quarta-feira, 4 de janeiro de 2023

Mensagem de condolências do grande Líder camarada Kim Il Sung ao Comitê Central do Partido Comunista da China por ocasião do falecimento do camarada Mao Zedong


Pequim.

Ao Comitê Central do Partido Comunista da China.

Ao receber a triste notícia do falecimento por enfermidade do camarada Mao Zedong, Presidente Honorário do Comitê Nacional da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, Presidente da Comissão Militar do Comitê Central do Partido Comunista da China, Presidente do Comitê Central do Partido Comunista da China e grande líder do povo chinês, expresso em nome do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia, do Governo da República Popular Democrática da Coreia, de todo o povo coreano e em meu próprio cálidas condolências ao Comitê Central do Partido Comunista da China, ao Governo da República Popular da China, ao fraterno povo chinês e aos familiares enlutados.

O camarada Mao Zedong, fundador do Partido Comunista da China, do Exército de Libertação Popular da China e da República Popular da China, grande revolucionário operário, líder veterano do movimento operário e do movimento comunista internacional e amigo mais íntimo do povo coreano, logrou muitas façanhas grandiosas dedicando tudo de si pela causa revolucionária da classe trabalhadora internacional e pela vitória da revolução chinesa mantendo no alto a bandeira do marxismo-leninismo desde os primeiros dias até hoje.

O camarada Mao Zedong fundou o Partido Comunista da China e liderou de forma revolucionária a luta de longo prazo contra o oportunismo de direita e de esquerda no Partido, fortalecendo e desenvolvendo o PCCh como excelente partido marxista-leninista.

O camarada Mao Zedong aplicou criativamente a verdade universal do marxismo-leninismo à realidade concreta da revolução chinesa, apresentou a linha geral da revolução de nova democracia na China e, com base nela, logrou a grande vitória da revolução de nova democracia dirigindo o partido, o exército e o povo à luta armada contra as forças reacionárias do feudalismo, do capitalismo burocrático e do imperialismo, e fundou a República Popular da China, o primeiro Estado proletário na história da China.

Após a fundação da República Popular da China, o camarada Mao Zedong liderou a revolução socialista e, em um curto período de tempo, a velha China atrasada na nova China socialista com forte poderio econômico e de defesa nacional.

Através da grande revolução cultural proletária, do movimento "Criticar Lin, Criticar Confúcio" e do contra-ataque à tendência de desvio direitista, criados e liderados pelo camarada Mao Zedong, o sistema da ditadura do proletariado foi ainda mais consolidado na China e a unidade de todo o povo foi fortalecida.

A vida inteira do camarada Mao Zedong e todo o trajeto de luta serve como vívido exemplo de revolucionário proletário que devotou tudo à luta pela vitória da causa revolucionária do povo chinês, da causa da libertação dos povos oprimidos e colonizados de todo o mundo e da causa comunista internacional.

O camarada Mao Zedong levantou no alto a bandeira do internacionalismo proletário, opôs-se ao imperialismo e ao colonialismo e apoiou a luta revolucionária dos povos de vários países pela independência, liberdade e socialismo.

O camarada Mao Zedong apoiou sinceramente a luta revolucionária de nosso povo, por mais difícil que as condições fossem, considerando nossa luta como a mesma luta do povo chinês, e é o amigo mais íntimo do povo coreano que compartilhou conosco as alegrias e tristezas. Durante a feroz Guerra de Libertação da Pátria, quando o povo coreano lutava contra os invasores armados do imperialismo estadunidense, ele esmagou todas as manobras de sabotagem dos inimigos internos e externos e iniciou o movimento de luta para resistir aos EUA e ajudar a Coreia em sua luta justa.

As façanhas imortais do camarada Mao Zedong para fortalecer a unidade combativa e a grande amizade entre os dois partidos e povos dos dois países permanecerão para sempre no coração do povo coreano.

O falecimento do camarada Mao Zedong não é apenas uma perda para o povo chinês, mas também para o povo coreano e os povos revolucionários do mundo.

Embora o camarada Mao Zedong tenha falecido, suas nobres façanhas serão imortais.

Kim Il Sung, Secretário-Geral do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia e Presidente da República Popular Democrática da Coreia.

9 de setembro de 1976.

Texto publicado na primeira página da edição de 10 de setembro de 1976 do diário Rodong Sinmun, órgão do Comitê Central do Partido do Trabalho da Coreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário