Há alguns anos foi lançado na República Popular Democrática da Coreia, o longa-metragem "Kim Ok Song, Compositor de Guerra" (partes 1 e 2).
Kim Ok Song (1916-1965) produziu muitas canções famosas imbuindo o exército e povo coreano com patriotismo.
Nascido em uma vila agrícola na província de Hwanghae Sul, ele tinha um forte gosto pela música e queria ser um compositor desde sua infância. Após a libertação do país do domínio colonial do Japão, seu sonho tornou-se realidade sob os cuidados do Presidente Kim Il Sung.
Em novembro de 1945, ele compôs uma famosa opereta "Princesa de Rangnang".
A "Canção das Mulheres", que foi composta por ele posteriormente, contribuiu para despertar as mulheres para a construção da nova Coreia após a promulgação da lei sobre a igualdade de gênero no país. Entre suas obras típicas naquela época estão a cantata "O Rio Amnok" e a música orquestral "O campo na Primavera".
Nos dias da Guerra de Libertação da Pátria (1950-1953), ele, como compositor de guerra, criou "Para uma batalha decisiva", "Minha canção na trincheira" e outras canções encorajando o exército e o povo à vitória na guerra.
Após a guerra, Kim trabalhou como Vice Presidente do Comitê Central da União de Músicos da Coreia, intensificando as atividades criativas na prática, fiel às idéias de artes e literatura do presidente baseadas no Juche. No curso de seu trabalho foram criadas muitas obras-primas, entre elas a música orquestral e o coro "Uma colheita abundante na planície de Chongsan", a canção "Kangson é a cidade natal de Chollima" e a canção infantil "A Bonita Mangyongdae".
Seus trabalhos foram publicados em "Coleção de composições de Kim Ok Song" e ainda são populares entre o povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário