sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Choe Hong Hui - O pai do Taekwondo


Nascido em Hwadae, condado de Myongchon, na província de Hamgyong Norte, em 9 de novembro de 1918, Choe Hong Hui foi o principal responsável pelo desenvolvimento do Taekwondo para o que conhecemos atualmente, a arte marcial da Coreia.

Por sua grande inteligência desde sua infância e por ser filho de uma família com boas condições na antiga dinastia Joson, ele teve a oportunidade de estudar caligrafia com Han Il Dong, que também era "um mestre de Taek Kyon, a antiga arte coreana de luta contra os pés". E posteriormente estudou inglês, matemática e karatê no Japão.

Ele não havia sentido na pele o efeito do imperialismo japonês tanto quanto seus compatriotas que viviam uma vida de escravos coloniais em solo coreano, embora sofresse preconceito por parte dos japoneses. Mas percebeu a situação do povo coreano mais claramente quando foi enviado forçosamente a defender o exército japonês durante a segunda guerra mundial. Mas por promover uma rebelião, acabou sendo preso e durante este período se dedicou à arte marcial.

Por suas capacidades de autodefesa a partir das técnicas de Taekwondo que ele desenvolveu e divulgou amplamente pela Coreia, foi chamado a servir como militar das forças fantoches ligadas à Syngman Rhee, chegando a se tornar Major General em 1954. Participou da Guerra da Coreia ao lado das forças agressoras.

Porém, a vida de Choe, uma figura controversa na história coreana, que ao mesmo tempo é de grande importância para a mesma e adorado por muitos, mudou muito com o passar dos tempos, o que tornou-o um grande inimigo do governo ditatorial sul coreano.

Um dos motivos é que quando Major General condenou à morte o futuro ditador Park Chung Hee, por participar de rebelião, que acabaria não sendo morto por decisão de outro militar, e quando assumiria o poder após o golpe de Estado resignaria Choe de seu cargo. Ele chegou a ser nomeado embaixador para a Malásia e Canadá, mas mudaria sua vida nos anos 70, tornando-se um grande inimigo da ditadura sul coreano enquanto viajava pelo exterior promovendo sua arte marcial.

Em 1972, Choe ficou em exílio no Canadá depois que o governo sul-coreano se opôs à sua introdução do esporte na RPDC, e o governo da Coreia do Sul formou a WTF em 1973.  Ele se mudou novamente em 1979 para a RPDC, onde foi recebido pelo governo e apoiado em seu projeto de espalhar o Taekwondo para o mundo.

Choe, que havia estado do outro lado, agora conhecia a justeza da Ideia Juche e apoiava fielmente o  Presidente Kim Il Sung, com quem conversou e foi qualificado como "General do Taekwondo" e grande patriota por ele.

Durante sua última fase de vida, sob o abraço do Presidente Kim Il Sung e do Dirigente Kim Jong Il, Choe fez constantes esforços para o desenvolvimento da arte marcial ortodoxa da Coreia dentro e fora da RPDC, acrescentando grande brilho à sua carreira e ao seu país. Em 2000, por exemplo, instalou-se o Comitê Internacional de Jogos de Artes Marciais em Pyongyang.

Faleceu em 15 de junho de 2002 em Pyongyang e teve um funeral com honras estatais. Seu busto encontra-se no Cemitério dos Mártires Patrióticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário