e câmeras de cinema. O mesmo acontece com as lições nas outras grandes áreas de estudo.

Atualmente, no entanto, a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas tem fundamentos materiais e técnicos instáveis. A universidade possui apenas alguns equipamentos educacionais básicos e até mesmo estes estão todos desgastados. As câmeras como Sinephon, Rodina e Kompas usadas pelos estudantes no departamento de cinematografia estão completamente desatualizadas. O equipamento de edição usado pelos alunos no departamento de direção para edição de lições também é desatualizado. Como a universidade agora está usando equipamentos e materiais educacionais obsoletos, ela não consegue transmitir aos seus alunos um conhecimento prático que os sirva no mundo real. Os institutos educacionais devem ter os melhores equipamentos e materiais; só então eles podem transmitir conhecimento útil aos seus alunos.

A Universidade de Arte Cinematográfica deve ser provida de equipamentos e materiais perfeitos, necessários para a educação em arte cinematográfica. Não devemos poupar nada para a educação da geração em ascensão. A universidade deve receber dez câmeras de cinema da melhor qualidade.

É importante que a universidade esteja equipada com todos os aparatos e materiais necessários para a educação artística cinematográfica. Com este equipamento, deve garantir que os seus alunos são capazes de realizar por si próprios todo o processo de criação de filmes, desde a escrita dos roteiros até à conclusão de um filme. Uma vez que o número de estudantes na universidade tenha aumentado para entre 700 e 800, eles não poderão estudar adequadamente nos edifícios existentes; portanto, o problema de um novo edifício de ensino também deve ser resolvido.

A Universidade de Arte Cinematográfica não deve depender de autoridades superiores para o seu desenvolvimento, mas equipar-se pelos seus próprios esforços. Se o corpo docente e os estudantes demonstrarem plenamente o espírito revolucionário de autoconfiança, eles próprios poderão estabelecer sólidos fundamentos técnicos e materiais para a universidade. A faculdade de arte cinematográfica tem uma boa experiência na construção de um estúdio de 200 metros quadrados para si em seis meses. Isso é algo para ser copiado, até mesmo pelos estúdios de cinema. A universidade deve fazer uso efetivo dessa valiosa experiência e também usar seus próprios esforços no futuro para administrar sua vida econômica.

Um sistema para dar orientação adequada à Universidade de Arte Cinematográfica deve ser estabelecido.

Atualmente, a universidade recebe orientação no ponto de vista do Partido pelo Comitê do Partido em Pyongyang, e no ponto de vista administrativo pelo Ministério do Ensino Superior. Isto está errado.

Como a posição social da universidade é importante, o Comitê Central do Partido deve dar orientação direta a ela. Um sistema de orientação ao da Universidade Kim Il Sung deve ser estabelecido para a Universidade de Arte Cinematográfica. Só então a universidade pode se tornar tão excelente quanto a Universidade Kim Il Sung.

Quanto aos canais administrativos, a universidade deve ser orientada pelo Ministério da Cultura. Como a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas está sob o Ministério do Ensino Superior no momento, o Ministério da Cultura não assume nenhuma responsabilidade para com o Partido pelo treinamento insatisfatório dos cineastas. Assim como o Departamento de Produção foi formado sob o Ministério da Cultura, um Departamento de Educação separado deve ser formado sob o ministério, e o departamento deve assumir o encargo unificado das instituições educacionais no campo da arte.

Atualmente, nosso país tem quatro universidades de artes liberais ao todo - a Universidade de Artes Dramáticas e Cinematográficas, o Conservatório de Música, a Universidade de Belas Artes e a Universidade de Arte. No entanto, eu não entendo porque a universidade que treina coreógrafos e dançarinos é chamada de Universidade de Arte. Aparentemente, a universidade foi nomeada por pessoas que ignoravam o significado da palavra arte. O nome da Universidade de Arte deve ser alterado para o nome de Instituto de Dança. Também seria aconselhável fundir a Universidade de Arte com o Conservatório de Música no futuro. Mesmo se eles forem fundidos, ainda haverá três universidades de artes sob o Ministério da Cultura. A Universidade de Arte Cinematográfica deve ter precedência, pois o cinema assume a liderança no campo da arte e da literatura. Para este propósito, deve ser feito em uma universidade especial bastante distinta das outras.

Estou firmemente convencido de que, no futuro, o corpo docente da Universidade de Arte Cinematográfica de Pyongyang desenvolverá sua universidade, o centro de educação de arte cinematográfica em nosso país, política e ideologicamente, material e tecnicamente, e fará novas inovações em pesquisa científica e treinamento de trabalhadores do cinema, satisfazendo assim as expectativas do Partido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário