Na ocasião do 60º aniversário da firma do tratado sobre amizade, cooperação e ajuda mútua entre RPDC e China, os jornais centrais do país deste domingo (11) apontaram que a amizade entre os dois países se devolve pela via do socialismo.
Em 11 de julho de Juche 50 (1961), o Presidente Kim Il Sung firmou o tratado junto com o Primeiro-Ministro Zhou Enlai. Este acontecimento preparou a firme garantia legal para consolidar e desenvolver permanentemente as relações de amizade e cooperação RPDC-China, estabelecidas na luta renhida pela independência antiimperialista e o socialismo.
Em seu editorial, o diário Rodong Sinmun assinala que durante 60 anos transcorridos, esse pacto fez grande aporte a impulsionar a construção socialista nos dois países, desenvolver os laços de amizade e cooperação entre os dois povos e defender a paz e segurança da Ásia e do resto do mundo, e continua:
"Os dirigentes da geração veterana de RPDC e China fortaleceram a tradicional amizade dos dois países no curso da luta para levar adiante a revolução e a construção e frustrar as ações das forças hostis contra o socialismo e a paz.
O Secretário-Geral do Partido do Trabalho da Coreia, Kim Jong Un, glorifica as indeléveis proezas dos grandes Líderes Kim Il Sung e Kim Jong Il realizadas pela amizade e solidariedade entre os dois povos vizinhos.
Graças à intimidade entre Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da República Popular Democrática da Coreia, e Xi Jinping, Secretário-Geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e Presidente da República Popular da China, se desenvolve constantemente a amizade bilateral, apesar da complicada situação internacional.
O Partido e governo coreanos têm a firme posição de potenciar e desenvolver com vigor a amizade RPDC-China centrada no socialismo.
A amizade RPDC-China, com longa história e tradição, se desenvolverá no futuro também sob a profunda atenção e guia pessoal dos líderes de ambos partidos e países."
O jornal Minju Joson enfatiza em seu artigo individual que embora passe muito tempo e mude o mundo, será eterna a amizade RPDC-China, estabelecida ao custo de sangue, e que os governos e povos de ambos países seguirão enriquecendo-a geração após geração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário