Discurso do estimado camarada Kim Jong Un na VII Conferência Nacional de Veteranos de Guerra, em 27 de julho de Juche 110 (2021).
Respeitados veteranos de guerra:
Uma infinita alegria e emoção me proporcionam o reencontro com vocês, precursores da revolução, a quem todos veneramos e tomamos como exemplo a toda hora, e o festejo do dia do grande triunfo na Guerra de Libertação da Pátria.
Para nosso Estado e povo a história da grande vitória na guerra, que se recordará com orgulho e dignidade por séculos, constitui o maior ativo que não se pode comprar com todas as riquezas do mundo.
E mais: para nossa geração é uma sorte e honra incomparáveis ter a seu lado e reunir-se com frequência com os veteranos de guerra, protagonistas e testemunhas vivas de uma era lendária e heroica.
Com profunda reverência e sentimento de gratidão, saúdo os respeitados veteranos de guerra presentes nesta ocasião com boa saúde, aos demais participantes e beneméritos na Guerra de Libertação da Pátria que nos três anos da renhida guerra criaram o mito da vitória milagrosa e exaltaram a época com seu heroísmo.
Rendo minha mais sincera homenagem aos mártires militares e patrióticos que ofereceram juventude e vida em defesa da soberania e honra da pátria e estendo minhas calorosas felicitações a todo o povo que celebra o vitorioso 27 de julho em meio a uma luta perseverante e vigorosa.
Expresso meu sincero tributo aos mártires do Corpo de Voluntários do Povo Chinês que derramaram copiosamente o precioso sangue rechaçando na mesma trincheira a agressão imperialista nos momentos mais álgidos da história nacional e saúde cordialmente os veteranos de guerra do Corpo de Voluntários.
Respeitados veteranos de guerra:
Os feitos que a geração vitoriosa do tempo de guerra, a segunda geração de nossa revolução, realizou brilham intensamente como um marco histórico de grande significado no curso glorioso de desenvolvimento de nossa República.
Todo o valioso desta Coreia poderosa e bela está estreitamente vinculado com as proezas da grande geração que vocês representam.
A liberdade de milhares de coreanos, nosso regime autêntico, belos montes e rios, extensas e férteis planícies e valiosos recursos naturais são inconcebíveis sem os méritos de inúmeros soldados que defenderam cada palmo do solo da pátria ao custo do sangue.
Graças aos heroicos defensores da pátria da década de 1950 que rechaçaram ao custo da vida a vandálica agressão do imperialismo estadunidenses, várias gerações posteriores gozam da dignidade de um povo independente, sem sofrer o martírio da escravidão.
A grande proeza realizada pela geração de triunfadores ao derrotar as forças agressoras de vários países seguidores e dirigida pelo imperialismo estadunidense que protagonizou um acontecimento sem precedentes, pôs a salvo o destino e o futuro da pátria e legou aos descendentes o grande prestígio e honra de uma Coreia e povo heroicos.
Camaradas:
O mais valioso de todos os méritos da geração de triunfadores que foi gravado com letras douradas nos anais da história nacional é haver criado um espírito e um estilo de luta heroicos.
O espírito de luta que gerou um grande triunfo e milagre não perde seu brilho por mais que o tempo passe e é fonte inesgotável de novas vitórias e milagres.
Ao evocar o grande espírito heroico da geração de vencedores nos damos conta de que ele causa admiração e comoção a todo mundo
Lendas portentosas foram geradas pelo espírito inflexível dos soldados do Exército Popular que não vacilaram em empreender a batalha ao risco da vida em defesa do Partido e do Líder e para realizar a todo custo o juramento feito a eles e demonstram a coragem inabalável ante ao perigo da morte depositando confiança absoluta no Comando Supremo.
Nunca deixo de pensar que cada um dos encontros com você me evoca de forma vívida o quão árdua e renhida foi a Guerra de Libertação da Pátria e quão severos foram os combates contra o inimigo e me leva a refletir se hoje estamos lutando como fizeram os soldados valorosos da guerra.
Então, automaticamente me curvo em sinal de respeito aos vencedores daquela grande época que souberam exercer uma força espiritual imensa e irresistível contra os maiores desafios e perigos do tempo.
Eles, com todas suas façanhas brilhantes pela liberdade e independência da pátria e a vida da posteridade, jamais exigiram recompensa de seu sangue.
Foram eles que assumiram de bom grado a outra tarefa difícil de reparar os estragos da guerra e restaurar o país reduzido a cinzas.
Tanto os soldados que regressaram da frente como os que lutaram sem claudicar na retaguarda consideraram um dever e uma obrigação moral trabalhar com celeridade e dez e vinte vezes mais que antes, superando as desgraças e os sofrimentos e seguindo a vontade dos companheiros que caíram em combate.
Desde o instante em que puseram mão à obra da construção de um Estado independente e poderoso, reduzido a cinzas naquele tempo, em resposta ao chamado do grande Líder Kim Il Sung de não limitar-se a uma simples restauração mas levantar obras maiores e magníficas, demostrando assim o que são capazes os coreanos, criaram coisas novas desde o zero, fizeram possível o que antes era impossível e avançaram dez e cem passos enquanto outras nações davam um só passo.
Graças àqueles construtores orgulhosos que encurtaram anos com afinco, apertando o cinto, a Coreia heroica pôde resplandecer como Coreia de Chollima e se materializou exitosamente a tarefa histórica do desenvolvimento paralelo da economia e da defesa nacional, atalho da prosperidade e do fortalecimento do país.
