segunda-feira, 10 de abril de 2017

Guerra Sino-Japonesa



A Guerra Sino-Japonesa (1894-1895) foi uma ofensiva travada entre Japão e Qing China pela hegemonia da Coreia.
Aproveitando o pedido das autoridades feudais da Coreia de reprimir a Guerra Camponesa Kobu, Qing enviou suas tropas em junho de 1894, enquanto o Japão teve seu exército de 7 mil pessoas desembarcando em Inchon, alegando que o equilíbrio de forças deveria ser mantido e usando também o pretexto  de "defender japoneses na Coreia".

Em 25 de junho de 1894, o Japão lançou um súbito ataque contra a frota chinesa embarcada no mar ao largo da Ilha Phung, na Baía de Asan.
Em setembro, as forças terrestres e navais de Beiyang foram derrotadas pelo Japão perto de Pyongyang e no mar Ocidental da Coreia.
No final de outubro, parte das forças japonesas atravessaram o Rio Amnok e correram para o nordeste da China enquanto outras forças ficaram na península de Liaodong, ocupando Dalian e Lushun.

No início de 1895, tropas japonesas desembarcaram na península de Shandong, ocupando Weihaiwei, base da frota de Beiyang, e outros lugares.
Tendo cometido atrocidades bárbaras na Coreia desde o início da guerra, os soldados japoneses fizeram o mesmo na China.

Derrotado, Qing foi obrigado a assinar o humilhante Tratado de Shimonoseki em 17 de abril de 1895.
Segundo o tratado, o Japão levou Taiwan, a Ilha Penghu, a península de Liaodong (Depois foi devolvida a Qing mais tarde pela intervenção dos 3 poderes) e 200 milhões de liang (dinheiro Qing). O Japão neste momento tomou a liderança para a influência na Coreia, agora (no momento do fato) uma semi-colônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário