domingo, 22 de outubro de 2017

"Defendamos a Independência" - Kim Il Sung




"Fico feliz em conhecê-lo, um notável político venezuelano. Estou muito grato por você estar visitando o nosso país e, em particular, pela sua participação ativa no Simpósio de Países Não Alinhados e outros países em desenvolvimento no aumento de alimentos e produção agrícola.

Hoje você disse muitas palavras finas que são uma inspiração para o nosso Partido e nosso povo. Agradeço-lhe por isso. Também estou grato pelo apoio ativo e encorajamento dado pelo Movimento Venezuelano ao Socialismo à causa de nosso povo pela reunificação nacional e, em particular, pelo seu excelente trabalho em favor da reunificação do nosso país.
Você acabou de falar sobre a política externa do Movimento Venezuelano ao Socialismo e sua linha revolucionária, e nós totalmente apoiamos.

Penso que o nosso Partido e o Movimento Venezuelano ao Socialismo têm opiniões semelhantes sobre a questão de defender a independência. Defender a independência nas atividades do partido e do estado é a mais justificada política que está em conformidade com os requisitos do tempo presente.

Escusado será dizer que aprendemos a teoria e o método da luta revolucionária de pioneiros revolucionários como Marx e Lenin. Mas não podemos dogmaticamente aplicar sua teoria e método revolucionários para sempre. Com o passar dos anos, a natureza dos tempos e da sociedade, as circunstâncias mudam e os objetivos da revolução também mudam. À medida que os objetivos da revolução mudam, sua natureza muda e sua teoria e método também devem mudar. Marx disse que a revolução ocorreria sucessivamente em países capitalistas desenvolvidos que transportariam a revolução mundial para a vitória. Ele pensou que, quando a revolução acontecesse em países capitalistas desenvolvidos, o movimento de libertação nacional em colônias triunfaria espontaneamente. Mas a história não se revelou como Marx tinha previsto. Como a história mostra, a revolução não ocorreu sucessivamente em países capitalistas desenvolvidos, mas começou em países atrasados ​​primeiro.

Que a revolução foi vitoriosa na Rússia, um país capitalista atrasado, é para o crédito de Lenin. A revolução russa foi liderada por Lenin. A revolução russa realizada sob a liderança de Lenin fez um grande contributo para o desenvolvimento da revolução mundial. A vitória da revolução russa injetou nas nações oprimidas e os povos dos países atrasados ​​do mundo a confiança de que, se travassem uma luta revolucionária, puderiam vencer.

Mas fatos históricos mostram que o modo adotado por Lenin não é o único meio de alcançar a vitória na revolução. Nem em todos os países do mundo uma revolução  pode ser conduzida da maneira usada por Lenin para realizar a luta revolucionária.

A revolução não pode ser exportada nem importada. É preciso resolver todos os problemas que surgem na luta revolucionária de acordo com as condições reais do país, aproveitando a força do povo.

A nossa é a era da independência. Após a Segunda Guerra Mundial, muitos países conseguiram a independência. Foi-se o tempo quando países como a França, Grã-Bretanha, Espanha, Portugal e Holanda com suas muitas colônias dominaram vários continentes do mundo. Agora, quase todos os países que estavam sob o jugo colonial no passado foram libertos. Apenas alguns países em algumas áreas, incluindo o sul da África, ainda não alcançaram a independência nacional.

O problema mais importante que enfrentam os povos que têm ganhado independência nacional hoje é como consolidar a política de independência de seus países e como defender sua independência.
A independência é a vida e a alma do país e do povo. Todos os países desde a sua criação têm soberania. Um país sem soberania não pode ser verdadeiramente chamado de Estado independente.
Embora os países possam diferir um do outro no tamanho do território ou da população, não deve haver países mais altos e mais baixos. Não deve, em nenhum caso, ser superioridade ou inferioridade nos relacionamentos entre nações.

O mesmo se aplica às relações entre as partes, também. Como você disse, não pode haver um "partido pai" e um "partido filho", um "partido avô" e um "partido neto", ou um "partido irmão mais velho" e um "partido irmão mais novo". Nós pensamos que você está absolutamente certo quando afirma que o princípio da independência deve ser observado entre partidos. Seu ponto de vista está totalmente de acordo com o nosso Partido. Nosso Partido sempre defende que todos os países e partidos devem manter a independência.

A fim de consolidar a independência política e defender a independência, todos os países devem construir uma economia nacional independente. Construir uma economia nacional independente significa alcançar a independência econômica ao construir uma economia adequada às condições reais do próprio país, confiando na força do próprio povo.

A auto-suficiência econômica é o fundamento material da independência política e da soberania. Com falta de auto-suficiência econômica,  dependência política de outros países a desigualdade entre as nações não seria abolida. A auto-suficiência econômica é essencial para consolidar a independência política e a soberania e para garantir o livre desenvolvimento da nação.

Se os países que alcançam a independência política não constroem uma economia nacional independente, mas dependem economicamente de outros países, de fato, estarão subordinados ao último, e não podem ser considerados genuinamente independentes. Mesmo um país que está construindo o socialismo, se é economicamente dependente de outros países, não possui suficiente independência política, por mais progressista que seja seu sistema social e qualquer coisa slogan anti-imperialista que ele possa colocar.

O objetivo do povo na luta contra o imperialismo é conseguir a independência, conquistando a independência política do país. E se um país é economicamente dependente de outros países novamente por causa de sua incapacidade de alcançar a independência econômica depois que ele tirou o jugo colonial do imperialismo, sua conquista de independência política fica sem sentido, pois, em última análise, isso não significaria nada mais do que mudar uma forma de subordinação para outra.

Um país que perdeu a independência e não tem soberania nunca pode ser chamado de um estado independente. Nós afirmamos que não só as nações, mas também as pessoas devem defender a independência.

 Há uma música em nosso país que foi cantada desde o momento em que começamos a luta revolucionária anti-japonesa. Nossos jovens e trabalhadores gostam de cantar a música até hoje. Ela tem  uma passagem que diz:

"Os homens são chamados de homens, pois nascem igualmente livres. Sem o direito de liberdade, os homens são iguais a mortos, pois possuem vidas, mas não liberdade ".

O homem deseja viver livremente sem ser contido por nada.
A qualidade do homem para viver livremente como o mestre do mundo é denominada independência.

Junto com a independência, o homem tem criatividade. Isso significa que ele tem o poder criativo de transformar a natureza e a sociedade de acordo com sua vontade e desejos.

Independência e criatividade constituem os atributos mais essenciais do homem. Porque ele tem independência e criatividade, o homem se torna o mestre de tudo e o fator que decide tudo.
A independência e a criatividade do homem estão estreitamente inter-relacionadas e se manifestam em um processo unificado. Somente quando o homem tem independência, ele pode exibir criatividade, e somente quando ele exibe criatividade ele pode manter a independência. Se o homem não tem independência, ele não pode exibir criatividade, e se ele não pode exibir criatividade, ele não pode alcançar a independência.

Embora a independência e a criatividade sejam atributos essenciais do homem, eles não são inatos. No nosso país, os esforços são feitos para promover a independência e a criatividade nas pessoas desde o momento em que nascem. Continuamos a cultivar independência e criatividade do povo
desde a infância até que se tornem adultos depois de passarem pela adolescência.

Depois de ver a realidade do nosso país, pessoas dos países do terceiro mundo, de países asiáticos, africanos e latino-americanos, nos perguntam de onde é tão grande força derivada. Nossa força reside no fato de que todas as pessoas trabalham exibindo independência e criatividade com uma grande consciência de que eles são os mestres do país. A força das massas populares é inesgotável. Portanto, é muito importante acreditar em sua força e resolver todos os problemas, recorrendo a ela.

A Ideia Juche é uma filosofia que coloca a ênfase principal no homem. Ela coloca o homem no centro de todos os pensamentos e mostra ao povo o modo de moldar seu destino. O fato nós temos a ideia Juche e que todo o povo está equipado com a visão Juche no mundo constitui a fonte de força indestrutível.

Porque temos a ideia Juche, ganhamos a luta contra o imperialismo japonês e também a luta contra o imperialismo norte-americano, e conseguimos construir um país tão bom quanto vemos hoje sobre as ruínas da guerra destruidora.

Uma vez que todo o nosso povo está equipado firmemente com a Ideia Juche, acreditamos que somos plenamente capazes de alcançar a reunificação nacional.  A reunificação do nosso país é uma questão de tempo. Atualmente, os imperialistas estadunidenses trouxeram bombas atômicas e aviões de combate ultramodernos para a Coreia do Sul e estão realizando exercícios de bombardeio todos os dias para nos intimidar. Mas nossa gente não tem medo deles. Mesmo que os imperialistas americanos desencadeiem uma nova guerra em nosso país, não poderão matar todos os coreanos. Nosso povo inevitavelmente ganharia lutando contra os agressores imperialistas americanos até o último homem.


O entusiasmo dos jovens e  trabalhadores sul-coreanos por aprender a ideia do Juche agora está sendo exibido cada dia mais alto. No passado, havia uma medida considerável de adoração, bem como o medo dos Estados Unidos entre o povo sul-coreano. Mas, com o passar dos dias, o povo sul-coreano percebeu que os Estados Unidos não devem ser temidos e que os imperialistas estadunidenses são criminosos. Eles estão gradualmente perdendo a admiração e o medo dos Estados Unidos e sua fé na Ideia Juche está aumentando a cada dia que passa.

Firmemente equipados com a perspectiva do mundo Juche e lutando ao longo da estrada indicada pela Ideia Juche, nosso povo está convencido de que eles certamente ganharão no futuro como fizeram no passado.

