terça-feira, 24 de janeiro de 2023

As lendas de amor ao futuro que foram gravadas no território africano


24 de janeiro é o Dia Internacional da Educação.

Em meio a que a atenção internacional sobre o trabalho educativo se eleva cada dia, em dezembro de 2018, a Assembleia Geral da ONU decidiu estabelecer 24 de janeiro de cada ano como Dia Internacional da Educação com o objetivo de aprofundar a compreensão das pessoas sobre a posição e o papel da educação na promoção da paz e no desenvolvimento sustentável do mundo.

Com motivo deste dia, nós recordamos outra vez com profunda emoção as façanhas imortais do grande Líder camarada Kim Il Sung que ofereceu assistências materiais e espirituais sem poupar nada à luta dos países africanos para lograr o desenvolvimento da educação nacional.

O grande Líder se encontrou pessoalmente com Gnassingbe Eyadema, Presidente do Togo que visitou Pyongyang em setembro de 1974 para aprender sobre as experiências de nosso país e teve uma conversa franca com ele e quando o Presidente disse que planejava construir um ginásio em seu país, o grande Líder recomendou que naquele momento seria mais importante construir as escolas que formam os quadros nacionais e ensinam e educam os jovens e crianças em vez de construir grandes salas de reuniões ou teatros.

Com o objetivo de resolver o problema de escassez de quadros nacionais na África, o grande Líder convocou a primeira reunião de ministros da educação e da cultura dos países não alinhados e outros em desenvolvimento em setembro de 1983 em nosso país e proferiu um discurso histórico sobre a importância do desenvolvimento da educação e da cultura e seus métodos.

Depois, o grande Líder convocou uma reunião de consulta no Palácio dos Congressos Kumsusan (naquela época) com os participantes da reunião e disse que a tarefa importante para construir uma cultura nacional é desenvolver a educação nacional e ressaltou que havia que manter firmemente o princípio de priorizar o trabalho educativo.

Além disso, o grande Líder enviou nossos técnicos hábeis a vários países como Guiné, Madagascar, Congo, Benin, etc. desde a década de 1960 até a década de 1980 para construir creches, jardins de infância e escolas, e os materiais escolares como lápis e cadernos e instrumentos musicais. E tomou a medida generosa de permitir que os universitários de vários países como Zâmbia, Lesoto, etc. viessem ao nosso país e aprendessem conhecimentos de vários setores como agricultura, saúde pública, construção, engenharia eletrônica, etc.

É por isso que Nyerere, ex-Presidente da Tanzânia, visitou a escola que foi construída excelentemente em seu país sob a atenção detalhada do grande Líder e escreveu uma carta de agradecimento ao grande Líder e expressou sua decisão de estabelecer um sistema educativo revolucionário em todas as escolas do país tomando-a como modelo e formar massivamente os talentosos, e os povos de vários países da região puseram em consideração o nome do estimado grande Líder camarada Kim Il Sung nos jardins de infância e escolas em reverência infinita ao grande Líder camarada Kim Il Sung, veterano mundial da educação e da construção cultural e professor generoso.

Tais lendas de nobre amor ao futuro do grande homem sem igual, que foram gravadas na distante terra africana, serão guardadas preciosamente no coração da humanidade progressista e transmitidas para sempre, ainda que transcorra muito tempo e mudem as gerações.

Nós, no futuro também, apoiaremos os esforços dos países africanos para lograr o progresso social através do maior desenvolvimento da educação do país e contribuiremos ativamente ao fortalecimento das relações de amizade e cooperação com os países da região.

Song Se Il, Presidente da Associação Coreia-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário