domingo, 29 de abril de 2018
Do Sang Rok - O pai do desenvolvimento nuclear
O grande Líder camarada Kim Jong Un certa vez disse:
"Os grandes intelectuais que trabalharam duro no passado, com a tremenda confiança e amor dos grandes líderes, são também exemplos para as novas gerações de intelectuais que crescem em nosso sistema socialista."
Entre os estudiosos conhecidos que contribuíram para o desenvolvimento da ciência e da física do país foi Do Sang Rok.
Nascido em Hamhung, Coreia, no final da dinastia Joson (1903), Do cresceu sob o brutal domínio colonial dos imperialistas japoneses.
Desde jovem ele era conhecido por seu forte senso de justiça. Ele não pôde avançar seus estudos em seu país porque ele havia participado do Levante Popular de 1º de março e era mal visto pelos militaristas japoneses.
Decidido a contribuir para seu país de qualquer forma, ele juntou dinheiro e após muita insistência conseguiu viajar para o Japão, onde aprimorou seus conhecimentos em física. Seu grande conhecimento e vontade de estar sempre buscando resolver problemas relacionados com sua área, fez-o conhecido nos círculos de física do mundo naquela época.
Voltando para a pátria ainda nos anos de 1930, ele passou a dar aulas de física em uma escola particular na região de Kaesong e publicou várias obras de grande valor. Como um intelectual patriota, infundiu em seus alunos o sentimento patriota de lutar pela libertação da pátria.
Mesmo assim, ele não se sentia feliz por não ser capaz de usar seus talentos para seu país e nação, mesmo quando estava fazendo faculdade fora do país. Além disso, seria em vão seus conhecimentos se o país não fosse libertado.
Mas graças à grande luta do povo coreano, liderado pelo grande Líder camarada Kim Il Sung, o povo coreano tornou-se livre do imperialismo japonês em 1945 e ele pôde dedicar-se finalmente a contribuir com a física em seu país.
Com alta confiança do Presidente Kim Il Sung, Do Sang Rok passou a dar aulas na Universidade Kim Il Sung e contribuiu grandemente para o desenvolvimento da física do país. Sobretudo escreveu dezenas de livros como "Estruturas Nucleares", "Magnetismo Quântico" e "Física de Reatores" como chefe da primeira unidade de Ciências Nucleares na Coreia. Foi um papel fundamental para o desenvolvimento nuclear do país.
O Dr. Do treinou vários especialistas em ciências e em física em suas atividades de pesquisa científica até o último momento de sua vida.
Graças ao seu trabalho, as pesquisas sobre desenvolvimento de armas nucleares no país foram desenvolvidas para um nível mais elevado. Ele trouxe conhecimentos que obteve no exterior em um período em que comentava-se muito sobre armas nucleares.
Do Sang Rok, um grande patriota da Coreia, será sempre um grande exemplo para os cientistas e físicos do país.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário