quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Realizada a sessão ampliada da Reunião Plenária do Conselho de Ministros


Foi realizada no dia 25 por videoconferência a sessão ampliada da reunião plenária do Conselho de Ministros para cumprir cabalmente as tarefas programáticas apresentadas no VIII Congresso do Partido do Trabalho da Coreia e na II Reunião Plenária do VIII Período de seu Comitê Central.

A sessão foi dirigida por Kim Tok Hun, membro do Presidium do Bureau Político do CC do PTC e Primeiro-Ministro da RPDC.

Estiveram presentes os vice-Primeiros-Ministros Pak Jong Gun e Jon Hyon Chol e outros membros do Conselho de Ministros.

Participaram também como observador os funcionários das instituições diretamente subordinadas ao CM e dos ministérios, os presidentes dos comitês populares das províncias, cidades e condados e os funcionários dos órgãos de direção da agricultura e das principais fábricas e empresas.

A reunião discutiu o tema "Para implementar cabalmente as resoluções do VIII Congresso do PTC e da II Reunião Plenária do VIII Período de seu Comitê Central".

O informe da ocasião esteve a cargo de Pak Jong Gun, vice-Primeiro-Ministro e presidente do Comitê Estatal de Planificação.

O informe analisou e balanceou as causas das mostras de passividade e autoprotecionismo dadas no CM e órgãos de direção da economia nacional durante a elaboração dos planos da economia nacional deste ano, orientados a materializar a resolução do Congresso do Partido.

Propôs os meios para projetar com um fim determinado a operação econômica atendo-se ao central dos trabalhos econômicos deste ano e cumprir sem falta o plano da economia nacional.

Ressaltou principalmente o problema de exigir aos ministérios, órgãos centrais, comitês populares das províncias, cidades e condados e às empresas estabelecer o regime de direção unificada do Estado sobre os trabalhos econômicos conforme às exigências do sistema de centralização no CM e sua responsabilidade, assim como o regime e a disciplina de trabalhar estabelecendo claramente os limites de sua missão, autoridade e trabalho.

Enumerou as tarefas de traçar em pego às possibilidades reais e no princípio de concentração estratégica as metas de desenvolvimento científico-técnico para cada setor a serem alcançadas no período do Plano Quinquenal, impulsionar tenazmente seu cumprimento e possibilitar com o poderio de ciências e tecnologias a normalização da produção, a remodelação e modernização, o abastecimento de matérias-primas e materiais com recursos domésticos e reciclagem.

Abordou igualmente o assunto de fazer os funcionários aprofundar a investigação sobre a metodologia destinada a melhorar a administração econômica conforme à lei econômica objetiva e corrigir a tempo os desvios que surjam na introdução dela.

Apontou a necessidade de intensificar a luta para pôr ponto final à tendência de privilegiar sua entidade e no egocentrismo que violam a lei estatal e os interesses do povo.

Apresentou as tarefas de completar constantemente os métodos de planificação convenientes à realidade em constante mudança e ao nível de desenvolvimento da produtividade e das ciências e tecnologias e tomar as medidas mais fortes para assegurar as condições econômicas e o ambiente jurídico que permitam às empresas pôr em pleno jogo sua criatividade realizando de maneira independente e com iniciativa as atividades produtivas e empresariais e enfrentar com celeridade as circunstâncias modificadas.

O informante salientou que os diretivos da economia devem aspirar e promover inovações, valentes criações e constante avanço nos trabalhos econômicos, bem conscientes de que o meio para alcançar as metas deste ano está em introduzir uma melhora radical em seu modo de luta e trabalho.

Interviram na ocasião o gerente do Complexo Siderúrgico Kim Chaek, Kim Kwang Nam, o ministro da Indústria Química, Ma Jong Son, o vice-Primeiro-Ministro, Ri Song Hak, o vice-presidente do Comitê Estatal de Planificação, Choe Ryong Gil, o vice-Primeiro-Ministro e ministro da Agricultura, Ju Chol Gyu, e outros.

As alocuções mencionaram concretamente os meios para cumprir as metas do período do Plano Quinquenal para os respectivos setores e entidades, indicadas pelo VIII Congresso do Partido, e as tarefas assinaladas na II Reunião Plenária do VIII Período do CC do Partido.

Os oradores expressaram a decisão de lograr êxitos de viragem no cumprimento das metas deste ano fazendo uso da excepcional capacidade de trabalho, paixão e dedicação, sem esquecer nem por um momento a grande confiança e esperança o partido e o povo lhes depositam.

A sessão debateu os assuntos tais como abastecer de maneira concentrada a mão de obra, equipamentos, materiais e fundos necessários às fábricas e empresas da indústria metalúrgica e da química, resolver os problemas técnicos para produzir com o combustível nacional os materiais de ferro e aço e melhorar a gestão econômica e a administração empresarial conforme ao que exige o sistema socialista de responsabilidade da empresa.

Determinou os planos anuais para dar bom impulso ao reforço do pessoal técnico próprio e assegurar a produção com matérias-primas e materiais domésticos, em estreita relação com o setor de investigação científica.

Igualmente, se puseram em debate os projetos para buscar e remediar os fatores, que obstaculizam a produção e a gestão, e fazer todas empresas estudar e introduzir os métodos realistas que possam normalizar a produção.

Se pôs ênfase em aumentar a produção de artigos de consumo massivo ao reciclar os materiais ociosos, derivados e resíduos e utilizar ativamente os substitutos de matérias-primas e em estreitar a relação de produção e consumo entre todos os domínios e empresas da economia nacional.

Foram consultados também os problemas de trabalho para cumprir incondicionalmente o plano de produção agrícola tais como melhorar decisivamente o método de gestão dando enfoque ao estabelecimento da base produtiva das fazendas cooperativas e reabilitar as instalações de irrigação e os terrenos cultiváveis.

A sessão enfatizou que o CM deve desempenhar bem seu papel de comando econômico do país e todos os diretivos da economia devem cumprir com sua responsabilidade e dever na luta pela construção econômica e a elevação dos níveis de vida da população tomando como meios fundamentais de cumprimento do novo Plano Quinquenal o melhoramento da administração econômica socialista e o fomento do desenvolvimento científico-técnico.

Com base em debates sinceros, a sessão aprovou por unanimidade as resoluções do Conselho de Ministros "Para cumprir cabalmente o Plano Quinquenal para o desenvolvimento da economia nacional, apresentado pelo VIII Congresso do PTC" e "Para cumprir perfeitamente as tarefas programáticas assinaladas na II Reunião Plenária do VIII Período do CC do PTC".

Nenhum comentário:

Postar um comentário