segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

A amizade RPDC-Namíbia que continua século após século


Passaram 40 anos desde que Sam Nujoma, o primeiro Presidente da República da Namíbia e ex-presidente da Organização Popular da África Sudoeste, realizou sua quarta visita a Pyongyang.

Com motivo deste dia significativo, nós recordamos sobre a história de amizade entre RPDC e Namíbia que foi criada e desenvolvida sob a profunda atenção dos líderes antecessores.

Na década de 1960, o povo namíbio levantou a bandeira da luta armada contra os ocupantes sul-africanos e estava empreendendo uma luta árdua para lograr a libertação da nação e a independência do país superando as dificuldades que se amontoavam.

O grande Líder camarada Kim Il Sung, que sempre prestava profunda atenção à luta de libertação nacional do povo namíbio, se encontrou com Sam Nujoma que visitou nosso país em janeiro de 1983 e expressou que esperava que lograssem vitória na luta contra os imperialistas e os racistas, e ofereceu assistências materiais sem poupança e expressou completo apoio e solidariedade à luta armada do povo namíbio.

O grande Líder se encontrou com Sam Nujoma que visitou nosso país em várias ocasiões como em março de 1985 e junho de 1986 e enviou apoio e solidariedade invariáveis à luta do povo namíbio expressando que a causa de libertação nacional deles é uma causa comum do combate ao imperialismo.

É por isso que Sam Nujoma, que visitou nosso país na qualidade de Presidente da República da Namíbia em setembro de 1992 depois de lograr a independência de seu país, disse que o apoio e solidariedade da RPDC jogaram um papel decisivo na luta independentista do povo namíbio e outorgou ao grande Líder camarada Kim Il Sung a máxima ordem da Namíbia refletindo o respeito e veneração infinitas ao grande Líder.

A amizade entre os dois países foi consolidada e desenvolvida invariavelmente no novo século também e, em particular, as originais arquiteturas monumentais que foram construídas na Namíbia graças à cooperação de nossos especialistas, tal como o Palácio Presidencial, o Museu Comemorativo à Independência, o Cemitério dos Heróis Namíbios, brilham ainda hoje como um belo símbolo das relações amistosas entre os dois países.

Em dezembro de 2008, Sam Nujoma foi condecorado com o “Prêmio Internacional Kim Il Sung” por sua façanha proeminente de haver contribuído às causas da independência do mundo e à transformação do mundo segundo a Ideia Juche.

É nossa firme posição apreciar invariavelmente as relações de amizade com a Namíbia que foram desenvolvidas continuamente através de gerações e séculos e fortalecê-las e desenvolvê-las em várias esferas.

As relações amistosas entre os dois países, que foram estabelecidas pelos Líderes antecessores, continuarão florescendo plenamente no futuro também graças aos esforços conjuntos dos povos de ambos países.

Song Se Il, Presidente da Associação Coreia-África

Nenhum comentário:

Postar um comentário