terça-feira, 4 de abril de 2017

Kim Ok Gyun: O pioneiro do iluminismo na Coreia



Kim Ok Gyun (1851-1894) foi um simpático dos ideais iluministas desde sua juventude. Ele esteve determinado a renovar o sistema feudal e realizar a modernização de seu país.

Tendo crescido como um dos principais membros do grupo iluminista secreto formado por maioria de membros japoneses e chineses, ele formou a Associação Chungui, uma organização secreta e reuniu junto a eles pessoas de todas áreas da vida, ainda com maioria estrangeira. O grupo continha civis, militares, comerciantes e servos.

A fim de formular uma tática para um golpe seguido de reforma ele enviou os membros coreanos para visitas no exterior onde aprenderam mais sobre  economia, cultura e assuntos militares dos tempos modernos.

Conseguiu por um período persuadir o rei que depois voltou-se conta seu grupo. Ele avançou com o plano de reformas políticas como a formação de um exército moderno, a criação do Serviço Postal, Departamento de Construção Rodoviária, Departamento de Policia e Departamento de Publicação e Divulgação de Jornal, que teria o nome de Hansong Sunbo.

Os conservadores colocaram obstáculos no caminho dos reformistas, e até tentaram assassinar Kim Ok Gyun e outros iluministas de renome.

Com o caminho de reforma pacífica bloqueado, os reformistas voltaram com o plano de golpe.

Depois de seu fracasso, Kim Ok Gyun conseguiu se asilar no Japão com alguns de seus colegas que fugiram da punição do governo feudal coreano. Devido à também perseguição do governo japonês, teve de se mudar para Shanghai pouco depois onde logo foi assassinado por um coreano ligado ao governo feudal.

https://goo.gl/Z8eSqn

Nenhum comentário:

Postar um comentário