quarta-feira, 8 de junho de 2022

Ministro das Relações Exteriores da China critica fortemente a política anti-China dos EUA


Recentemente, o Secretário de Estado dos EUA, em um discurso proferido na Universidade George Washington, descreveu a China como “o desafio mais sério contra a ordem internacional” e anunciou a política estadunidense sobre a China de que aumentaria os gastos e se uniria com os aliados para competir com China.

A China expressou grande descontentamento por isso e criticou duramente a errônea política estadunidense sobre a China.

Wang Yi, ministro das Relações Exteriores da China, respondeu como segue a um repórter que perguntou sobre qual tipo de efeito acarretaria o discurso de Blinken à situação internacional e às relações China-EUA.

Este mundo não é o mundo que os EUA descreve e a tarefa mais urgente da sociedade internacional é salvaguardar em conjunto a vida e a saúde da humanidade, recuperar a economia mundial e manter a paz e segurança do mundo. Para este fim é necessário ter uma consciência sobre comunidade de destino e realizar os objetivos e princípios da Carta da ONU.

A sociedade internacional apoia e aplaude a construção conjunta de “um cinturão, uma rota”, a iniciativa do desenvolvimento global e a iniciativa de segurança global apresentadas pelo Presidente Xi Jinping. Porém, o ato dos EUA, que promove o confronto coletivo sendo escravo do modo de pensamento do estilo da Guerra Fria vai contra acorrente da história e só divide a sociedade internacional.

De fato, os EUA é a causa que estremece a atual ordem internacional e um obstáculo na promoção da democratização internacional.

A China não é a que os EUA pensa e o caminho da modernização pelo qual o povo chinês avança é um grande progresso para a humanidade e não é uma ameaça ou desafio para o mundo.

A China, sob a direção do Partido Comunista da China, avançará pelo caminho do socialismo com características chinesas com a unidade e força laboriosa do povo chinês, e a meta da China não é substituir ou desafiar alguém mas fazer com que o povo goze de uma vida feliz e contribuir ainda mais ao mundo.

O povo chinês não retrocederá em absoluto diante de alguma ameaça ou chantagem, defenderá firmemente a soberania, segurança e desenvolvimento da China e tem o temperamento para isso.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário