Um destroier estadunidense passou pelo Estreito de Taiwan pela primeira vez no novo ano.
O porta-voz do distrito militar leste do Exército de Libertação Popular da China assinalou em 5 de janeiro que o exército chinês rastreou e vigiou todo o processo de passagem de navios de guerra estadunidenses pelo Estreito de Taiwan e conhece todos seus movimentos.
O porta-voz da embaixada chinesa nos EUA publicou uma declaração na qual expressou a firme posição de rechaço à passagem do navio de guerra estadunidense pelo Estreito de Taiwan e exigiu energicamente aos EUA que suspendam imediatamente as ações que destroem a paz e estabilidade do Estreito de Taiwan.
O porta-voz assinalou que os navios de guerra dos EUA sempre pretendem demostrar a força sob o pretexto de “liberdade de navegação” e isso não é um ato que defende a liberdade e abertura do Estreito de Taiwan e apontou que a China mantém máxima vigilância e está preparada para responder a todas ameaças e desafios e defenderá firmemente a soberania e integridade territorial do Estado.
Segundo a informação, somente no ano passado os EUA enviaram em 8 ocasiões navios de guerra ao Estreito de Taiwan.
Os analistas políticos avaliam unanimemente que as maquinações dos EUA para conter a China mediante a “carta de Taiwan” serão normalizadas e tais atos são atos muitos perigosos que criam obstáculos para a solução pacífica do problema de Taiwan.
Ministério das Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia
Nenhum comentário:
Postar um comentário