Hoje, a situação internacional é muito complexa.
Devido aos movimentos dos imperialistas norte-americanos por agressão e guerra, a situação está se tornando extremamente tensa e a ameaça de uma nova guerra mundial está crescendo todos os dias. Hoje existe o perigo de uma guerra mundial na Coreia e no Sudeste Asiático e também na Europa. Mas se a Europa toma o caminho da independência e o Japão faz o mesmo na Ásia, a guerra mundial pode ser prevenida.

Quando conheci uma delegação de um país europeu que visitou nosso país há algum tempo, eu disse a eles que, se os países capitalistas desenvolvidos da Europa, como França, Alemanha Ocidental e Grã-Bretanha, seguirem o caminho da independência e toda a Europa se tornar independente a nova guerra mundial pode então ser prevenida. Agora um político japonês está conhecendo nosso país. Quando eu o encontro, eu gosto de aconselhá-lo a levar o Japão a tomar o caminho da independência.

Devemos travar a luta contra o imperialismo estadunidense de duas maneiras.
Um é destruí-lo por um método revolucionário. Os países revolucionários devem esforçar-se para separar o imperialismo estadunidense, cortando os braços aqui e suas pernas lá. Em outras palavras, a luta revolucionária contra o imperialismo estadunidense deve ser realizada vigorosamente onde quer que seus tentáculos de agressão se estendam.

O outro é destruir politicamente o imperialismo estadunidense. Isso significa que todos os países devem defender a independência e desistir de seguir a liderança dos imperialistas estadunidenses. Então, esses imperialistas estariam isolados internacionalmente e achariam impossível jogar seu peso por mais tempo.

Os imperialistas norte-americanos têm vindo a recorrer ao maldito truque de colocar um país contra o outro e tirar proveito de suas brigas. Durante a Primeira Guerra Mundial, também usaram o mesmo artificio para colher uma ganância inesperada. Naquela guerra, eles fizeram uma bonança fora da luta entre a Alemanha e a Rússia. Na Segunda Guerra Mundial, eles não sofreram perdas. Como resultado, eles se tornaram ricos.

Os imperialistas estadunidenses estão empregando o mesmo velho truque hoje. Na Ásia, eles estão tentando fazer os asiáticos lutarem contra os asiáticos e, na América Latina, eles colocaram alguns países grandes sob seu controle na tentativa de dominar as nações menores através deles. Na África e no Oriente Médio, também estão a manobra do mesmo modo.

Se países que estão subordinados aos imperialistas estadunidenses pararem de prosseguir atrás deles e todos os povos do mundo assumirem o caminho da independência, os imperialistas estadunidenses estarão politicamente isolados e se tornarão indefesos. Portanto, para evitar uma nova guerra mundial e preservar a paz mundial, todos os países do mundo devem esforçar-se energicamente para defender a independência.

Os imperialistas estadunidenses temem o fato de que as pessoas do mundo estão seguindo o caminho da independência. Eles têm medo do povo coreano, não porque possamos ter bombas atômicas, mas porque nosso povo está firmemente equipado com a Ideia Juche e mantém a independência firmemente. Desta vez, exerceram pressão sobre a Venezuela para impedir que enviasse sua delegação governamental para o Simpósio dos Países Não Alinhados e outros países em desenvolvimento para aumentar a produção de alimentos e agricultura, e isso porque teme que o povo venezuelano irá seguir de maneira independente.

Penso que a crença de nossas duas partes em defender a independência é justificada. Estamos avançando no caminho certo e estamos fazendo apenas coisas boas. Fico feliz que a política independente perseguida pelo Movimento Venezuelano para o Socialismo cumpra com a independência defendida por nosso Partido. Nossas duas partes devem continuar a defender a independência.

Daremos as boas vindas a qualquer país que tome a estrada da independência.
Porque o caminho da independência está de acordo com a interesses dos povos.
Os povos que avançam sob a bandeira da independência ganharão inevitavelmente. Eu acredito firmemente que, se o Movimento Venezuelano para o Socialismo despertar o espírito independente entre o povo e os manda de perto e avançar sob a bandeira da independência, certamente emergirá vitorioso.

Gostaria de lhe pedir, ao voltar para casa, para transmitir meus cumprimentos ao Presidente e ao Secretário-Geral do Movimento Venezuelano para o Socialismo. E, por favor, diga a eles que nosso Partido oferece um convite para visitar nosso país? Se eles visitam nosso país, nós os agradeceremos calorosamente. Se nos encontrarmos, poderemos discutir muitos problemas como bons companheiros de armas e camaradas.

Estou muito feliz por conhecer e conversar com você hoje. Estou muito inspirado por suas boas observações sobre nós.

Embora longe um do outro em todo o oceano, espero que nossas duas partes sigam unidas para defender a independência dos povos do mundo.

Espero que quando você voltar para casa, você transmita os cumprimentos do nosso Partido para a liderança e todos os membros do Movimento Venezuelano para o Socialismo."

Kim Il Sung, Presidente da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário