sexta-feira, 7 de abril de 2017

Guerra Camponesa de Kobu




Em 10 de fevereiro de 1894, sob o comando de Jon Pong Jun, camponeses da região de Kobu, província de Jolla, na parte sul da península coreana levantaram-se em revolta contra o confisco forçado de impostos.
A revolta se transformou em uma guerra camponesa em grande escala que abalou o país,

Como o exército camponês conseguiu vitória após  vitória, derrotando as forças do governo, o governo pediu a Qing China para despachar as tropas. Foi um ato de traição para com a nação.
À medida que as forças da Qing China avançavam para a Coreia, o Japão, sob o pretexto de proteger seus moradores na Coreia, lançou suas tropas para a Coreia.
Para impedir as intervenções militares das forças estrangeiras, e resolver os assuntos internos da nação pela nação. o exército camponês acertou um acordo de paz com o governo em Jonju, em 11 de junho, depois que este aceitou seu programa de 12 pontos para remediar o mal-governo.

Depois disso, criou seu órgão representativo Jipkangso, e começou a colocar o programa em vigor.
Como os agressores japoneses trouxeram de joelhos o corrupto e incompetente  governo feudal da Coreia de volta, continuaram a agredir o povo coreano. Após fortes atos de agressão o exército camponês voltou a se erguer na luta armada sob o lema de "expulsar ocidentais e japoneses".
As chamas da luta de salvação nacional varreram todo o país nas províncias de Jolla, Chungchong, Kangwon, Kyongsang, Phyongan e Hwanghae.
Antes do avanço em direção a Seul, a força principal do exército camponês atacou a cidade de Kongju, um reduto das forças agressoras do Japão e do governo.
Antes e depois da batalha de Kongju, o exército camponês lançou ataques contra tropas japonesas em vários lugares. Mas após um tempo, sofreu grandes perdas e teve que recuar devido ao desequilíbrio das forças.

Apesar de ter fracassado, a guerra camponesa de Kobu demonstrou o patriotismo ardente, o espírito de luta resoluto, a bravura e o espírito abnegado e a unidade nacional prezados pelo povo coreano e teve um grande impacto na luta subsequente contra as forças feudais agressoras estrangeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário