Foi realizado nos dias 25 e 26 na capital o VIII Congresso da Federação Geral dos Sindicatos da Coreia.
O congresso analisou e balanceou no geral os trabalhos que realizou a organização sindical no período de revisão geral, e discutiu as tarefas e meios para pôr em pleno jogo a força unida da heroica classe trabalhadora e o poderio combativo da FGSC na implementação das resoluções do VIII Congresso do Partido e da II Reunião Plenária do VIII Período do Comitê Central do Partido ao produzir mudanças radicais no trabalho da FGSC.
Na ocasião participaram os delegados eleitos nas filiais da FGSC de distintos níveis.
E estiveram presentes na qualidade de observador os funcionários das instituições do partido, administração e forças armadas.
Tomaram assentos na tribuna Ri Il Hwan, membro do Bureau Político e secretário do CC do PTC, os membros executivos do CC da FGSC, os presidentes dos comitês da FGSC nas províncias, os funcionários encarregados dos trabalhos sindicais nos órgãos das forças armadas, os funcionários e outros de base exemplares da FGSC e os funcionários interessados.
O congresso elegeu a presidência e a secretaria.
E aprovou os seguintes pontos da agenda:
1. Balanço dos trabalhos do Comitê Central da FGSC
2. Balanço dos trabalhos da Comissão Revisora Central da FGSC
3. Sobre a emenda dos estatutos da FGSC
4. Eleição do órgão de direção central da FGSC
Ri Il Hwan leu a mensagem programática "Que a Federação Geral dos Sindicatos seja o destacamento vanguardista que abre um novo auge da construção socialista", enviado pelo estimado camarada Kim Jong Un, Secretário-Geral do PTC e Presidente da Comissão de Assuntos Estatais da RPDC, aos participantes no congresso.
Em sua mensagem, o Secretário-Geral estendeu cordiais felicitações em nome do CC do PTC expressando a segurança de que o presente congresso será um marco de viragem para registrar inovação e desenvolvimento no trabalho da FGSC, em resposta à unânime aspiração da classe trabalhadora e dos sindicalistas de marchar a todo galope à grande e nova vitória do socialismo e à nova vida.
Avaliou que no trajeto de luta do último lustro, todos os trabalhadores e sindicalistas, bem conscientes da confiança do CC do PTC que lhes concedeu o valioso título de heroica classe trabalhadora de Kim Il Sung e Kim Jong Il, fizeram aporte excepcional a dar início à era de primazia do Estado dando provas de sua extraordinária abnegação patriótica.
O VIII Congresso do PTC apresentou as metas de nova etapa para reajustar e reforçar a economia nacional e situá-la na órbita de desenvolvimento normal, recordou e prosseguiu que a época de grande mudança e de novo grande auge, que chegou, demanda aos trabalhadores e todos sindicalistas, que são autores principais da criação e construção, usar ao máximo sua combatividade tomando consciência de sua importantíssima missão e dever assumidos ante a época e a revolução.
"Na marcha revolucionária de hoje, é preciso dar continuidade ao espírito e ânimo da classe trabalhadora do período de reconstrução pós-guerra e da época de Chollima que criaram um milagre lendário na história da construção econômica de nosso país", destacou e apontou no geral as tarefas e meios que correspondem à Federação Geral dos Sindicatos na etapa atual.
Apresentou o informe sobre o primeiro ponto da agenda o presidente do CC da FGSC, Pak In Chol.
Ele disse que a convocação do presente congresso no período histórico em que chegou a era de nova auge e mudanças drásticas da construção socialista testemunha a grande confiança e esperança do CC do PTC de que a FGSC manifeste plenamente o poderio de organização política massiva da classe trabalhadora na luta para cumprir a resolução do VIII Congresso do Partido.
"Há agora 5 anos, o Secretário-Geral do PTC apresentou na mensagem histórica enviada aos participantes no VII Congresso da FGSC a guia programática que deviam tomar a classe trabalhadora e a entidade sindical na nova época da revolução Juche", recordou.
"Os êxitos logrados no período de balanço geral nos trabalhos da federação, encaminhadas a cumprir as tarefas apresentadas pelo VII Congresso do PTC, são o resultado da grande direção do Secretário-Geral do PTC que as conduziu passo a passo", apontou.
Mencionou que ante a FGSC se apresenta a honrosa missão revolucionária que é cumprir com a responsabilidade e obrigação de ajudante e defensora fidedignas do Partido na marcha geral para abrir a nova avenida da construção socialista em acato ao grande programa de luta, indicado pelo VIII Congresso do PTC e pela II Reunião Plenária do VIII Período de seu Comitê Central.
"Em estrito apego à ideia e espírito do magno evento partidista, as sucursais de todos os níveis da FGSC deverão provocar viragem radical a seus trabalhos e dar firme continuidade à tradição de fidelidade ao partido e à história de unidade monolítica", ressaltou.
Exortou potenciar as organizações de base, inclusive as primárias, elo-chave para melhorar e intensificar o trabalho da federação, e elevar sua função e papel.
Chamou a dinamizar os movimentos massivos conforme ao propósito do partido e às demandas da realidade em desenvolvimento com o objetivo de criar milagres e proezas na luta para provocar novo grande auge revolucionário.
Seguidamente, foram proferidas as intervenções sobre o primeiro ponto da agenda.
Nelas foram analisados e balanceados seriamente os defeitos observados nos trabalhos das organizações de todos os níveis durante o período de exame e suas causas.
Os oradores expuseram as decisões de concentrar todas as forças em estabelecer com mais firmeza o sistema de direção única do CC do PTC tomando como tarefas de luta geral da FGSC a mensagem do estimado camarada Kim Jong Un e chamar os trabalhadores e sindicalistas à materialização da resolução do VIII Congresso do PTC.
Foi proferido o informe e intervenções acerca do segundo ponto da agenda e foi aprovada por unanimidade a resolução correspondente.
Seguidamente, se pôs em debate o terceiro ponto.
Após a leitura do informe sobre a emenda dos estatutos da FGSC, modificados e complementados conforme à demanda da revolução em desenvolvimento e aos princípios de construção da entidade sindical, se aprovou por unanimidade a resolução a respeito.
O congresso discutiu o quarto ponto da agenda.
Durante a eleição do CC da FGSC, todos os candidatos recomendados foram eleitos por aprovação unânime dos delegados como membros e membros suplentes do CC da FGSC.
Foi realizada a primeira sessão plenária do VIII período do CC da FGSC.
O resultado da sessão foi anunciado pelo secretário do CC do PTC, Ri Il Hwan.
Foi eleito o Comitê Executivo do CC da FGSC.
Pak In Chol foi eleito como presidente do CC da FGSC e Kang Chol Man, Pong Won Ik, Pak Yang Thae, Kim Song Ho e Choe Su Dong como vice-presidentes.
Foi composto o Comitê de Organização do CC da FGSC.
Foram eleitos o presidente, vice-presidente e membros da Comissão Revisora Central da FGSC e nomeados os chefes de departamento do CC da FGSC e o editor-chefe do órgão do CC da FGSC.
Se elegeu com novos membros o VIII órgão de direção central da FGSC o comitê de elaboração do projeto de resolução do Congresso que deliberou no geral o esboço sobre o primeiro ponto da agenda.
Foi aprovada por unanimidade a resolução sobre o primeiro ponto, complementada com as opiniões criativas e construtivas apresentadas pelos delegados.
Fotos: https://bit.ly/3us9si3
Nenhum comentário:
Postar um comentário