Por essa grande geração de revolucionários foi estabelecida a excelente tradição de apoiar incondicionalmente o Comitê Central do Partido e defendê-lo com o grande auge, assim como o ambiente coletivista nobre e as relações humanas comunistas regidos pelo lema "Um por todos e todos por um!", os quais servem de paradigma ao nosso Partido e povo década após década.
Com seu sacrifício e abnegação, a geração de triunfadores comprovou na realidade a grande verdade de que enquanto existe o povo, o território, o Partido e poder popular, é de tudo possível refazer a vida e viver em abundância..
Em todo o processo da construção socialista, nossos veteranos e beneméritos na guerra foram invariáveis no serviço ao povo, perguntando-se a cada instante se mantém o espírito daqueles dias em que batalharam derramando o sangue sob a chuva de balas, e guiaram as jovens gerações a ser firmes e íntegros.
Este é o nobre mundo espiritual da geração de triunfadores, a quem respeitamos mais do que tudo e por quem sentimos infinita gratidão.
Ao herdar deles o grande espírito heroico, nosso Partido e povo puderam realizar vitoriosamente as colossais obras da revolução, superando as duras provas da defesa do socialismo, equivalentes a várias guerras.
Os defensores e construtores da pátria da década de 1950, que defenderam com honra nossa orgulhosa República Popular Democrática da Coreia e estabeleceram o espírito heroico que se herdará geração após geração, são efetivamente benfeitores generosos e mestres genuínos dignos de elogios e da imitação de toda a posteridade.
Camaradas:
Ser descendentes de grandes triunfadores é para nosso povo e nossa jovem geração um motivo de orgulho especial e incomparável.
Nossa honrosa missão é continuar de forma brilhante a grande tradição de vitória e o espírito heroico, estabelecidos sob a direção do grande Líder e do grande Partido e desta maneira fazer mais poderoso e eternamente próspero este país, defendido e levantado pelos mártires.
Uma geração que tenha clara consciência desta missão histórica sagrada avança valente e vigorosa, sem debilitar-se nem descompor-se.
Cada vez que enfrentamos novas provas e tarefas difíceis, pensamos na geração de veteranos da revolução e vencedores na guerra que antes de nós assumiram maiores desafios e afazeres.
Para nós as atuais provas e dificuldades, causadas pela crise sanitária mundial e pelo bloqueio prolongado nunca antes visto na história da humanidade, constituem adversidades equiparáveis a uma guerra.
Mas, tal e como a geração de vencedores pôs em manifesto sua grande coragem em meio a uma situação sumamente complexa, colhendo a maior vitória e defendendo a todo custo sua honra, a nossa também seguirá fiel a essa magnífica tradição e vencerá as provas de hoje para obter maiores triunfos.
Ainda se nos interponham piores obstáculos na construção de uma potência socialista, jamais daremos passo atrás e avançaremos continuamente às nossas metas de luta, herdando o espírito heroico da geração de triunfadores.
Esta terra, que custou a valiosa vida de muitos combatentes valorosos e que leva impregnadas as marcas do sincero amor à pátria exposto pelos veteranos de guerra ao longo de sua vida, a converteremos sem falta em um território rico e próspero habitado pelo povo mais ditoso do mundo.
Para este fim, nosso Partido se propõe fazer do inestimável bem ideológico e espiritual da geração de triunfadores o sangue e a pele de todos os civis, militares e jovens, e o autêntico nutriente de vida e luta.
Fomentaremos em nossa vida e luta atuais o espírito firme daqueles que confiaram de forma absoluta no Partido e cumpriram suas resoluções ao risco da vida, o espírito de sacrifício daqueles que, confiando em suas forças e na vitória, se sacrificaram sem titubear para salvar a pátria do risco da extinção, o espírito inflexível de luta daqueles que se entregaram de corpo e alma à restauração e construção superando as dificuldades e provas e o nobre espírito do coletivismo daqueles que construíram uma nova morada socialista ajudando e apoiando-se em meio às adversidades.
Lograremos que ninguém esqueça as etapas de vitórias ressoantes e luta intensa como a Guerra de Libertação da Pátria, a restauração e construção pós-guerra e o grande auge de Chollima, excelentes manuais do patriotismo fervoroso, que as canções compostas naqueles períodos ressoem constantemente nos centros laborais e postos de defesa e que novos milagres e proezas sejam gerados no empenho pela materialização da política do Partido.
Veteranos de guerra:
À base do histórico VIII Congresso do Partido, a causa da construção socialista ao nosso estilo acolheu uma nova era de novo dinamismo e o país inteiro se agita com ânimo redobrado.
Nossas forças revolucionárias estão bem preparadas para afrontar qualquer mudança de situação ou ameaça e se encarregam com responsabilidade da defesa nacional e da construção socialista fazendo invencível seu poderio com o espírito de luta heroica e nobres traços políticos e morais.
Milhares de jovens, herdeiros do excelente espírito e estilo da geração de vencedores, vão com valor aos lugares aos que convoca o Partido.
Firmes são as conquistas da revolução que custaram o sangue dessa geração e é brilhante o futuro da causa socialista de nosso Estado.
A única coisa que pedimos aos veteranos é que conservem a saúde, pois isto infunde uma força inesgotável ao Partido e ao povo e dá um grande estímulo à revolução.
Com motivo do 68º aniversário da grande vitória na Guerra de Libertação da Pátria, reitero meu mais sincero agradecimento a nossos valiosos veteranos e beneméritos na guerra e lhes desejo de todo coração boa saúde e vida longa.
O grande espírito heroico da geração de triunfadores perdurará e terá sua continuidade nas futuras gerações.
Viva o 27 de julho, dia da grande vitória na guerra!
Viva nossa grande pátria, a República Popular Democrática da Coreia!
Nenhum comentário:
Postar um comentário