A nação coreana, com uma longa história, criou e utilizou muitos instrumentos musicais para desenvolver a arte.
Entre eles figura haegum, instrumento de cordas com tom e forma peculiares.
Foi inventado no período de Kojoson (princípios do século XXX a.C-108 a.C).
Segundo um registro antigo, haegum tem uma estrutura como uma caixa de ressonância parecida com pandeiro e um mastro com duas cordas. Produz sons quando se move uma peça de bambu entre duas cordas.
No período de Coryo (918-1392) foi utilizado para a música real com o nome de kyegum.
No da Dinastia Feudal de Joson (1392-1910) foi muito usado como um instrumento massivo e real.
Tinha uma estrutura simples, porém se caracteriza por seu tom peculiar e grande capacidade descritiva e expressiva. Pode imitar o som de conversação do homem e os sons dos animais.
Com sua introdução na música popular e profissional apareceram muitas obras e executantes renomados.
Porém, o desenvolvimento deste instrumento foi contido devido ao atraso da época feudal e à cruel política que o imperialismo japonês aplicou para suprimir a cultura nacional da Coreia.
Mais tarde, graças à original orientação literário-artística do Partido, chegou a ser um instrumento musical nacional que reflete a época e a demanda sentimental e estética do povo.
Tem 4 variedades: sohaegum, junghaegum, taehaegum e johaegum, caracterizadas por seus tons típicos e ressonâncias claras e suaves, e são utilizados em várias formas musicais como solo e concerto.
Esses instrumentos formam um dos principais grupos instrumentais na orquestra nacional e jogam um papel importante também na orquestra combinada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário