sábado, 25 de abril de 2020

Nascimento das primeiras forças armadas revolucionárias


Depois de haver ocupado militarmente a Coreia em 1905, o imperialismo japonês invadiu a região nordeste da China em setembro de 1931 para lograr sua ambição de dominar a Ásia. Com este motivo intensificou a repressão no território coreano para convertê-lo em uma “sólida retaguarda” para a invasão ao continente.

Com o grande propósito de libertar o país arrebatado pelo império japonês, o General Kim Il Sung empreendeu o caminho da revolução ainda em sua adolescência. Em dezembro de 1931, convocou em Mingyuegou, distrito de Yanji, uma conferência de quadros do partido e da União da Juventude Comunista da Coreia.

Nesta ocasião enfatizou que para vencer o imperialismo japonês era fundamental organizar uma força armada revolucionária que pudesse conservar e ampliar suas próprias forças na guerra de longa duração e debilitar e aniquilar constantemente o inimigo e se referiu à necessidade de fundar a Guerrilha Popular Antijaponesa.

A este efeito, em diferentes lugares da Manchúria do Leste foram organizados grupos guerrilheiros tomando como sua base medular os excelentes jovens comunistas avançados na luta clandestina revolucionária. As duas pistolas que Kim Il Sung herdou de seu pai Kim Hyong Jik serviram de valioso recurso para a adquisição de armas. Sob o lema “A arma é como nossa vida! Combatamos com armas o inimigo armado!”, os jovens de distintas partes fabricaram lanças, facas e porretes, por uma parte, e por outra, arrebataram as armas dos agressores japoneses.

Uma vez criadas as condições suficientes para lograr este fim, ocorreu em 25 de abril de Juche 21 (1932) o ato fundacional da Guerrilha no planalto de Tuqidiangu de Xiaoshahe, distrito de Antu.

Nesse ato o General Kim Il Sung proferiu o discurso “Com motivo da fundação da Guerrilha Popular Antijaponesa”.

“A Guerrilha Popular Antijaponesa está formada por operários, camponeses e jovens patriotas amantes de seu país e povo, e que se opõem ao imperialismo japonês e seus lacaios, e é uma autêntica força armada revolucionária defensora dos interesses do povo.

O objetivo e a missão da Guerrilha Popular consistem em acabar com a dominação colonialista do imperialismo japonês na Coreia e conquistar a independência nacional e a libertação social do povo coreano."

Em primeiro de maio, a GPA (depois reorganizada como Exército Revolucionário Popular da Coreia) realizou um desfile no centro do distrito de Antu. Os habitantes ali presentes ficaram cheios de grande emoção e alegria por ter finalmente seu verdadeiro exército.

O ERPC empreendeu uma árdua e sangrenta luta contra os imperialistas japoneses e por fim logrou a histórica causa da libertação da pátria em agosto de 1945.

Nenhum comentário:

Postar um comentário