domingo, 30 de abril de 2017

Movimento de Independência de 10 de Junho



Com espírito anti-japonês as massas se reuniram no dia do enterro do rei Sunjong, último imperador da dinastia feudal Joson, em 25 de abril de 1926, e planejaram uma grande manifestação nacional no dia da cerimônia fúnebre, 10 de junho, e secretamente avançaram os preparativos para a manifestação.

No entanto, o segredo foi descoberto por japoneses infiltrados que recrutaram forças policiais e tropas militares em todas as províncias para fazer um cordão ao redor de Kyongsong, e ainda desembarcaram marinheiros que ficaram ancorados em Inchon. Além disso eles fizeram ataques contra pessoas específicas que estavam em sua "listra negra", incluindo líderes da comissão preparatória para a manifestação.

Em 10 de junho, quando o carro fúnebre do imperador saia do Palácio Changdok, passando por Jongno, dezenas de milhares de pessoas lançaram uma manifestação em massa gritando "Viva a independência da Coreia!", "Tropas japonesas devem sair!" e "Unidos alcançaremos a independência!" e manifestações semelhantes ocorreram em diversos outros lugares pelo país, incluindo Inchon. As tropas japonesas agiram com violência e deixaram vários feridos e mortos durante o movimento.

Através desse movimento, o povo coreano demonstrou sua indomável vontade de tornar livre seu país e defender a dignidade nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário