sábado, 29 de abril de 2017

Um heroico general



Uma das figuras mais importantes para a vitória da República Popular Democrática da Coreia na Guerra da Libertação da Pátria (1950-1953) foi o General Nam Il, famoso por ser um grande estrategista que comandou avanços ferozes para aniquilar os imperialistas estadunidenses em buscar da libertação do sul da península ocupado pelos invasores estadunidenses desde 1945 e que soube organizar táticas para responder ao ataques massivos dos EUA que os fizeram recuar, armando táticas de guerrilhas e usando os montes do país como local de concentração militar que se fortaleceu com a entrada dos voluntários chineses. Também é conhecido por ter sido um dos que assinaram o armistício de Panmunjom que pôs fim aos combates em 1953.

Nam Il foi um filho de coreanos nascido nascido na Rússia que foi viver em Tashkent, no Uzbequistão, pouco depois de nascer. Sua família havia aproveitado as boas relações da dinastia feudal coreana com a russa czarista para ir em busca de uma vida melhor mas por lá foram camponeses pobres e assim seguiram no Uzbequistão. Nam se formou na escola militar de Smolensk e durante sua juventude aderiu ao comunismo e fez parte do Exército Vermelho da URSS, participando inclusive da Segunda Guerra Mundial. Tornou-se um nome de honra na URSS e era uma das principais figuras que demonstrava a amizade entre Coreia e URSS e conheceu Kim Il Sung e outros importantes guerrilheiros que durante alguns períodos da guerra contra os japoneses receberam treinamentos na URSS e disse que gostaria muito de retornar ao seu país de origem assim que acabasse a guerra, e assim foi. Em 1945, quando a Segunda Guerra havia acabado e a Coreia estava livre do imperialismo japonês, finalmente ele voltou ao seu país natal sendo recebido com muito carinho por Kim Il Sung e seus camaradas e nomeado como um dos generais do Exército Popular Revolucionário da Coreia, que viraria Exército Popular da Coreia posteriormente, e ajudou o exército a se fortalecer seguindo as instruções de Kim Il Sung e passando sua experiência adquirida na URSS.



Imagem: Nam Il chegando em Panmunjon em 1953.





Comandou o EPC à vitória seguindo os comando de Kim Il Sung e organizando táticas ferozes que fizeram o norte da península conseguir manter sua soberania perante ao invasores estadunidenses.

Após assinado o armistício, ganhou premiações de honra nacional na RPDC e fez esforços incansáveis  para fortalecer o exército como uma força invencível para defender a soberania do país em meio às constantes ameaças estadunidenses. Esteve junto ao Dirigente Kim Jong Il no desenvolvimento inicial da Politica Songun, e se tornou membro do PTC. Infelizmente, em 1976, após acidente de trânsito acabou falecendo já no hospital, aos 60 anos de idade, mas sua história estará para sempre guardada no coração do povo coreano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário