segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Veículo de imprensa chinês critica que os EUA estão obstruindo a recuperação da economia global


Recentemente, o jornal chinês “Global Times” publicou um artigo intitulado “Os EUA são o maior obstrutor da recuperação da economia global”.

O artigo expressou preocupações de que, ainda neste ano, à parte da crise da pandemia maligna, do aumento da taxa de inflação, dos conflitos geopolíticos e da incerteza da economia regional que constituem os maiores problemas da economia global, esta receberá uma grave influência porque os EUA perseguem a separação das cadeias de fornecimento.

Em seguida, o artigo assinalou que atualmente os EUA estão discutindo com vários países e regiões para limitar a exportação de semicondutores à China e que esse é um ato para excluir a China da rede global de fornecimento sob o pretexto de garantir a segurança da rede de fornecimento.

Ao final, o artigo ressaltou que a tentativa de Washington de deter o desenvolvimento da China se põe aos interesses da maioria dos países do mundo, incluindo os EUA, e que se os EUA continuam pelo caminho da destruição da cadeia de fornecimento, se converterão no maior destruidor da economia global.

Como no passado, sobretudo no ano passado, os EUA adotaram a “lei de Chips e Ciência” e tentaram organizar a “aliança quadripartida de semicondutores” com o objetivo de excluir a China da cadeia global de fornecimento e da cooperação internacional de tecnologias, e dedicaram todos seus esforços para deter o desenvolvimento econômico da China aumentando de maneira escalonada o nível de sanções contra empresas chinesas de tecnologia de ponta.

Em meio a que se elevam as preocupações da sociedade internacional de que será difícil que a economia global se livre da situação de estancamento em um futuro próximo por causa da crise da pandemia maligna, do aumento do preço da energia, da escassez de alimentos, etc. a campanha de pressão dos EUA contra um Estado particular constitui um ato muito danoso que não contribui em nada ao desenvolvimento e prosperidade da região e do mundo.

Atualmente, os veículos de imprensa e especialistas internacionais estão analisando e avaliando a razão principal da lentidão do crescimento econômico global em relação com as arbitrariedades dos EUA que não hesitam em utilizar qualquer meio e método para deter o desenvolvimento de outros países perseguindo a hegemonia no setor da economia e das ciências e tecnologias.

Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia

Nenhum comentário:

Postar um comentário